República dos Guaranis
Co yvy oguereco yara

Fotos: Henrique Chagas*

A reportagem sobre a República dos Guaranis teve enorme repercussão no Brasil e no exterior. Muitos professores, historiadores e interessados no tema, entraram em contato com a VERDES TRIGOS, solicitando mais informações, fotos e etc, o que com muito prazer fornecemos.

Maior alegria foi ver nosso trabalho tornar-se um especial no PORTAL DA VIAGEM. Veja o ESPECIAL MISSÕES  no Portal da Viagem, da Abril.COM.  E dos Estados Unidos, o historiador Robert H. Jackson nos encaminhou fotos das ruínas das missões franciscanas existentes nos Estado do Texas e Novo México e norte do México, além de trabalhos acadêmicos onde o historiador faz um estudo comparativo entre as missões espanholas da América do Sul e da América do Norte.  (clique na foto abaixo e veja o excelente material encaminhado por Robert)


Ruínas das Missões de San Juan Capistrano, no TEXAS, EUA.

 

"RETRATO SEM RETOQUE DAS MISSÕES GUARANIS"

Miguel Anziliero tomou emprestado de seu pai o livro "RETRATO SEM RETOQUE DAS MISSÕES GUARANIS", de Alfeu Nilson Mallman, uma edição antiga e esgotada, publicada por Martins Livreiro, de Porto Alegre/RS. Miguel emprestou-me a obra para que eu pudesse tomar contato com uma preciosidade da história missioneira.

Referida obra é sempre citada nos ensaios e livros escritos sobre as Reduções Jesuíticas, todavia o difícil mesmo é localizar um exemplar de tal preciosidade. Sorte minha que Miguel Anziliero, que vindo do Rio Grande, informou-me que seu pai possuía tal obra, e atendendo um pedido meu, trouxe-me o livro. Ter em mãos tal obra é um momento muito especial na vida de quem é apaixonado por livros. É um encantamento! [ LEIA MAIS ]

-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

Judith Botti, da Argentina, diretora da La Editorial Alejandro Korn, nos encaminha email elogiando e chamando nossa atenção quanto a nossa visão histórica da formação latino americana:

"Ha sido este mail muy interesante y aleccionador siempre me llamo la atencion, sobretodo al llegar a Sao Paolo que uds rindiern homenaje como herores a los bandeirantes cuando para nosotros tenemos otra perspectiva de ellos, pero admiro vuestras expressiones de reconocimiento y de pesadumbre los americanos, mejor latinoamericanos debenos unirnos y reflexionar en conjunto sobre nuestro pasado historico. Me resultan gratificante recibir noticias de uds." Judith Botti, de Buenos Aires.

-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

Acabo de ler um excelente livro sobre a história das reduções missioneiras: "Historia Misionera, una
 perspectiva integradora"
, da Professora María Angélica Amable, publicado pela Ediciones Montoya, de Posadas, Argentina. No Brasil, a história missioneira é muito mal contada; e quando, contada, se fez sob a perspectiva do colonizador português. Na Província de Misiones, Argentina, se ensina nas escolas a história sobre outra perspectiva, uma visão integral, onde o guarani é uma realidade mais presente, inclusive na língua.

Reducciones. O que foram as reduções jesuíticas? O jesuíta Antonio Ruiz de Montoya, em 1639, disse: "Lhamamos reducciones a los pueblos de indios, que viviendo a su antígua usanza en montes, sierras e valles, en escondidos arroyos, em tres, cuatro o seis casas solas, separadas a legua, dos, tres y más, unos de otros, los redujo la diligencia de los padres a poblaciones grandes y a vida politica y humana, a beneficiar el algodón con que se vistan...." . No Concílio Mexicano, de 1555,  foi considerado que a dispersão dos índios era um obstáculo para a evangelização. Assim, com autorização do Rei Felipe II, de Espanha, os índios "fueram congregados e reducidos en pueblos en lugares cómodos y convenientes".

 

Mais informações é só perguntar: hcha@terra.com.br

 

Veja também o MAKING OFF do ESPECIAL MISSÕES

 

  PRÓXIMA

Por gentileza, assine o nosso livro de visitas - clique aqui                                                          

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do detentor do copyright.
© 2002, Henrique Chagas
Todos os Direitos Reservados