RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

21 de novembro de 2008

Charles Kiefer Sempre um Papo

Charles Kiefer Sempre um Papo

Charles Kiefer www.charleskiefer.com.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/21/2008 12:39:00 PM | | | Voltar

·······

5 de novembro de 2008

Israel e a paz no Oriente Médio - Uma luz no fim do túnel

Israel e a paz no Oriente Médio é uma coletânea de palestras e conferências realizadas pelo autor, Henrique Rattner, docente e pesquisador da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), com o propósito de interpretar e compreender os conflitos no Oriente Médio entre palestinos e israelenses.

A questão da identidade do povo judeu, sua história e origens, tradições, idioma, valores e cultura são retratados nessa abrangente obra. Sob uma visão objetiva e autêntica, o autor enfoca a luta por – e a necessidade de – um Estado de Israel a um povo historicamente perseguido e massacrado. Como, porém, resolver a questão de paz em um Estado judeu em que parte da população é palestina?

Muitas dessas questões ainda permanecem obscuras e inconclusas, mas os textos apresentados pelo autor vêm aclarar esse contexto, propiciando ao leitor uma melhor compreensão de suas complexas variáveis. Henrique Rattner tem uma vivência ampla dos problemas de Israel. Publicou diversos textos sobre as dificuldades que o povo de Israel encontra em ter um Estado para pôr fim à diáspora e ao judeu errante.

Nesse livro, Rattner analisa desde os antecedentes históricos que levaram os judeus a ser um povo disperso pelo mundo à sua ânsia de ver a possibilidade de ter um Estado seu, depois do término da Segunda Guerra. Como interpretar, porém, essa política radical e contraditória dos países árabes e islâmicos em relação ao conflito palestino-israelense? Rattner nos explica, com sabedoria, esta questão.

O autor analisa a situação dos territórios ocupados, as razões dos conflitos entre seus habitantes e discorre sobre algumas maneiras de minorar o desentendimento entre a população residente no território do Estado de Israel. A realidade, porém, não é tão simples, e esse livro é leitura essencial para quem quer entender os conflitos ocorridos em Israel, desde sua fundação, em 1948, até os dias atuais. (Pletz)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 10:34:00 PM | | | Voltar

·······

3 de novembro de 2008

Conferência - Umberto Eco

O Consulado Geral da Itália em Porto Alegre convida:

conferência “Umberto Eco e nossa angústia da influência”, com Joana Bosak.

No dia 5 de novembro, às 16h30min, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo

(Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre).

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 08:55:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2008

Escritores de língua portuguesa discutem a violência na literatura

Violência e literaturaAs múltiplas expressões da violência na literatura serão discutidas em um encontro internacional, no CCSP, entre os dias 4 e 6 de novembro

PROGRAMAÇÃO
4/11
10h00: Apresentação - Rubens Ricupero
10h30 às 13h00: Mesa 1 - Violência e Poéticas, com Márcia Denser (BR) e Cristina Norton (PO). Mediação: Fernando Segolin
19h00 às 21h30: Mesa 2 - Escritores em tempos de violência, com Antônio Torres (BR) e Ignácio de Loyola Brandão (BR). Mediação: Susana Ventura
5/11
10h30 às 13h00: Mesa 3 - O primado da violência sobre a linguagem: poder e grotesco na literatura, com Jorge Melícias (PO) e Ana Paula Maia (BR). Mediação: Fernando Segolin
15h00 às 16h30: Mesa 4 - Literatura para crianças e jovens, com Cristina Norton (PO) e Ondjaki (AN). Mediação: Susana Ventura
17h00: Lançamento dos livros: As Processionárias, de Luis Serguilha, publicado pela Demônio Negro, de São Paulo; e Livro de Releituras e Poiética Contemporânea, de E.M. de Melo e Castro, publicado pela editora Veredas & Cenários, de Belo Horizonte.
19h00 às 21h30: Mesa 5 - Moçambique e Angola: violência textual e violência política, com Ondjaki (AN) e Paulina Chiziane (MO). Mediação: Susana Ventura
6/11
16h00 às 19h00: Mesa 6 - Contemporaneidade e violência na obra de três autores de língua portuguesa com Fernando Bonassi (BR), Luis Serguilha (PO) e Nelson Saúte (MO). Mediação: Fernando Segolin
20h00 às 21h30: Mesa 7 - Poesia, ruptura e violência: E. M. de Melo e Castro (PO). Mediação: Fernando Segolin
Para as mesas: retirar ingresso com 1 h de antecedência.
Para as oficinas: inscrição prévia no site do Centro Cultural São Paulo
LOCAL: Centro Cultural São Paulo

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2008 07:31:00 PM | | | Voltar

·······

27 de outubro de 2008

Dia do Livro, Affonso, Rubem Alves e muito mais.

Dia 29/10, quarta-feira, é o Dia Nacional do Livro. Vamos comemorar com trabalho: graças à sensibilidade da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, está no ar o projeto "Ler Convivendo", atuando em oito bibliotecas comunitárias de Belo Horizonte, Ipatinga, Itaúna, Esmeraldas e Santa Luzia.

Todas estão de portas abertas para o público, com uma programação especial: a visita do contador de histórias Roberto de Freitas. Até sexta-feira, centenas de crianças e jovens são esperados para ler e ouvir boas histórias. Em novembro, as bibliotecas vão receber a visita de escritores e personalidades, entre elas, Denise Fraga, Laurentino Gomes e Luis Giffoni. A programação está no nosso site www.sempreumpapo.com.br

E, na quinta-feira, dia 30, AFFONSO ROMANO DE SAN'ANNA faz o lançamento nacional de seu novo livro, "Impasses da Arte e da Crítica". Casa Fiat de Cultura, 19h30;

Em breve: Fal Azevedo, Regina Souza, Laurentino Gomes, Rubem Alves, Elisa Lucinda, Guiomar de Grammont, Regina Souza, Washington Olivetto e Monica Meyer.

* RUBEM ALVES e ELISA LUCINDA, no Fórum das Letras (FLOP), em Ouro Preto. Dia 07/11, 18h30. www.forumdasletras.ufop.br/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2008 11:04:00 PM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2008

A filósofa e apresentadora do programa “Saia Justa”, do GNT, é conversa sobre “Filosofia em Comum – Para ler Junto”, em BELO HORIZONTE

A filósofa e apresentadora do programa “Saia Justa”, do GNT, é a nossa próxima convidada para conversar sobre “Filosofia em Comum – Para ler Junto”, sua mais recente obra. O livro é escrito para quem gosta do tema e quer se aventurar em novas possibilidades, mas também para aqueles que não estão acostumados com o território do pensamento e querem fazer uma descoberta. Dia 20 de outubro, segunda-feira, às 19h30 no Teatro Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). A entrada é franca e serão aceitas doações de livros para o projeto “Biblioteca Sempre Um Papo”.
O “Sempre Um Papo” é uma realização conjunta da Cemig, Jornal Estado de Minas e Usiminas e com o apoio cultural da Rádio Guarani e Fundação Clóvis Salgado. Mais informações: (31) 3261-1501 e www.sempreumpapo.com.br.
Se depender de Márcia Tiburi, a filosofia esta prestes a conquistar um novo lugar no mundo moderno. No lugar de antidepressivos, ela funciona como uma maneira muito mais interessante de encarar questões corriqueiras como conflitos amorosos, mudanças profissionais e o temor da morte. A obra de Tiburi busca a democratização do saber.
Filosofia em Comum” existe para estabelecer diálogos. Em tempos sombrios, permeados pela desilusão com idéias e projetos, inclusive o humano, a filosofia aparece como uma certa fé repaginada. Um caminho para os prazeres possíveis da vida. Uma solução viável para a crise política e econômica. Mas de maneira lúdica, é um saber inacabado, define a autora. O objetivo é fazer com que o leitor crie suas próprias idéias.
Marcia Tiburi é mestre e doutora em filosofia. É autora de diversos livros na área e professora da faculdade de comunicação, do programa de pós graduação em Arte, Educação e História da Cultura, do curso de formação de escritores da Academia Internacional de Cinema. Também é colunista das revistas Cult e Vida Simples.

Marcia Tiburi 20/10, segunda-feira, às 19h30 | Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, BELO HORIZONTE/MG). Entrada gratuita.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 09:50:00 PM | | | Voltar

·······

4 de outubro de 2008

PALESTRA: A jovem Weigel, da parceria erótica à profissional

Clique na foto para ampliar

A Fundação Casa de Rui Barbosa promove no dia 7 de outubro, às 18 horas, a palestra Sufocantemente explosiva: a jovem Weigel, da parceria erótica à profissional, com a pesquisadora alemã Sabine Kebir (pdf, 46kb). A conferência será proferida em inglês e terá tradução consecutiva. A entrada é franca.
Apoio Instituto Goethe do Rio de Janeiro.

Ementa

A trajetória da atriz e militante política Helene Weigel, mais conhecida como companheira do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Mais do que falar sobre a esposa de Brecht, a palestra enfocará a mulher libertária na Berlim da década de 1920 e a autora de um trabalho cênico que se tornou fundamental para o estabelecimento das bases do teatro épico. Uma das fundadoras do Berliner Ensemble e sua intendente até 1971, Weigel é um dos grandes nomes da cultura e da arte do século XX.

Rua São Clemente, 134 - Botafogo
Tel.: 3289-4641
www.casaruibarbosa.gov.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/04/2008 03:26:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2008

Convite para palestra sobre 'A Arte e o Ofício de Escrever'

Palestra: "Escrever: Arte ou Ofício?"
Local: Feira do Livro de Brasília, no auditório Filho da Floresta
Data: Dia 07/09 (este domingo) às 15h30

Descrição: Palestra onde o autor discute os limites da técnica e da arte na produção de livros: O que é uma leitura crítica? O que ela avalia, e qual seu real valor? O quanto é possível utilizar de técnica em um livro sem perder a espontaneidade ou comprometer a arte? É possível escrever um livro apenas com arte e inspiração, sem utilizar técnica? Quais as técnicas mais comuns para deixar a narrativa mais interessante? Estas e outras perguntas serão apresentadas e discutidas na palestra.

Palestrante: Alexandre Santos Lobão (http://www.AlexandreLobao.com), escritor e roteirista, autor do romance "O Nome da Águia" (www.ONomeDaAguia.com)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 03:21:00 PM | | | Voltar

·······

20 de agosto de 2008

Escritor Israelense Yaron Avitov visita o Brasil

A Embaixada de Israel em Brasília promoverá, de 20 a 22 de agosto, um intercâmbio literário entre Brasil e Israel, trazendo o reconhecido escritor israelense Yaron Avitov para palestras e atividades literárias em Brasília.

Yaron Avitov é escritor, editor, jornalista, crítico literário, professor de literatura e antologista. Nascido em Israel em 1957, é formado pela Faculdade de Letras e Sociologia da Universidade de Haifa. É autor de 10 livros, entre eles Yuma, A Boda e Observacion. Ganhou 4 prêmios literários, entre eles Prêmio Primeiro Ministro de Literatura (2005) e Prêmio Amos do Presidente de Israel (1998). O autor publicou diversos títulos em espanhol. As palestras serão realizadas neste idioma e serão abertas ao público em geral.

Em atividades diversas, o autor desenvolverá os temas “Jerusalém”, tratando dos muitos aspectos da cidade, e “Síndrome de Jerusalém”, nome dado a um grupo de fenômenos mentais envolvendo a presença de idéias obssessivas de temática religiosa, delírios ou outras experiências de cunho psicótico que são desencadeadas por, ou que levam a uma visita à cidade de Jerusalém; além de falar sobre o desenvolvimento da literatura israelense desde o século XIX até a atualidade. As palestras serão realizadas em espanhol e são abertas ao público em geral.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 11:45:00 PM | | | Voltar


Psicanálise e literatura

ÁGORA INSTITUTO LACANIANO E LIVRARIA INTELECTUS

apresentam

OUTROS PAPOS

PSICANÁLISE E LITERATURA

“Exílio e decadência na obra de Orhan Pamuk”

O escritor turco Orhan Pamuk foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2006 e teve seu livro Neve como um dos maiores sucessos dos últimos tempos. Em sua obra, sobretudo em Neve, mostra um país dividido entre o ocidente e o oriente, com muitos personagens que vivem no exílio, divididos entre o passado glorioso do Império Otomano e uma atualidade de conflitos religiosos.

23 de agosto de 2008

As 10hs

exposição de ANDRÉA BRUNETTO

LOCAL: Livraria Intelectus

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1680 (entre Rui Barbosa e Pedro Celestino)

Informações: Pietro - pietrix1@gmail.com / Fone: 3325-6095 e Andréa Brunetto - brunetto@terra.com.br / Fone 8114-0666

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 02:48:00 PM | | | Voltar

·······

9 de agosto de 2008

USP realiza a III Semana Temática da Oceanografia

A III Semana Temática da Oceanografia (III STO) - Oceanografia e o Panorama Atual – que acontecerá entre os dias 25 a 29 de agosto, é organizada por alunos de graduação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

O evento é uma realização do Centro Acadêmico Panthalassa IO-USP e conta com o apoio do próprio Instituto, tendo como programa apresentar aos participantes o panorama atual da ciência da Oceanografia e discutir sua importância e perspectivas quanto a pesquisas e mercado de trabalho.

A III STO é elaborada para prover informação e troca de experiências para estudantes e profissionais da área de Oceanografia e de outras áreas que estejam envolvidas direta ou indiretamente com as áreas costeiras e oceânicas além de alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibulares.

Mini-Cursos; Micro-Cursos; Oficinas e Palestras com acadêmicos e personalidades de diversas universidades e instituições relacionadas a área, assim como a novidade deste ano, oferecendo oficinas e palestras das áreas diversas do saber, derrubando os conservadores "muros da academia".

A programação completa está no site do instituto: www.io.usp.br/sto

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/09/2008 08:10:00 PM | | | Voltar

·······

8 de agosto de 2008

COLÓQUIO MEDIEVAL

Dia 22 de Agosto às 15:00
(IUPERJ, Rua da Matriz, 82, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ)

Autoridade política e amor: infidelidades
Início (15:30 horas)
Dawisson Belém Lopes
(Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte)
Patrícia Rangel
(Mestranda em Ciência Política pelo IUPERJ)

Santo Anselmo: crença e temor
Início (16:30 horas)
Renato Lessa
(Professor Titular do IUPERJ e da UFF)
Cesar Kiraly
(Pesquisador do Laboratório de Estudos Hum(e)anos do IUPERJ)

Ontologias históricas: caminho e descaminho
Início (17:30 horas)
Cleber Ranieri Ribas de Almeida
(Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI)
Rafael Assumpção de Abreu
(Pesquisador do Laboratório de Estudos Hum(e)anos do IUPERJ)

Ontologia e Nominalismo: a doutrina do logos
Início (18:30 horas)
Pedro Luiz Lima
(Pesquisador do Laboratório de Estudos Hum(e)anos do IUPERJ)
Bernardo Bianchi Barata Ribeiro
(Pesquisador do Laboratório de Estudos Hum(e)anos do IUPERJ)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/08/2008 02:44:00 PM | | | Voltar

·······

7 de agosto de 2008

HOMEM QUE QUERIA SALVAR O MUNDO - UMA BIOGRAFIA DE SERGIO VIEIRA DE MELLO

HOMEM QUE QUERIA SALVAR O MUNDO - UMA BIOGRAFIA DE SERGIO VIEIRA DE MELLO
Sérgio Vieira de Mello foi um dos mais corajosos e carismáticos diplomatas de sua geração. Carioca, viu-se obrigado a viver fora do país a partir dos dezessete anos de idade, quando seu pai, também diplomata, foi punido pelo regime militar brasileiro. Muito jovem, tornou-se funcionário da Organização das Nações Unidas, com cujos ideais sempre teve grande afinidade. Diferentemente da maioria de seus colegas com formação universitária e aspirações intelectuais, preferia ir ao campo de ação em vez de exercer cargos burocráticos em Nova York. Esse personagem, já descrito como uma mistura de James Bond com Bobby Kennedy, é analisado nesta biografia de Samantha Power.

POWER, SAMANTHA
Samantha Power is the executive director of the Carr Center for Human Rights Policy at the John F. Kennedy School of Government at Harvard University. From 1993 to 1996 she covered the wars in the former Yugoslavia as a reporter for U.S. News and World Report and The Economist. In 1996 she worked for the International Crisis Group (ICG) as a political analyst, helping launch the organization in Bosnia. She is a frequent contributor to The New Republic and is the editor, with Graham Allison, of Realizing Human Rights: Moving from Inspiration to Impact. A native of Ireland, she moved to the United States in 1979 at the age of nine, and graduated from Yale University and Harvard Law School.

Autógrafos:
Segunda-feira, 18 de agosto às 19:30
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/07/2008 02:49:00 PM | | | Voltar

·······

2 de agosto de 2008

Oficina de Poesia com Carlito Azevedo

O Instituto Cultural Germânico - ICG - foi fundado em 12 de fevereiro de 1995 em Icaraí, Niterói, com múltiplos objetivos: não somente o de ensinar uma das línguas mais importantes, tanto do ponto de vista econômico quanto do cultural, como também o de promover um intercâmbio entre o Brasil e os países de língua alemã.  Através de uma busca constante procuramos a cada dia aprimorar o nosso método, tornando o aprendizado da língua mais simplificado e eficaz. A partir de 19 de agosto, novas atividades estarão sendo oferecidas ao público que aprecia cultura, literatura e arte. O Instituto Cultural Germânico - ICG - apresenta suas Oficinas Culturais, cuja programação é a seguinte:

Início das atividades: 19 de agosto - 20h
"Drummond, o criador de palavras"

Palestrante:
Prof. Elis de Almeida Cardoso: Doutora em Letras e professora de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo. Em sua tese de doutorado fez um estudo das criações lexicais de Carlos Drummond de Andrade.

Proposta:
Demonstrar por que Drummond é um poeta valorizado por sua habilidade de lidar com as palavras e expor seus pensamentos, seus amores, suas (des)ilusões. Trata-se, sobretudo, de um poeta-criador, que dá ao texto originalidade, fixando-se no tempo e no espaço como um dos maiores poetas do modernismo brasileiro.

Programação das Oficinas Culturais
"Oficina de Poesia"
Prof. Carlito Azevedo
13/09 a 13/12 - Sábados - 10 às 12h

INSCRIÇÃO
secretaria@icgermanico.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 09:28:00 PM | | | Voltar

·······

28 de junho de 2008

Centro da Cultura Judaica recebe Nathan Englander

Um dos autores mais aguardados da FLIP estará acompanhado de Gilberto Dimenstein, Bernardo Ajzenberg, Ilan Brenman e Nilton Bonder no projeto Chá Com Letras deste mês.

No mês de julho, o projeto Chá Com Letras do Centro da Cultura Judaica receberá convidados muito especiais para discutir temas relacionados a literatura, educação, comunicação e identidade religiosa. Um deles é o escritor nova-iorquino Nathan Englander, um dos autores mais aguardados na Feira Literária de Paraty deste ano. O jornalista Gilberto Dimenstein também participa da programação, que contará ainda com Bernardo Ajzenberg, Ilan Brenman e Nilton Bonder. Confira abaixo os detalhes:

Dia 7 | Segunda-feira | 20h30
Os escritores Nathan Englander (indicado pela revista “New Yorker” como um dos nomes mais promissores da literatura norte-americana), Bernardo Ajzenberg e o rabino Nilton Bonder, todos editados pela Rocco, conversam sobre questões que envolvem religião e identidade. De formação religiosa ortodoxa, Englander cria em seus contos situações humorísticas e muito humanas sobre os diversos aspectos da vida judaica. Bernardo Ajzenberg é um dos principais ficcionistas brasileiros da atualidade e o rabino Nilton Bonder tornou-se conhecido por suas obras a respeito do judaísmo e os tempos atuais, destacando-se pela força criativa com que revitaliza antigos temas.

O Centro da Cultura Judaica está localizado à Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré. Informações pelo telefone (11) 3065.4333 ou no site www.culturajudaica.org.br . Retirar ingresso a partir das 14 horas na Bilheteria. Para o Sipurim e Oficinas de Criação Infantil, os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência. Ingressos limitados.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 08:36:00 PM | | | Voltar

·······

17 de maio de 2008

Geração Berlim: a nova literatura alemã

A crítica literária Maike Albath conversa com os editores Augusto Massi e Maria Emília Bender

A Alemanha foi, durante muito tempo, uma “história do pós-Guerra”. A Reunificação Alemã, as gerações do pós-Guerra protagonistas do cenário político e social, a integração européia, a responsabilidade pela política internacional e a internacionalização da cultura alemã representam agora novos horizontes para o país. Isto se traduz também na literatura alemã atual.

Uma nova geração surge. O contínuo olhar sobre si e o perfil intelectual conhecidamente difícil e denso da literatura alemã cedem lugar a novas perspectivas: jovens autores fazem sucesso, principalmente as mulheres; bem-sucedidos são os autores de procedência não-alemã e, igualmente, assuntos não-alemães de atualidade global. Com estilo cativante, a geração Berlim tem tratado de assuntos atraentes e obtido sucesso de crítica, público e respaldo internacional.

Nesta palestra, Maike Albath apresenta o panorama atual da literatura alemã, fala sobre as tendências, assuntos e autores mais importantes, analisa o motivo do sucesso internacional e conversa com Augusto Massi, editor-executivo da Cosacnaify e Maria Emília Bender, diretora editorial da Cia das Letras.

Palestra
28 de maio 2008, quarta, 19h
Goethe-Institut São Paulo
Telefone: 11 3296 7000
cultura@saopaulo.goethe.org

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 02:55:00 PM | | | Voltar

·······

12 de maio de 2008

Bate-papo: cinema e literatura

 

O cineasta Carlos Reichenbach, diretor de "Falsa Loura" e "Garotas do ABC", vai participar de um bate-papo na Mega Cultural Films, dia 13 de maio, ás 18h30, em São Paulo. Durante o evento, que será mediado pelo escritor e poeta Rodrigo Capella, o cineasta vai comentar sobre cinema, literatura, sua carreia, que inclui 15 filmes dirigidos, e também revelar como é realizada a preparação de atores do cinema brasileiro. Mais informações: www.megaculturalfilms.com

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 10:39:00 PM | | | Voltar

·······

7 de maio de 2008

Palestra 'Blog, poesia e dicas para se publicar um livro'

O escritor e poeta Rodrigo Capella vai ministrar a palestra “Blog, poesia e dicas para se publicar um livro”, no próximo sábado, dia 10 de maio, ás 15 horas, durante o 2° Salão do Livro Sul Mineiro, em Pouso Alegre.

De acordo com Capella, muitos jovens sonham em publicar o primeiro livro, mas não têm o conhecimento necessário e acabam desistindo da idéia. “Durante a palestra, eu vou dar algumas dicas e mostrar que ter o livro publicado não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Primeiramente, o autor precisa ser persistente, gostar de ler poesia e ter um blog direcionado ao seu público-alvo. Esse é o princípio básico!”, defende o autor.

A palestra “Blog, poesia e dicas para se publicar um livro” terá jogos, brincadeiras, distribuição de doces e exercícios práticos. “Os participantes vão escrever pequenos textos e vão fazer desenhos poéticos. Os melhores serão premiados com livros. Esse tipo de interatividade com o público é fundamental para motivar e entusiasmar os futuros escritores e leitores, já que o cenário literário no Brasil é alarmente. A média anual de leitura por aqui, por exemplo, é de 1,8 livros por pessoa. É uma vergonha! Já na Argentina, esse número chega a 4; e na França é de 7”, finaliza Capella.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/07/2008 11:07:00 PM | | | Voltar

·······

28 de abril de 2008

Ainda há tempo para assistir, mesmo que seja pelo computador

Mais um trabalho do pioneiro Adauto Novaes

CICLO DE CONFERêNCIAS VIDA, VíCIO, VIRTUDE

Ciclo de conferências discute conceitos ligados aos vícios e às virtudes, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e São Paulo, a partir de 14 de abril, com transmissão ao vivo pela internet.  O Ciclo de Conferências 'Vida, Vício, Virtude' será realizado, entre 14 de abril e 9 maio de 2008, em São Paulo, no Rio de janeiro e em Belo Horizonte, objetivando discutir os modos de se perceberem, na atualidade, conceitos ligados aos vícios e às virtudes, tanto nos âmbitos sociais quanto nos da subjetividade humana.

AO VIVO: "Vida Vício Virtude" debate visão dual da passividade

Inspirada em Nietszche e Benjamin, a psicanalista Maria Rita Kehl discute a bipolaridade característica de mais um valor. Direto do Teatro R. Magalhães Jr., assista ao evento pelo portal da Academia Brasileira de Letras.

[+]  SAIBA MAIS

As conferências do Rio de Janeiro serão transmitidas ao vivo pela internet | www.academia.org.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/28/2008 09:23:00 PM | | | Voltar

·······

26 de abril de 2008

Povos e Civilizações, em palestras.

Uma das coleções de maior sucesso da Editora Contexto é a Povos e Civilizações, que traz as curiosidades, tradições e – principalmente – a História de Povos e Civilizações que influenciaram, construíram e desbravaram territórios, ampliando fronteiras e espalhando suas culturas pelos quatro cantos da planeta.
É com grande prazer que, em parceria com a revista Aventuras na História, convidamos você para participar do ciclo de palestras Povos e Civilizações. São quatro encontros com os autores dos livros Os franceses, Os japoneses, Os espanhóis e O mundo muçulmano.
Os encontros serão realizados no auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, conforme datas e horários abaixo. Faça já sua inscrição!

Os franceses - Ricardo Corrêa Coelho - Dia 05/05 - 19h
Os japoneses - Célia Sakurai - Dia 12/05 - 19h
Os espanhóis - Josep M. Buades - Dia 19/05 - 19h
O mundo muçulmano - Peter Demant - Dia 26/05 - 19h

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 04:07:00 PM | | | Voltar

·······

25 de abril de 2008

Literatura na Web


PublishNews - 25/04/2008
A poeta e blogueira francesa Laure Limongi vai falar sobre "A importância e a diversidade da produção literária pela WEB", na Livraria Martins Fontes Paulista (Avenida Paulista 509 - loja 17 - SP. Tel: 11-2167-9900). O evento é realizado pelo Bureau do Livro da Embaixada da França e pela Livraria, e ocorre na terça-feira, 29 de abril, às 19h30. Participam também o poeta Edson Cruz e seu parceiro webpoeta Pipol, criadores e editores do portal Cronópios, o poeta Cláudio Willer, criador e animador da revista literária eletrônica Agulha, o escritor e blogueiro Marcelino Freire e a poeta carioca Solange Rebuzzi, coordenadora do Café Letrado da Maison de France, no Rio de Janeiro.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/25/2008 02:53:00 PM | | | Voltar

·······

24 de abril de 2008

Ciclo de Palestras 'Vida Vício Virtude'

A Academia Brasileira de Letras abrigou uma discussão filosófica sobre valores que influenciam a subjetividade humana através do Ciclo de Palestras "Vida Vício Virtude". Sob a curadoria de Adauto Novaes, dez filósofos debateram cinco vícios e cinco virtudes no palco do Teatro R. Magalhães Jr..

14/4/2008: Franklin Leopoldo e Silva - "O Vazio do Pensamento"
15/4/2008: Marcelo Perine - "A Sabedoria"
16/4/2008: Francis Wolff - "A Justiça"

Assista na íntegra aos vídeos na integra na página da ABL.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/24/2008 12:08:00 PM | | | Voltar

·······

16 de março de 2008

O curso de pós : Formação de Escritores começa dia 18/03 com palestra

A abertura oficial do período de inscrições do curso será no dia 18/03 (3ª feira) - das 19 às 21 h., com a palestra: "Formação Profissional de Escritores: introdução à Criação de Textos", a ser proferida pelo Prof. Gabriel Perissé  -  Doutor em Filosofia da Educação (USP); Mestre em Literatura Brasileira (USP); Diretor do Núcleo Pensamento e Criatividade (ESDC); Professor do Ensino Superior.

Nesta palestra, serão apresentadas algumas características fundamentais da formação do escritor, pensando nele como um profissional que produz textos de qualidade nos diferentes âmbitos da cultura: textos ficcionais, textos informativos, textos acadêmicos, sempre com a marca da criatividade.

Inscrições on-line

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 02:59:00 PM | | | Voltar

·······

10 de março de 2008

PALESTRA MITOS E LENDAS DA IDADE M�DIA

Para quem não pôde ver no ano passado a OPELF apresentará no próximo dia 15 de Março a partir das 16 horas a palestra Mitos e Lendas da Idade Média, ministrada pelo escritor e jornalista Sérgio Pereira Couto. O material originou o livro RENASCIMENTO e foi assunto de uma longa matéria na Revista LEITURAS DA HISTÓRIA #5, da Editora Escala. Venha conhecer o mitos do Judeu Errante e outros que sobreviveram até hoje, como a o da Papisa Joana, Guilherme Tell, o Flautista de Hamelin, o Santo Graal, Santa Ursula e as 11000 Virgens, o Purgatório de São Patrício e São Jorge, entre outros.

Local: Saraiva Megastore do Shopping Pátio Paulista
Dia: 15 de março, sábado.
Horários: Das 16 às 18 horas

"Informo a todos que, devido a alguns problemas administrativos, a palestra sobre mitos e lendas da Idade Média, programada para o dia 15 de março, foi cancelada". (email recebido do palestrante - 12/03/2008)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/10/2008 02:21:00 PM | | | Voltar

·······

19 de fevereiro de 2008

Extraclasse

Para conhecer mais sobre dois autores que estão nas listas da Fuvest e da Unicamp, a Casa das Rosas, na avenida Paulista (São Paulo), vai oferecer o curso "Machado e Rosa: Confluências às Margens da Prosa", ministrado pela professora Clenir Bellezi de Oliveira. Serão oito aulas (R$ 10, no total) que tratarão dos pontos comuns entre os trabalhos de Machado de Assis e Guimarães Rosa.
Mais informações pelo telefone 0/xx/ 11/3285-6986.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/19/2008 11:39:00 PM | | | Voltar

·······

15 de fevereiro de 2008

'Anti-semitismo nas universidades' é o tema da palestra da Prof. Anita Novinsky

A profa. Anita Novinsky vai realizar a palestra "Anti-semitismo nas universidades” durante o “Fórum mundial sobre anti-semitismo”, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Israel, sob os auspícios do Ministerio de Relações Exteriores, com a participação de especialistas europeus e norte-americanos.

Anita Novinsky lançou o livro "Gabinete de investigação: uma "caça" aos judeus sem precedentes" (editora Humanitas) no último dia 11 de fevereiro, na Livraria da Cultura (São Paulo).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:32:00 PM | | | Voltar


'A Idiossincrasia Hilstiana', tema da palestra com Fernanda Massebeuf

Hilda Hilst sempre alimentou o desejo de tornar-se escritora, de ser alguém na literatura para mostrar a seu pai o quanto ela era deslumbrante, como ela mesma dizia. Mulher de personalidade forte, culta, rebelde, transgressora de normas sociais e irreverente que escreveu uma poesia que arde de desejo e tem sede de conhecimento, de engajamento dos sentidos, do corpo, e a busca de sua transcendência. A poeta está em busca de si mesma, busca de cunho feminino para tentar encontrar Deus e respostas para a inquietude do ser, a finitude.

Terça-feira, 19 de fevereiro, de 19:30
"A Idiossincrasia Hilstiana"
com a pesquisadora Fernanda Massebeuf

Fernanda Massebeuf é graduada em LLCE (Língua, Literatura e Civilização Estrangeira) pela Universidade Sorbonne - Paris IV. Realiza atualmente um mestrado a fim de se especializar em literatura brasileira, desenvolvendo estudo sobre a poesia de Hilda Hilst.

QUIXOTE LIVRARIA
RUA FERNANDES TOURINHO, 274.
SAVASSI - BELO HORIZONTE

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:19:00 PM | | | Voltar


Vozes, Cultura e filosofia para todos os níveis

PublishNews - 15/02/2008
No próximo dia 25/02, às 19h30, a Livraria Cultura (Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2.073 - SP - Tel: 11-3170-4033) e a Editora Vozes promovem noite de lançamento, autógrafo e palestra, no estilo do programa "Café Filosófico", com o escritor Mario Sergio Cortella. A palestra será totalmente aberta à participação do público e o autor se propõe a debater filosofia com a platéia seguindo a temática de seu livro Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre ética e gestão, obra recém chegada ao mercado e que tem agora seu lançamento oficial em São Paulo.


Mario Sergio Cortella
Duração: 03:30

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 02:21:00 PM | | | Voltar


PALESTRA INÉDITA SOBRE SOCIEDADES SECRETAS

A Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica (OPELF) foi inaugurada em janeiro de 2008 com dois eventos incríveis que ocorreram nas livrarias Martins Fontes e Saraiva Megastore do Shopping Pátio Paulista. A partir de fevereiro, todos os meses, a oficina estará na Saraiva Megastore mostrando em palestras exclusivas um pouco do mundo da literatura fantástica nacional e internacional.
E para este primeiro encontro o jornalista e escritor Sérgio Pereira Couto o convida a adentrar o mundo de conspirações e segredos que cercam as sociedades secretas. A partir das sociedades mais conhecidas, citadas em seu best-seller Sociedades Secretas (Universo dos Livros), com mais de 70 mil exemplares vendidos, Sérgio levará o público a uma visita pelos meandros desses e de outros grupos.

Na palestra você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre Illuminati, Priorado de Sião, Maçonaria, Teosofia, Templários e Rosacruz. Todas sociedades secretas bem conhecidas. Mas e quanto à Skull and Bones, à sufistas, ao culto do pavão, ao culto da serpente? Quem conhece a P2, a loja maçônica mais perigosa do mundo? Venha conhecer o misterioso mundo das sociedades secretas numa super-palestra e se prepare para segredos que nem O Código da Vinci ousou revelar! Com exibição de vídeos e palestra simultânea. (Sérgio Pereira Couto)

Anote na sua agenda:
24/02/2008, Domingo
Horário: a partir das 16h00
Local: Livraria Saraiva Megastore - Espaço Mário de Andrade
Endereço: Shopping Pátio Paulista - Rua Treze de Maio, 1947
Com exibição de documentário inédito sobre maçonaria.
Maiores informações no site www.opelf.org

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 01:57:00 PM | | | Voltar

·······

1 de fevereiro de 2008

Soluções de impressão digital

PublishNews - 01/02/2008
Abrir portas e ferramentas para soluções em impressão digital. Este é o objetivo do PODi Application Forum Latin America - Brasil 2008, evento que acontece entre os dias 18 e 19/02 no Novotel Center Norte (Av. Zaki Narchi, 500, Vila Guilherme), em São Paulo. Provedores de serviços como gráficas e agências de marketing, além de executivos de comunicação em geral, irão se reunir para discutir os rumos e as soluções nesta área, em pleno crescimento no Brasil. Por meio de conferências, workshops e, principalmente, da apresentação e discussão de cases bem-sucedidos de soluções em impressão digital, o fórum inaugura as atividades em território latino-americano da PODi - The Digital Printing Initiative. Mais informações sobre o fórum no site ou com Rudy Zanella, pelo telefone 11-5053-9917.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/01/2008 08:51:00 PM | | | Voltar

·······

22 de novembro de 2007

5º Ciclo Multicultural Centro da Cultura Judaica

 
A literatura terá espaço garantido durante o 5º Ciclo Multicultural, que começa na próxima segunda-feira (26/11) e vai até o dia 02/12. Além dos chás literários comandados por Ilan Brenman, Élida Marques e integrantes do projeto "Ler é uma viagem" , o evento recebe ainda Eunice Lipton e Nilton Bonder, para o lançamento de seus novos livros e bate-papo com a platéia. Para completar, a Livraria da Vila manterá uma unidade especial no Centro da Cultura Judaica (Rua Oscar freire, 2500 - SP). O Ciclo é uma realização do Centro da Cultura Judaica e idealizado por Yael Steiner Marketing Cultural. Informações pelo telefone 11-3065-4333. Programação completa no site do Ciclo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/22/2007 09:36:00 PM | | | Voltar

·······

18 de novembro de 2007

José Celso Martinez Corrêa ministra palestra sobre Tropicalismo e encena monólogo na pele de Antônio Conselheiro

JoséCelsoMartinezCorrea O diretor teatral e ator José Celso Martinez Corrêa ministrará palestra no seminário avançado “O Movimento Tropicalista”, na próxima terça-feira, 20, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Em seguida, no mesmo dia (terça-feira, 20), às 20h, José Celso encenará o monólogo “Antônio Conselheiro”, parte integrante da peça “Os Sertões”, baseado na obra de Euclides da Cunha.

Na quarta-feira, 21, às 17h, o seminário “O Movimento Tropicalista” será encerrado com a palestra do filósofo, escritor, cineasta, diretor teatral, ator, professor, poeta, crítico de cinema e música, gestor e agitador cultural pernambucano Jomard Muniz de Brito.

As três atividades acontecem dentro do Especial Tropicália: o Brasil em Transe, que o CCBNB-Fortaleza realiza desde o último dia 1º até 28 de dezembro deste ano, para homenagear os 40 anos de criação do movimento artístico e comportamental brasileiro.

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/18/2007 04:23:00 PM | | | Voltar

·······

17 de novembro de 2007

Café filosófico com viés terapêutico, em Uberlândia/MG

Tema:  Bibliografia filosófica com viés terapêutico:

Um Café para Sócrates: como a filosofia pode ajudar a compreender o mundo de hoje, Marc Sautet

Local: Av. Afonso Pena, 547, sala 122 - centro - Uberlândia
data: 22/11/07 (5ª feira)
horário: 19:00 h.
reserve seu lugar: 9661-2691

'Levar a filosofia ao grande público'. 'Colocar a filosofia na rua, mesclada à vida de cada um'. Estes poderiam ser os motes deste livro do francês Marc Sautet, que, na qualidade de filósofo político, não é especialista em filosofia moral, assegurando uma leitura agradável e acessível a todos. Seus méritos estão não só em trazer as questões filosóficas ao debate aberto e público, ao ar livre, como na 'ágora' socrática - ele inaugurou , em 1992, no Café des Phares, em Paris, o primeiro destes locais - como o de ter sido o pioneiro em criar um consultório para atendimento de pessoas angustiadas com os problemas do final de milênio. Sautet consegue reinvestir na filosofia numa época em que esta parecia destinada aos limites da pesquisa acadêmica, resgatando a origem grega da palavra e libertando-a dos limites da universidade.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 12:07:00 PM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2007

Seierstad debate literatura e realidade

Folha de S. Paulo - 30/10/2007
A jornalista norueguesa Asne Seierstad, autora do best-seller O livreiro de Cabul, participa hoje à noite (30/10), a partir das 19h30, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), de um debate sobre "A Literatura no Limite da Realidade", dentro da programação do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento. Seierstad terá como interlocutor o também escritor Moacyr Scliar, colunista da Folha. Os ingressos para o evento já estão esgotados. A passagem de Seierstad não se limita ao Fronteiras do Pensamento. Amanhã (31/10), às 20h30, ela participa de uma noite de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre. Na quinta-feira, das 19h30 às 22h, a jornalista participa de bate-papo e autografa livros na Saraiva Megastore do Morumbi Shopping (Av. Roque Petroni Jr., 1.089 - SP). >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2007 08:45:00 PM | | | Voltar

·······

28 de outubro de 2007

Uma mulher que conta a guerra

Asne Seierstad Jornalista norueguesa estará em Porto Alegre esta semana para fazer duas palestras

Há cerca de cinco anos, a jornalista norueguesa Asne Seierstad, 36 anos, passou quatro meses hospedada na casa do livreiro Sha Mohammed Rais, um cidadão afegão, em Cabul. A convite dele, a quem conheceu quando cobria a queda do regime talibã, testemunhou o dia-a-dia de sua família em silêncio. O que era para ser uma reportagem virou livro.
A obra revelou que o livreiro afegão, espécie de bastião cultural da resistência humanista em um país primeiramente ocupado pelos soviéticos e mais tarde pelo obscurantismo do Talibã, era, na intimidade do lar, um déspota, fruto de uma sociedade machista, pleno de contradições, como a de um homem ligado aos livros que não permitia o estudo às mulheres de sua família. O livro, best-seller mundial, critica a opressão feminina nas sociedades islâmicas. E despertou a ira de seu anfitrião, que a ameaçou judicialmente e escreveu sua própria versão dos fatos. Para O Livreiro de Cabul (2006), ele respondeu com Eu Sou o Livreiro de Cabul.
Asne tem outros dois livros publicados, 101 Dias em Bagdá (2003), sobre o Iraque, e De Costas Para o Mundo, um relato sobre 13 indivíduos e uma família da Sérvia durante os 10 anos de conflito na antiga Iugoslávia - o qual ela lança agora no Brasil na esteira do seu sucesso editorial por aqui (em inglês, o livro foi lançado em 2001). A experiência no Afeganistão levou a jornalista ao estrelato e ao centro de uma polêmica sobre o procedimento ético da mídia em geral. Teria a repórter traído seus anfitriões que a receberam de braços abertos ao revelar, mesmo que trocando nomes, a intimidade daquela família? Asne, que estará em Porto Alegre nesta terça-feira, dia 30, para participar do Ciclo de Altos Estudos Fronteiras do Pensamento e no dia seguinte terá outra palestra como parte da programação da Feira do Livro, já falou sobre isso em dezenas de entrevistas. E é firme ao repetir, como na conversa que teve com Donna ZH:
- Eu creio que não teria feito diferente. (ZERO HORA)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2007 03:16:00 PM | | | Voltar

·······

25 de outubro de 2007

Moacyr Scliar no 'Sempre Um Papo' em Belém

O gaúcho Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras, é o convidado da próxima edição do projeto "Sempre Um Papo, em Belém (PA), no debate e lançamento do livro O texto: ou, a vida (Bertrand Brasil). O encontro acontece no dia 31/10, às 19h30, no Teatro Gasômetro (Parque da Residência). Moacyr Scliar, que completa 70 anos de idade com mais de 70 livros publicados, ainda consegue inovar e surpreender dentro de sua bibliografia. O Sempre Um Papo é parte integrante do projeto Cultura Pará e tem o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita.

[nota] Gostaria de ver Moacyr Scliar aqui em Presidente Prudente/SP.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2007 08:35:00 PM | | | Voltar

·······

24 de outubro de 2007

Freud na DaConde

Nesta quarta (24/10), às 19h30, a Casa da Palavra e a livraria DaConde (Rua Conde de Bernadote, 26 lj. 125 Leblon - RJ) promovem DaConde DáPapo sobre Literatura do inconsciente. O evento terá participação do escritor Braulio Tavares e do psicanalista Joel Birman. Na ocasião, Braulio Tavares e Romero Cavalcanti lançam Freud e o estranho: contos fantásticos do inconsciente (352 pp., R$ 49,90). As ilustrações de Cavalcanti, que assim como Bráulio assina os dois livros publicados da coleção Contos Fantásticos, dialogam em sintonia com os textos. Romero capta a tensão dos personagens, potencializando suas características oníricas.

A Livraria DaConde fica na Rua Conde de Bernadote, 26, loja 125, no Leblon. Mais informações sobre o evento pelo telefone 21-2274-0359.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2007 08:14:00 PM | | | Voltar

·······

23 de outubro de 2007

Um encontro com o estudo da Complexidade

Os mistérios do homem sempre foram “motor” para muitos filósofos e pensadores, que vêem nele [como em si mesmos] buscas e inquietações. Tudo isso existe no “Conhecimento Complexo”, teoria do filósofo francês Edgar Morin*-, e tema da nossa palestra. Hoje, após conviver por longos anos com um mundo freqüentado por Morin e outros estudiosos do Pensamento Complexo e outras teorias modernas, Octavio Costa** inicia uma etapa importante de sua vida: dividir o conhecimento com outras pessoas. Nessa palestra, e em outras ocasiões.

Rio de Janeiro, 07/novembro/2007 – de 19 às 22 H.
BQ – Rua São José 40/4º andar – Castelo
Estação Metrô Carioca
Palestra, Coffe-break - Debate

Informações: elianamora@uol.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2007 08:53:00 PM | | | Voltar

·······

22 de outubro de 2007

Cultura judaica é debatida em encontro de pós-graduação

USP Online - 19/10/2007
O USP Online informa que o Centro de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP realiza entre os dias 24 e 25 de outubro o IV Simpósio da Pós-Graduação de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas. As inscrições devem ser feitas no local (sala 8 do prédio de Ciências Sociais, sala 8. Av. Prof. Luciano Gualberto, 400, Cidade Universitária, São Paulo). As atividades programadas começam às 14h30 e quem desejar receberá o certificado. Mais informações pelos telefones: 11-3091-4299 e 3813-6528 (este após 14h30); ou pelo e-mail: simposiojudaica@gmail.com. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2007 01:59:00 PM | | | Voltar

·······

21 de outubro de 2007

Exposição prorrogada e palestra com Nuno Ramos

clip_image001A exposição Oswaldo Goeldi na coleção André Buck fica em cartaz até 10 de novembro no escritório de arte EstudioBuck. São cerca de 40 gravuras e 14 publicações com ilustrações de Oswaldo Goeldi, além de um vídeo produzido especialmente para a mostra com imagens das obras e da vida do artista.

Para a próxima palestra, no dia 30 de outubro, terça-feira, o convidado será o artista plástico Nuno Ramos* que em breve lança um livro pela ed.Globo com uma série de textos, sendo um deles sobre Oswaldo Goeldi. "Se a catástrofe em Goeldi é bela é por originar esta desierarquização entre seres e coisas, homens e animais, natureza e social. Como as personagens de Dostoievski, que tão brilhantemente ilustrou, os seres de Goeldi são sobreviventes, parecem ter direito a uma segunda chance e carregam, em sua tristeza e contenção, uma espécie de culpa assimilada.", escreveu Nuno Ramos ( Estado de São Paulo, "Caderno Cultura", 15 de outubro de 1994; "paraGoeldi"). A conversa com artista plástico é mais uma oportunidade de ver a obra de Oswaldo Goeldi com outros olhos e ainda dialogar com público ali presente.

*Nuno Ramos - Nascido em São Paulo, em 1960. Nos anos 80 foi integrante do grupo paulistano de pintores "Casa 7". Em 1992 expôs pela primeira vez, em Porto Alegre, a instalação 111, que tematiza o massacre dos presos da Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru), ocorrido no mesmo ano. Como escritor publicou Balada (1995) e O Pão e o Corvo (2000). Em 2005 participou da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, e do Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Ganhou prêmio na categoria artes plástica da 1ª edição do Prêmio Bravo! em 2006 e participou da FLIP 2007.

Serviço
Conversa com Nuno Ramos
Dia 30 de outubro, terça-feira, às 20h00
Rua Lopes Amaral, 123 – Vila Olímpia.
Tels.: 11 3846-4028 / 3044-4575 estudiobuck@estudiobuck.com.br
Entrada franca / estacionamento/ar condicionado

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2007 08:25:00 PM | | | Voltar

·······

18 de outubro de 2007

Trio de feras no 'Sempre um Papo'


Os jornalistas e escritores Carlos Heitor Cony, Heródoto Barbeiro e Artur Xexéo são os convidados da edição especial do projeto "Sempre Um Papo", no debate "Jornalismo, Cultura e Literatura", tema que alinha o eixo de suas vidas, e autógrafos de diversos livros de autoria dos três. O encontro será no dia 24/10, às 19h30, no SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141) em São Paulo. A entrada é gratuita. O "Sempre Um Papo" é uma realização conjunta do SESC São Paulo e AB Comunicação com o patrocínio da Cosipa, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Informações sobre o encontro com os três jornalistas pelo telefone 11-5080-3000 ou no site.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 09:36:00 PM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2007

Hans Küng no Rio de Janeiro: dia 25 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA


Professor Hans Küng estará no Rio de Janeiro - RJ - às 18:30 - Conferência "RELIGIÃO E CIÊNCIA" - 25 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA


Hans Küng é um teólogo que tem as marcas de uma cultura teológica invejável, que o identifica com teólogos como Karl Rahner, Yves Congar e o reformado Karl Barth. Ao celebrar seu jubileu de ordenação, fez uma conferência na Alemanha, publicada sob o título Por que ainda ser cristão hoje?. Importante teólogo católico romano, tornou-se conhecido por suas posições diante da infalibilidade papal, do celibato obrigatório, da ordenação de mulheres e do ecumenismo. Tem um número vasto de livros e artigos, publicados em diferentes línguas.
Nasceu em 19 de Março de 1928 em Sursee, cantão de Lucerna, Suíça. Estudou na Universidade Gregoriana em Roma e em Paris, sendo ordenado sacerdote em 1954. Em 1957 concluiu seu doutoramento em teologia.
Tornou-se professor de teologia da Universidade de Tübingen ( 1960- 1996) na Alemanha, onde também dirigiu o Instituto de Pesquisas Ecumênicas, a partir de 1963. Teve papel significativo no Concílio Vaticano II. Pouco antes escrevera um livro com o título Concílio e volta à unidade. Um dossiê contra ele, iniciado em 1957, foi interrompido pela nomeação como peritus (consultor teológico) pelo Papa João XXIII, condição a partir da qual ajudou na redação de conclusões do Concílio que renovaram áreas fundamentais da pastoral e das práticas católicas. Logo após a conclusão do Concílio, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé retomou o dossiê e abriu um processo para cassar a cátedra de Küng e tentar impedir a publicação de seus livros. Em 1979, teve cassada sua licença para lecionar teologia católica (missio canônica). Só não foi afastado da docência teológica de Tübingen, por causa da legislação alemã, dedicando-se ao ensino de Teologia Ecumênica. Pôde continuar seus estudos sobre ecumenismo. Aposentou-se como professor em 1996 e a seguir foi eleito presidente da Fundação Ética Global (Weltethos), de Tübigen.
Prosseguiu sua tarefa esclarecedora, empreendendo dois grandes projetos: tratar da situação religiosa atual e de uma ética global. Realizou estudos sobre as tradições cristã, judaica, islâmica, hinduísta e budista e publicou obras sobre a ética mundial. "A globalização requer uma ética mundial que supere as linhas de conflito entre nações, povos e religiões. Se a globalização for apenas um instrumento para a maximização dos lucros, preparem-se para uma séria crise social".


Local: Teatro João Theotonio - Rua da Assembléia 10, subsolo, Centro
Universidade Candido Mendes - Programa de Estudos Avançados em Ciência e Religião / Centro Alceu Amoroso para a Liberdade


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 08:26:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2007

Palestra Gratuita - Como Ter Seu Livro Publicado - dia 10/10


Alessandra Pires convido para a palestra "Como ter seu livro publicado e as exigências do mercado" que estará ministrando no evento "3º Corredor Literário na Paulista".


Dia: 10 de outubro, quarta-feira.
Horário: 19 horas.
Local: Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 (entrada pela galeria da Caixa Econômica).


Aproveitem e consultem toda a programação do " 3º Corredor Literário" pelo site www.corredorliterario.com.br


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 08:06:00 PM | | | Voltar

·······

12 de setembro de 2007

'O Teatro sem Palavras' é o tema da palestra de Vicentini Gomez na Casa Mário de Andrade


O autor, roteirista, ator, mímico e cineasta Vicentini Gomez ministrará palestra na Casa Mário de Andrade dentro do projeto "DEZencontros - CAMINHOS E CONTEMPLAÇÃO NA LITERATURA E NAS ARTES A PARTIR DE ENCONTROS COM ARTISTAS CONVIDADOS", dia 13 de setembro das 19 às 22 horas. O evento é gratuito. O tema em pauta será "O Teatro sem Palavras", todas as formas de teatro e expressão sem palavras: mímica, dança, filme, etc. O ato sem palavras. O processo de criação e representação. A escrita sem palavra. A representação sem palavras...


O projeto se propõe a trazer importantes escritores brasileiros para, num contato direto com o público, falar de suas experiências, seu trabalho e principalmente de literatura e poesia. Os encontros reúnem profissionais de diversas gerações com diferentes abordagens sobre o uso do texto e da palavra como meio de expressão e de comunicação com o público. A mediação estará a cargo do psicanalista, escritor e crítico Cid Pimentel, propiciador do debate aberto entre os artistas e seu público.


Além de Vicentini Gomez, outras personalidades como Antônio Abujamra, Marcelino Freire, Nelson de Oliveira, Roberto Causo, Rosely Papadopoulos, Cláudio Willer e Fanny Abramovich, estarão presentes em datas diversas.


Inscrições pelo telefone (11) 3666.5803 ou pelo e-mail: casamariodeandrade@assaoc.org.br
A Casa Mario de Andrade fica na Rua Lopes Chaves, 546 - Barra funda


Sobre Vicentini Gomez:
Vicentini tem uma longa carreira como autor, mímico, ator e diretor, tanto na tv como no teatro e cinema. Seu último trabalho na tv Globo foi a participação na mini-série "Amazônia", onde representou o seringalista "Cel. Alencar", na luta pela independência do Acre. Na série "Minha Nada Mole Vida, representou o Português "Blota", e na minissérie "Um só coração", representou o escritor Graça Aranha, peça chave na "Semana de arte Moderna", atuou ainda em humorísticos como Megaton, Zorra Total e novelas na TV Globo e em outras emissoras. Mais Informações no site: http://vicentinigomez.sites.uol.com.br


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/12/2007 10:55:00 PM | | | Voltar

·······

10 de agosto de 2007

Bruna Surfistinha e Marçal Aquino debatem literatura na Web


Hora: 19:30:00 - Local: CCBB
Data: TERÇA 14 de Agosto 19h30
Autores: Marçal Aquino e Bruna Surfistinha
Local: Rua Álvares Penteado, 112.


Dando seqüência ao programa Cronicamente Viável -- A Informação e a Imaginação na Internet, o CCBB/SP promove o debate : A Literatura na Internet.
O debate contará com a presença de Bruna Surfistinha, autora do best seller O Doce Veneno do Escorpião - O Diário de uma Garota de Programa, e do escritor, jornalista e roteirista Marçal Aquino. Com transmissão online pela TV UOL, o debate terá mediação de Marcelo Rubens Paiva, no auditório do CCBB, e de Marcelo Tas, que vai selecionar e encaminhar as perguntas dos internautas.
O programa Cronicamente Viável -- A Informação e a Imaginação na lnternet tem por objetivo discutir a rede em sua totalidade: informação online, blogs, a arte na web, os crimes virtuais, além da questão da necessidade ou não de uma legislação para o setor. Os debates de Cronicamente Viável acontecem sempre na segunda terça-feira de cada mês. Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Marçal Aquino é jornalista, escritor e roteirista de cinema. É autor de O Invasor e Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, entre outros livros.
Bruna Surfistinha é autora de O Doce Veneno do Escorpião - O Diário de uma Garota de Programa, produto direto do blog que a autora manteve na Internet e que já vendeu mais de 200 mil exemplares.


http://www.leialivro.com.br/texto.php?uid=16238


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/10/2007 02:36:00 PM | | | Voltar

·······

5 de agosto de 2007

Projeto Terças Poéticas entra no 3º. ano com o premiado poeta Iacyr Anderson Freitas


O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas - realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, parceria entre Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado, apoios culturais Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão -, entra no 3º. ano na próxima terça poética, 07 de agosto de 2007, às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, Belo Horizonte, entrada franca, recebendo o poeta Iacyr Anderson Freitas e homenagem ao esquecido Nilo Aparecida Pinto, depois de 65 (sessenta e cinco) edições do projeto desde o seu nascimento em 05 de julho de 2005 à celebração do 2º. aniversário de inverno em 03 de julho de 2007, onde participaram 95 (noventa e cinco) poetas vivos e 75 (setenta e cinco) homenagens a poetas mortos.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/05/2007 07:19:00 PM | | | Voltar

·······

18 de julho de 2007

Palestra aborda vida e obra de Dostoievski


O projeto Ciclo de Literatura da Livrarias Curitiba chega a sua quinta edição nesta quarta-feira (18/7) realizando a palestra "Dostoievski: Vida e Obra". O evento que tem entrada franca começa às 19h na loja do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775, Rebouças. Curitiba-PR) e terá como palestrante o escritor Erol Anar. Durante a conversa, o convidado vai abordar as obras de maior importância de Dostoievski como Crime e Castigo (1866), O Idiota (1868) e Os Irmãos Karamazov (1879). Anar é turco e estudou em cursos de antropologia, história da arte e pintura em universidades de Istambul. Foi membro da Associação dos Escritores Turcos, trabalhou no Centro de Arte Contemporânea de Ankara onde foi orientador de leitura da obra de Dostoievski e da literatura universal durante dez anos.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 08:36:00 PM | | | Voltar


Escritores debatem as fronteiras entre o erotismo e a pornografia


Jornal do Brasil - 14/7/2007 - por Mariana Filgueiras e Vivian Rangel
"Detesto cenas eróticas, essa quase psicanálise do amor. Para mim, é pornografia ou nada. O sexo tem de ser hardcore, explícito, triplex". Com esta frase, o argentino Alan Pauls acendeu a libido das mulheres que o viram na última Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). E reacendeu uma velha discussão literária: os limites entre o sensual e a mera pornografia, a necessidade de descrever cenas de sexo e a difícil arte de sugerir por elipses e metáforas o que pode ser facilmente expresso por uma única palavra chula. Apimentando a polêmica, o inglês Ian McEwan, autor do recém-lançado Na praia, acha que não há escolha para os grandes escritores: "Devem mostrar que podem escrever uma cena de sexo ou procurar outro emprego". >> Leia mais

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 10:20:00 AM | | | Voltar

·······

17 de julho de 2007

Curso: Criação Literária na AIC


Voltado para a formação de escritores nos gêneros poesia, ficção (conto, romance, novela) e não-ficção (biografia, reportagem, crítica). Com aulas práticas e apoio teórico, o aluno cria seus próprios textos com acompanhamento semana a semana por escritores de reconhecido prestígio, além de desenvolver suas habilidades e conhecimentos de forma, estilo e análise crítica.
O curso tem um forte traço contemporâneo - os temas e escritores estudados são referenciais para a literatura atual brasileira e internacional. Além das aulas, são oferecidos horários de consultoria e workshops opcionais nas áreas de roteiro cinematográfico e tradução.
No primeiro semestre, o aluno tem aulas nos três gêneros. No segundo semestre, opta por uma área de especialização.
Ao final de cada semestre, os alunos participam de uma leitura pública de seus textos. Como projeto de conclusão de curso, cada um apresenta um manuscrito que é o embrião de uma obra literária de sua autoria.


INICIO: 06/08/2007 => saiba mais : http://www.aicinema.com.br/


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/17/2007 09:07:00 PM | | | Voltar

·······

30 de junho de 2007

Guila Flint fala sobre a situação atual do conflito entre israelenses e palestinos na Saraiva


Bate Papo na Livraria Saraiva
Quarta-feira, 04 de julho às 19h00
Tema: Situação atual do conflito entre israelenses e palestinos
Palestrante:Guila Flint
Local: Livraria Saraiva, Shopping Ibirapuera - São Paulo/SP


Quarenta anos depois da chamada Guerra dos Seis Dias - de junho de 1967, uma das grandes questões que preocupam o Oriente Médio e o mundo inteiro é a perspectiva do longo e sangrento conflito entre israelenses e palestinos. Guila Flint, jornalista brasileira residente em Tel Aviv, cobre o conflito no Oriente Médio para a imprensa brasileira desde 1992. Guila, autora do livro 'Israel - Terra em transe - Democracia ou teocracia?' (editora Civilização Brasileira) - em parceria com a socióloga Bila Grin Sorj, falará sobre a situação atual do conflito e abordará a questão do fundamentalismo judaico, que é o tema principal do livro. De acordo com a jornalista, 'quando se discute a crise no Oriente Médio, se menciona freqüentemente o fundamentalismo islâmico, principalmente depois do 11 de setembro. Pouco se fala do fundamentalismo judaico, que é uma força política que vem alimentando esse conflito desde seu inicio, e vem assumindo um papel mais central na continuação do conflito a cada ano que passa'.


>>> saiba mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 01:46:00 PM | | | Voltar

·······

23 de junho de 2007

A ocupação israelense - 40 anos depois


Quarenta anos depois da chamada Guerra dos Seis Dias - de junho de 1967, uma das grandes questões que preocupam o Oriente Médio e o mundo inteiro é a perspectiva do longo e sangrento conflito entre israelenses e palestinos. Guila Flint, jornalista brasileira residente em Tel Aviv, cobre o conflito no Oriente Médio para a imprensa brasileira desde 1992. Guila, autora do livro 'Israel - Terra em transe - Democracia ou teocracia?' (editora Civilização Brasileira) - em parceria com a socióloga Bila Grin Sorj, falará sobre a situação atual do conflito e abordará a questão do fundamentalismo judaico, que é o tema principal do livro. De acordo com a jornalista, 'quando se discute a crise no Oriente Médio, se menciona freqüentemente o fundamentalismo islâmico, principalmente depois do 11 de setembro. Pouco se fala do fundamentalismo judaico, que é uma força política que vem alimentando esse conflito desde seu inicio, e vem assumindo um papel mais central na continuação do conflito a cada ano que passa'.


Lançado, por acaso, nas vésperas da Segunda Intifada, o livro "Israel - Terra em Transe", das brasileiras Guila Flint e Bila Grin Sorj é de uma atualidade e relevância para a compreensão das raízes do conflito do Oriente Médio, da identidade judaica e sionista e dos dilemas e contradições da sociedade israelense, que o tornam de leitura obrigatória para quem se preocupa com um Israel democrático, seguro e em paz com seus vizinhos. (Moisés Storch)


>>> Leia: Introdução; leia os comentários de >>> Moacyr Scliar, >>> Clóvis Rossi, >>> Júlio Nobre


Palestra
Terça-feira, 26 de junho às 19h30
Tema: A ocupação israelense - 40 anos depois
Palestrante: Guila Flint
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2007 02:57:00 PM | | | Voltar

·······

15 de junho de 2007

Escritores brasileiros contam sobre viagem a Israel


No próximo dia 25 de junho, Marina Colasanti, Affonso Romano Sant'Anna, Ana Maria Moretzsohn, Daniel Galera estarão reunidos na Livraria Armazém Digital, do Shopping Rio Design, para compartilhar com o público, suas impressões sobre Israel na viagem que fizeram ao país, junto com Walcyr Carrasco, Rubem Fonseca, Luis Fernando Veríssimo, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira entre outros, para participarem como representantes do Brasil, no Projeto 'Autores do Mundo Escrevem a Bíblia', ocorrido em Jerusalém, durante a 23ª Feira Internacional do Livro. Antes do relato, será exibido um DVD com alguns dos melhores momentos da visita a Israel, feita a convite da Confederação Israelita do Brasil- CONIB (www.conib.org.br/escritores ) e da Embaixada de Israel no Brasil, e depois, aberta a exposição de fotos. O evento que tem a organização da Confederação Israelita do Brasil e apoio da Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIERJ) e da Livraria Armazém Digital (www.armazemdigital.art.br ), com entrada franca (Pletz)


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 02:31:00 PM | | | Voltar

·······

14 de junho de 2007

O poeta kosavaro Engjëll Koliqi está em Belo Horizonte



Está em Belo Horizonte pela segunda vez o poeta kosovaro Engjëll Koliqi, premiado na Itália com seu livro IL MIO SECOLO SI CHIAMA AMORE.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 10:34:00 PM | | | Voltar

·······

20 de maio de 2007

Miguel Sanches Neto leva bom público ao Paiol Literário



No último dia 15 de maio, o escritor paranaense Miguel Sanches Neto levou um bom público ao Teatro Paiol, em Curitiba. Por duas horas, o autor de Um Amor Anarquista, Chove sobre minha Infância e Pisador de Horizontes conversou com a platéia do Paiol Literário, projeto realizado mensalmente na capital paranaense por meio de uma parceria entre o jornal Rascunho, o Sesi Paraná e a Fundação Cultural de Curitiba. Miguel falou sobre sua infância no Norte do Paraná, seus processos de leitura e métodos de criação e sobre crítica literária no Brasil, entre vários outros assuntos. O evento foi mediado pelo jornalista Paulo Camargo, editor do Caderno G, da Gazeta do Povo. (Nume Comunicação)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/20/2007 10:36:00 PM | | | Voltar

·······

18 de maio de 2007

Em breve sairá edital possibilitando a interessados no curso Português / Hebraico da Faculdade de Letras da UFRJ


Portadores de diploma de curso de graduação no Brasil ou no estrangeiro, tanto em faculdades e universidades públicas quanto particulares, em qualquer ramo de conhecimento, poderão se inscrever para seleção e ingresso na nova turma de Hebraico I a ser aberta excepcionalmente no meio do ano na Faculdade de Letras da UFRJ.


Após a inscrição os pedidos serão examinados pelo Setor de Língua e Literatura Hebraica e na inexistência de impedimentos legais, deferidos. Calcula-se a abertura de 10 a 15 vagas. Apresentando-se mais candidatos que vagas será realizada seleção de proeficiência mínima de caráter eliminatório . Caso contrário (menos candidatos que vagas) , não haverá seleção por prova eliminatória. Haverá uma TAXA DE INSCRIÇÃO por volta de 10 reais .


Esta é uma oportunidade para pessoas já com alguma graduação tomarem ou retomarem contato e aquisição da língua e literatura hebraica bem como criar possibilidades para aqueles que atuam na área e não têm diploma formal na mesma, se qualificarem no mercado através da possibilidade de exercerem a dupla licenciatura em Português e Hebraico. Qualquer dúvida a respeito os interessados podem enviar suas indagações para meu email do Professor Henrique Samet.


Faculdade de Letras - Pavimento térreo
Avenida Horácio Macedo, 2151 - sala D-105, tel: 2598-9770 / 2270-1696.
Cidade Universitária - CEP: 21941-917 - Ilha do Fundão - RIO DE JANEIRO


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 10:56:00 PM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2007

Ubiratan Brasil e o Márcio Seligmann no CCJ


No Destaques da Literatura, que acontece hoje (16/05), Ubiratan Brasil e Márcio Seligmann comentam o livro A menina que roubava livros, sobre uma garota que escapa repetidamente de morrer tendo a 2ª Guerra Mundial como pano de fundo. O livro de Markus Zusak, jovem australiano de 31 anos, figurou durante 43 semanas na lista de best-seller do jornal New York Times. Ubiratan Brasil é jornalista formado pela Universidade de São Paulo e editor assistente do "Caderno 2" do jornal O Estado de São Paulo. Márcio Seligmann é graduado em História pela PUC de São Paulo e Mestre em Literatura Alemã pela USP. O evento é aberto ao público, e acontece às 20h30 no Centro da Cultura Judaica (Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré - São Paulo). Informações pelo fone 11-3065-4333.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:03:00 PM | | | Voltar

·······

11 de maio de 2007

Casa do Saber >>> Ferreira Gullar


O poeta e crítico Ferreira Gullar convida a um mergulho na obra de Clarice Lispector. Através de um olhar pessoal, afetivo e literário, ele vai apresentar nessa palestra um pouco dos horizontes e das interrogações presentes nos escritos da escritora. O encontro está marcado para amanhã (dia 12 de maio), às 18h, na Casa do Saber (Lagoa), com entrada franca. Informações: 2227-2237.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/11/2007 11:24:00 PM | | | Voltar

·······

10 de maio de 2007

APL debate o universal na literatura


O Estado de S. Paulo - 10/5/2007
A Academia Paulista de Letras debate hoje (10/05), às 17h30, em sessão presidida por Renato Nalini, o tema O Universal na Literatura. As discussões analisam em especial a obra de Homero, Shakespeare e Guimarães Rosa. Os debatedores são os acadêmicos Erwin Theodor, Hernani Donato e António Penteado Mendonça. A entrada é franqueada aos interessados. A Academia Paulista de Letras tem sede no Largo do Arouche, 312, na região central da cidade. Mais informações podem ser encontradas no site. Ou pelos telefones: 11-3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/10/2007 10:48:00 PM | | | Voltar

·······

8 de maio de 2007

Muita festa para os 80 de Suassuna


O Globo - 7/5/2007
O escritor Ariano Suassuna, que completa 80 anos no dia 16 de junho, está no Rio esta segunda-feira para uma de suas aulas-espetáculo, às 17h, no Palácio Itamaraty (Rua Marechal Floriano 196). É mais uma das muitas homenagens que marcam o aniversário do poeta, dramaturgo, romancista e defensor extremado da cultura popular brasileira. Também hoje começa outra delas. Às 19h, será aberto na Escola da Magistratura do Rio (Avenida Erasmo Braga 115 - 4oandar) o ciclo "80 Anos de Ariano Suassuna". O evento, com entrada franca, lançará diversos olhares sobre a obra de Suassuna. A palestra de abertura está a cargo da professora Maria Aparecida Lopes Nogueira, da Universidade Federal de Pernambuco. Autora de Ariano Suassuna - o cabreiro tresmalhado (Palas Athena), ela é uma das maiores especialistas na obra do escritor. >> Leia mais


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/08/2007 08:47:00 PM | | | Voltar

·······

5 de maio de 2007

Ninguém pode nos salvar dos nossos pensamentos


Quinta : 10 de maio de 2007 : 19h
FNAC (Shopping da Barra : Rio de Janeiro : RJ)

O escritor mineiro Pedro Maciel realiza palestra sobre o tema - Ninguém pode nos salvar dos nossos pensamentos.


Autor do romance A Hora dos Náufragos (Bertrand Brasil), o escritor fala de vida e morte em texto de estrutura criativa e pouco convencional. Para ele, "o pensamento está sempre além do corpo. Há cabeças que, mesmo cortadas, emitem pensamentos".


É do desassossego que Pedro Maciel encontra inspiração para escrever: "Eu só tenho vontade de escrever num estado de espanto, de indignação ou de desesperança. Escrevo para não conceber idéias obscuras e para não dissimular utopias. Escrevo para deixar o pensamento livre e fabular desilusões. Escrevo também para desmistificar mitos ou para habitar paraísos artificiais". Para Maciel, "o livro deve ser lido para justificar a beleza e deve ser relido para reencontrar a beleza".


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/05/2007 06:44:00 PM | | | Voltar

·······

4 de maio de 2007

Vilém Flusser no Centro da Cultura Judaica


No dia 17 de maio, quinta-feira, às 20h30, Martin Grossmann é o convidado especial do Centro da Cultura Judaica para o Café Filosófico Sipur sobre o filosofo Vilém Flusser, um dos intelectuais judeus que fugiram em direção ao Brasil durante a 2° Guerra Mundial. O ator Beto Matos ilustra a noite com textos de Flusser. Nascido em Praga, em 1920, Vilém Flusser imigrou para o país em 1940, onde viveu por 32 anos. Sua permanência no Brasil determinou sua linha de pensamento e fez com que o filósofo marcasse seu lugar na filosofia nacional. Teórico das novas médias e colaborador de pensamentos anti-racistas, sua experiência concreta de transcendência de pátrias ficou sendo seu trabalho cotidiano e o tema intrínseco de suas reflexões.


O Café Filosófico Sipur tem entrada franca e ocorre quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, no Auditório do Centro da Cultura Judaica, rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do metrô, em São Paulo. Informações pelo telefone (11) 3065.4344 ou no site www.culturajudaica.org.br. Duração: 1h30. Idade mínima: 14 anos. Auditório: 80 lugares. A área de Artes Cênicas do Centro da Cultura Judaica tem Silvana Garcia como consultora de programação, Paulo Rogério Lopes como Diretor literário, Débora Dubois na direção geral do Cabaré Sipur, e Ana Luísa Lacombe na coordenação geral de contação de histórias do Café Filosófico Sipur e Sipurim.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/04/2007 10:37:00 PM | | | Voltar


EntreLivros comemora dois anos com palestra na Fnac


Na quarta edição da série de palestras promovida pela Duetto Editorial e Fnac Pinheiros, o escritor Milton Hatoum, colunista de EntreLivros e vencedor dos prêmios Jabuti 2006 e Portugal Telecom, fala ao público sobre sua produção literária

A Duetto Editorial promove no dia 10 de maio, na Fnac Pinheiros, uma palestra com o escritor e colunista de EntreLivros Milton Hatoum. A revista, que comemora dois anos este mês, convida Hatoum para um bate-papo com seus leitores sobre criação literária e o cenário da literatura atual.


Vencedor dos prêmios Jabuti 2006 e Portugal Telecom com o livro "Cinzas do Norte", Milton Hatoum é hoje um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira. Estreou no mundo literário nos anos 80 com "Relato de um Certo Oriente", alcançando sucesso de público e crítica. O escritor amazonense consolidou sua carreira nos anos 90, com a obra "Dois Irmãos".


Serviço
Encontro com Milton Hatoum
Data: 10/05/07 - Horário: 19 h.
Local: Fnac Pinheiros - Praça dos Omaguás, 34


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/04/2007 08:24:00 PM | | | Voltar

·······