Misiones – no lado argentino

 

Fotos: Henrique Chagas*

O trecho entre as Ruínas de São Miguel Arcanjo no Brasil e San Ignácio Mini na Argentina pode ser feito em menos de três horas de automóvel, percorrendo pouco mais de 200 kms, todo asfaltado e sinalizado. A travessia de balsa entre o Brasil e a Argentina através de Porto Xavier dura apenas 15 minutos.

A região missioneira argentina pode ser conhecida a partir da cidade de Posadas (local excelente para compras de casacos de couros ou de lã), às margens do Rio Paraná, e onde antigamente foi instalada a primeira redução de Nuestra Señora de la Encarnación de Itapua, antes de sua transferência para o outro lado do rio - atual território paraguaio -, onde atualmente está a cidade de Encarnación, sobre as ruínas da antiga redução jesuítica.

Entretanto, após a travessia do Rio Uruguai em Porto Xavier, dirigimo-nos diretamente para San Ignácio, o mais importante sitio arqueológico missioneiro da Argentina. A redução jesuítica San Ignácio Mini foi fundada originalmente em 1610, próximo ao rio Paranapanema, no Norte do Paraná, divisa com São Paulo, onde atualmente está a cidade de Santo Inácio. Vinte e um anos depois, em razão dos ataques dos bandeirantes paulistas, foi deslocada, juntamente com a redução de Nuestra Señora de Loreto, para território da atual Argentina, sendo construída em 1632 às margens do rio Yaveviri, um afluente do Paraná, mas, como o lugar não era bom, foi levada, entre 1695 e 1696, para o local onde atualmente estão as ruínas.

A atração principal de San Ignácio Mini, a exemplo de todos os demais lugares, também é a igreja, construída em estilo romano por dois arquitetos italianos, com 24 metros de largura, 74 de comprimento e uma altura de 11 metros. No altar maior da igreja estão enterrados 17 jesuítas, entre os quais dois dos fundadores: José Cataldino e Simão Maseta. As janelas que se observam na igreja tinham vidro, que era produzido na própria redução, nas cores verde e branco, dos quais ainda podem ser vistos alguns pedaços no museu mantido na entrada da redução.

No museu, na atual entrada da redução, há também uma pia batismal toda trabalhada, utensílios domésticos e outros materiais que eram produzidos na redução. Podem observar-se trabalhos não só em cerâmica como em ferro, e ainda pisos de vários tipos, vidros, telhas etc.

O roteiro das ruínas das antigas reduções das margens do rio Paraná, em território argentino, é o seguinte: da cidade de San Ignácio, pela Ruta 12, que liga Puerto Iguazu - na fronteira com Foz do Iguaçu – a Posadas, chega-se a Loreto e a Sant´Ana. Vestígios e pedras cobertas por mato são encontrados em Sant'Ana e Loreto, que contam com o apoio de pesquisadores das principais universidades européias. Além dos vestígios arqueológicos, grande é a beleza dos lugares, com as ruínas todas tomadas por matas naturais. Foi em Sant´Ana que ocorreu a filmagem de “A Missão”, protagonizada por Robert de Niro.

Em San Ignácio também tivemos a oportunidade de visitar a Casa de Horácio Quiroga. O melhor contista da América do Sul viveu e se inspirou nas terras das antigas reduções de San Ignácio Mini. Vale a pena deter-se por horas a contemplar o espaço majestoso natural que rodeava o lar do infortunado escritor dos "Contos da Selva". Na casa conservam-se as mostras da sua destreza fotográfica, entre outras das aflições do genial poeta e romancista nascido em Uruguai e de pais argentinos. O rio e a selva, presentes em suas obras rodeiam a pequena casa (HC)
 

Leia Mais

1 -
República dos Guaranis - Co yvy oguereco yara , por Henrique Chagas.
2 -
São Miguel, Patrimônio da Humanidade , por Henrique Chagas.
3 -
Misiones: no lado argentino , por Henrique Chagas.
4 -
O CAMINHO DAS MISSÕES , por Henrique Chagas.
5 -
CRUZ MISSIONEIRA , por Henrique Chagas.
6 -
Serviço - Para saber mais sobre as Missões Jesuíticas , por Henrique Chagas.

 

Atenção Estamos no Portal da Viagem, da ABRIL.COM
Faça um passeio virtual pelas ruínas guaranis

Veja também o MAKING OFF do ESPECIAL MISSÕES

 PRÓXIMA

Por gentileza, assine o nosso livro de visitas - clique aqui                                                          

 

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do detentor do copyright.
© 2002, Henrique Chagas
Todos os Direitos Reservados