Autógrafos: Hoje, (dia 25 de setembro) às 19:00
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center - Av. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo/SP
Não é novidade para nenhum brasileiro que uma série de fatores prejudica o desenvolvimento do país, entre eles: classe política corrupta, inchaço da instituição pública, excesso de burocracia e impostos que amarram a economia. No campo literário, o que certamente faltava para a população em geral era a existência de uma obra que explicasse de forma totalmente clara os problemas enfrentados e, ao mesmo tempo, apontasse soluções viáveis, várias delas bem-sucedidas em diversas partes do mundo. Esta lacuna acaba de ser preenchida com o lançamento do livro "Carregando o Elefante - Como Transformar o Brasil no país mais rico do mundo", dos administradores de empresa Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder (Editora Hemus, 212 páginas, R$ 28,00).
Com prefácio escrito por Antonio Ermírio de Moraes, um dos maiores executivos do país, e contracapa de Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril e presidente e editor da Editora Abril,"Carregando o Elefante" apresenta importantes detalhes dos processos ineficazes que emperram o crescimento do Brasil e propõe reformas nos mais diversos campos: político, econômico, educacional, carcerário, empregatício, entre muitos outros. O grande diferencial da obra está em sua linguagem clara e na coragem para tratar, sempre de forma muito direta, assuntos espinhosos, como a questão das drogas e do combate ao crime organizado.
"Carregando o Elefante" é acima de tudo um livro positivo e responsável, que convida os leitores a refletirem sobre os caminhos do Brasil e, assim, criarem condições para participar do desenvolvimento do país. Segundo os autores da obra, é possível dar jeito no monstro de ineficácia no qual o país se tornou e transformar a nação em uma potência, com grandes taxas de crescimento. A transição é trabalhosa, claro, mas possível. Um dos exemplos citados no livro é o da Irlanda, que até a alguns anos atrás era uma das nações mais pobres da Europa, passou por profundas reformas e hoje é um dos países com maior índice de crescimento econômico do continente europeu.
Sobre os autores:
Alexandre Ostrowiecki é administrador pela FGV. Cursou economia na Universidade de Jerusalém e realizou MBA em negócios no IBMEC. Atuou como consultor na área de estratégia de telecomunicações, atualmente trabalha no setor de informática e é articulista na revista Shalom.
Renato Feder é administrador pela FGV e mestre em economia pela USP. Atualmente está terminando seu doutorado em administração de empresas também pela FGV, é professor de economia e trabalha em uma grande empresa do setor de informática.
Marcadores: Lançamento, parceiros, Politica