RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

9 de novembro de 2008

VerdesTrigos na coluna do SINOMAR

CULTURA ON LINE

Neste dia 11 de novembro, Verdes Trigos, o portal literário mantido pelo escritor prudentino Henrique Chagas completa 10 anos de existência. Desde 1998 Verdes Trigos vem conquistando a fidelidade dos apaixonados por livros e por cultura, de todo País. O site oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral, resenhas de livros, críticas e crônicas.

Hoje, no Jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, o jornalista SINOMAR CARMONA fez referencias elogiosas ao VerdesTrigos e aos 10 anos que comemoramos no próximo dia 11/11. Obrigado SINOMAR; sou lhe muito grato pelo apoio que sempre nos tem dado. Obrigado.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2008 05:01:00 PM | | | Voltar

·······

15 de setembro de 2008

NO BALCÃO DO BAR

A vida em Tel-Aviv é cara e difícil para quem não tem a sorte de ter um emprego estável e bem pago. Para se ter uma idéia, o custo de vida em Tel-Aviv é maior do que o de Nova York. Segundo uma pesquisa recente, a cidade é a 14ª mais cara numa lista de 143 lugares pesquisados pelo mundo. São Paulo aparece no lugar 25 e o Rio, no 31º. Com os preços pela hora da morte, os aluguéis altíssimos (não se aluga um quarto e sala por menos de mil dólares) e os salários menos atrativos do que já foram, não é surpresa que muitos jovens tenham que apelar para empregos temporários como garçom, entregador de jornal e operador de telemarketing, entre outros exemplos. Volta e meia aparece alguma pseudo-celebridade servindo café em algum restaurante. Semana passada, foi a vez da cantora e compositora Aya Korem, de 28 anos, aparecer nos jornais servindo cerveja num bar de Tel-Aviv. Há dois anos, ela era uma das maiores revelações da música israelense (dá para ver o clipe da música mais famosa dela, Shir ahava pashut, no link: YouTube).

Pelo menos umas quatro músicas da cantora ocuparam a primeira colocação nas paradas locais. Ela fez videoclipes, apresentou premiações, enfrentou paparazzi, lançou dois CDs... Mas hoje, depois do fracasso do segundo CD (o primeiro foi um super sucesso, mas o segundo...), ela também trabalha de fazendo drinques. Aya alega que está por baixo apenas temporariamente e que logo, logo dá a volta por cima. Ela também jura que trabalha por prazer, não pelo dinheiro. Mas não foi isso que as reportagens deram a entender. As mazelas financeiras fazem com que quase metade dos israelenses vivam em negativo no banco (algo em torno de 45% dos que têm conta bancária). Como as taxas de juros aqui são baixas, não custa tão caro assim ficar no vermelho. No Brasil, é suicídio. Mas aqui, os juros do cheque especial são de cerca de 4% ao ano. Então, ninguém se descabela estiver devendo ao banco. O fenômeno do negativo coletivo é tão grande que o banco central daqui decidiu impor limites. Agora, todos os clientes bancários só podem ficar no vermelho até um certo ponto. Para driblar essa regra, os israelenses agora pegam empréstimo atrás de empréstimo – a juros também baixos – para cobrir o cheque especial. Como a Aya Korem, muitos jovens esperam que as coisas melhorem. Enquanto isso, limpam mesas e atendem telefonemas. (Por Daniela Kresch, Jornalista, direto de Tel-Aviv)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/15/2008 11:32:00 PM | | | Voltar

·······

31 de agosto de 2008

Prêmio Nobel Orham Pamuk lança livro novo na Turquia

ANCARA (Reuters) - O escritor turco premiado com o Nobel Orhan Pamuk lançou um livro novo na Turquia nesta sexta-feira, seu primeiro desde que recebeu o prêmio.

"Museum of Innocence" é uma história de amor sobre um homem rico e seu parente distante e pobre. O editor de Pamuk, Nihat Tuna, disse à Reuters que a história é ambientada em Istambul, cidade natal do escritor, nos dias de hoje.

Pamuk, que recebeu o Nobel de Literatura em 2006, ainda é visto em seu país como escritor polêmico, apesar de sua popularidade e das grandes vendas de seus livros.

Ele foi julgado por suas declarações sobre o massacre de armênios pelos turcos otomanos durante a 1a. Guerra Mundial -- questão extremamente delicada na Turquia -- e sobre os combates, que se arrastam há décadas, entre separatistas curdos e o Exército turco no sudeste da Turquia. O julgamento foi arquivado, mas restou um sentimento de ira gerado por suas observações.

A segurança de Pamuk entrou em pauta após o assassinato, em janeiro de 2007, do destacado jornalista turco de origem armênia Hrant Dink, em Istambul. Quando era escoltado pela polícia para dentro de um tribunal, um suspeito-chave do crime avisou Pamuk para que tomasse cuidado.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 06:02:00 PM | | | Voltar

·······

6 de junho de 2008

FGV lança livro sobre judeus

PublishNews - 06/06/2008
A história dos judeus expulsos do Egito no século XX é retratada no livro Noites de verão com cheiro de jasmim (FGV. 192 pp., R$ 27), de Joëlle Rouchou. Nascida em Alexandria e criada no Rio de Janeiro, cidade na qual aportou aos três meses de idade, a autora busca neste livro compreender esta história, a partir da memória do grupo que veio se instalar no Brasil entre 1956 e 1957. A obra será lançada no dia 10 de junho, terça-feira, às 19h, na Livraria Argumento - Leblon (Rua Dias Ferreira, 417 - RJ. Tel: 21-2239-5294).

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 09:01:00 PM | | | Voltar

·······

17 de maio de 2008

LUTO: Escritora Zélia Gattai morre aos 91 anos em Salvador

A escritora Zélia Gattai Amado morreu aos 91 anos às 16h30 deste sábado em Salvador, segundo informações do Hospital da Bahia, onde ela estava internada desde o dia 16 de abril. A escritora se recuperava de uma cirurgia no intestino e, após um período de melhora progressiva, seu quadro se deteriorou rapidamente nos últimos dias.

Desde o ano passado Gattai passou por diversos períodos de internação. A escritora completaria 92 anos no dia 2 de julho deste ano. Descrita pela revista "Forbes" como uma das mulheres mais influentes na área cultural no Brasil em 2006, Gattai perdeu o marido Jorge Amado em agosto de 2001. Os dois se conheceram em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. Durante anos, Zélia datilografou os textos originais do marido.

Filha de imigrantes italianos, a escritora nasceu em 2 de julho de 1916, na capital de São Paulo, onde viveu toda a sua infância e adolescência. Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estréia, "Anarquistas, Graças a Deus", já acumulava mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil ao completar 20 anos de sua primeira edição. Os pais da escritora eram os imigrantes italianos Angelina e Ernesto Gattai e sua infância em São Paulo a inspirou em "Anarquistas, Graças a Deus".

A escritora tomou posse da cadeira nº 23 da ABL (Academia Brasileira de Letras) em maio de 2002, lembrando a trajetória pessoal e profissional do marido. Zélia foi eleita para ocupar a cadeira de Jorge Amado na ABL, que também já tinha sido ocupada por Machado de Assis (1839-1908).

Em seu discurso de posse, que durou uma hora, Zélia falou de sua infância, das obras de Jorge e da amizade do marido com o político baiano Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). Gattai deixa três filhos sendo dois com Amado, Paloma e João Jorge Amado, além de netos. O outro filho Luis Carlos, é fruto do casamento de oito anos com o militante comunista Aldo Veiga.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u402902.shtml

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 08:17:00 PM | | | Voltar


Less Stress: uma linda história de amor cantada em português e hebraico

Em 2005, eles se conheceram. Ela passava pelo Rio de Janeiro em férias, quando em um churrasco de amigos em comum se encontraram!... Tudo muito rápido. Gente decidida, que sabe o quer: morar juntos, se casar e ter uma família... Tudo isso na primeira noite. Pois é, Lilaz Davidoff e Gê Cardoso se conheceram e decidiram. Estão juntos desde aquela noite.

Ele jogou hockey sobre patins pela seleção brasileira e já havia tido uma carreira no Canadá e USA, e tinha uma escola de Ice Hockey em um shopping da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Foram 25 anos nessa profissão. Em 2005, sofreu um acidente de moto. Ficou impossibilitado de jogar hockey, pois havia perdido o calcanhar direito, membro essencial para patinar. Óbvio! O acidente mudou sua vida!

Lilaz também é cheff de cozinha formada no "Le Cordon Bleu", já havia cantado em vários lugares pelo mundo; e ele já tocava violão por ai!... Numa tarde de sol, ele, em casa, escutou aquela voz linda cantarolando, enquanto tomava o seu banho (realmente, ela cantava no chuveiro, rs rs rs). Assim que ela saiu do banho, ele que nunca ouvira ela cantar alguma música - pelo menos ele não havia parado para ouvi-la, depois dela dizer sobre suas cantorias pelo mundo - gente decidida, que sabe o que quer e onde quer chegar - tiveram a idéia de se juntar e também construir uma história musical. Como assim? Montaram uma banda: LESS STRESS.

Lilaz Davidoff é israelense - fala hebraico - e Ge Cardoso é brasileiro. Então, de forma simples, numa musicalidade excepcional mistura-se as Línguas Hebraica e Portuguesa em canções já muito famosas brasileiras (confira no my space) e também em composições próprias. A sonoridade e a musicalidade das línguas e dos dois países, lhes proporcionam um grande espaço para tal. Confira:

MY SPACE: www.myspace.com/lessstresslg  
YOU TUBE: http://www.youtube.com/watch?v=Dh-0Rr0_scw

Um casal, uma banda, a união das sonoridades e musicalidade hebraica e brasileira, que faz bem aos ouvidos. Trabalham pelas noites cariocas, fazendo festas de casamentos e eventos para a comunidade judaica e fora dela. Mazal tov!

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 06:11:00 PM | | | Voltar


Geração Berlim: a nova literatura alemã

A crítica literária Maike Albath conversa com os editores Augusto Massi e Maria Emília Bender

A Alemanha foi, durante muito tempo, uma “história do pós-Guerra”. A Reunificação Alemã, as gerações do pós-Guerra protagonistas do cenário político e social, a integração européia, a responsabilidade pela política internacional e a internacionalização da cultura alemã representam agora novos horizontes para o país. Isto se traduz também na literatura alemã atual.

Uma nova geração surge. O contínuo olhar sobre si e o perfil intelectual conhecidamente difícil e denso da literatura alemã cedem lugar a novas perspectivas: jovens autores fazem sucesso, principalmente as mulheres; bem-sucedidos são os autores de procedência não-alemã e, igualmente, assuntos não-alemães de atualidade global. Com estilo cativante, a geração Berlim tem tratado de assuntos atraentes e obtido sucesso de crítica, público e respaldo internacional.

Nesta palestra, Maike Albath apresenta o panorama atual da literatura alemã, fala sobre as tendências, assuntos e autores mais importantes, analisa o motivo do sucesso internacional e conversa com Augusto Massi, editor-executivo da Cosacnaify e Maria Emília Bender, diretora editorial da Cia das Letras.

Palestra
28 de maio 2008, quarta, 19h
Goethe-Institut São Paulo
Telefone: 11 3296 7000
cultura@saopaulo.goethe.org

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 02:55:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, no Rio de Janeiro

Com 14 anos de atuação, e mais de 27 mil assinantes nos quatro cantos do mundo, o Jornal ALEF (www.jornalalef.com.br),  destinado à comunidade judaica, vem tendo suas notícias publicadas no Le Monde Diplomatique - jornal francês de maior prestígio internacional, com mais de 2 milhões de leitores/dia. No dia 26 de maio, às 10h, o Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, principal homenagem do município do Rio de Janeiro, concedida por unanimidade pela Câmara Municipal por iniciativa da vereadora Patricia Amorim.

PARABÉNS ao Jornal ALEF, ao jornalista Mauro Wainstock, que, incansável, diariamente bem informa a comunidade judaica e a sociedade brasileira. Parabéns pelo merecido reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro ao seu trabalho. Nosso respeito e admiração. (Henrique Chagas)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:03:00 PM | | | Voltar

·······

14 de abril de 2008

Patrícia Kogut no O Globo on line

A jornalista de O Globo, Patrícia Kogut, especializada no mundo televisivo, lançou neste final de semana o seu site www.oglobo.com.br/kogut. Segundo publicidade veiculada, o novo site terá tudo que rola na TV, criticas dos programas, entrevistas, bate-papos e noticias exclusivas sobre artistas, alem de muita interatividade com os leitores, que poderão comentar as noticias, mandar vídeos e fotos. Os leitores também poderão votar dando nota 0 ou 10 para os programas. Patrícia é casada com o jornalista Ali Kamel e é filha do ativista comunitário e cirurgião plástico Dr. José Kogut.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 11:30:00 AM | | | Voltar

·······

9 de abril de 2008

Ziraldo paga R$ 40 mil a 'assassina' de seu papagaio

Folha de S. Paulo - 09/04/2008 - por Mônica Bergamo
Se, por um lado, receberá indenização de R$ 1 milhão por ter sido perseguido pela ditadura militar, por outro o cartunista Ziraldo foi condenado a desembolsar R$ 40 mil, em seis meses, para indenizar a produtora cultural Lulu Librandi por danos morais, informa Mônica Bergamo. Duas parcelas já foram pagas. Há oito anos, ele chamou Lulu de "filha da puta" numa entrevista por causa de desavenças que os dois tiveram quando eram dirigentes da Funarte no governo de José Sarney. No processo, Ziraldo disse ainda que a produtora tinha "assassinado" seu papagaio já que a ave "morre quando alguém te deseja o mal". >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/09/2008 07:53:00 PM | | | Voltar

·······

28 de março de 2008

Noblat indica VerdesTrigos em blog no O Globo

Confira e deixe o seu recado.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/28/2008 12:08:00 AM | | | Voltar

·······

26 de março de 2008

Entrevista: 'O gosto amargo dos sonhos', com Amós Oz

O escritor Amós Oz fala de Israel e Palestina, o sonho do sionismo e como os políticos ouvem os artistas e depois esquecem tudo o que eles ouviram.

Amós Oz é um escritor israelense de fama internacional cujos trabalhos têm sido traduzidos para mais de 45 línguas. Em maio, com o roteirista Tom Stoppard e com o Vice-Presidente Al Gore, ele receberá o prêmio Dan David, totalizando três milhões de dólares. Oz, 69, que ensina literatura na Universidade Bem Gurion, no sudeste de Israel, foi citado pelos juízes por "retratar os eventos históricos e ao mesmo tempo enfatizar o individuo e a exploração pessoal do trágico conflito entre duas nações". Membro fundador do Movimento Paz Agora, Oz tem sempre estado à frente da dificuldade israelense referente à identidade e defende com fervor uma solução para os dois Estados. Ele recentemente deu uma entrevista à Joana Chen, da NEWSWEEK, na sua casa em Tel Aviv, sobre literatura, política e sobre as vozes dos mortos que não se vão.

NEWSWEEK: O que você acha que faz a sua escrita tão acessível para as pessoas do mundo inteiro?
Amós Oz: Eu acho que há algo universal no provincial. Meus livros são muito locais, mas de um modo estranho, eu acho que o quanto mais local, paroquial e provincial, mais universal a literatura pode ser.

Por que tão poucos livros seus tem sido traduzidos para o Árabe?
A tradução árabe é tão importante para mim quanta outra qualquer. É aquela que eu me envolvo mais. Infelizmente, há uma parede de resistência nos países árabes. Muitos editores árabes não tocam em nada vindo de Israel, não importa se vem dos falcões [radicais] ou das pombas [diplomáticos]

O que você fez para remediar isto?
"De amor e trevas" é agora traduzido para o Árabe pela família de George Khoury, um aluno israelense palestino que levou um tiro na cabeça por terroristas que o confundiram com um judeu enquanto ele estava praticando seu "jogging" em Jerusalém. Eu estou muito tocado por isto e pela nobre decisão da família de tratar esse livro como uma ponte entre as nações.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA (tradução: Henrique Chagas VerdesTrigos / Eliane Nascimento)

Também publicado no Jornal Alef

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 12:40:00 AM | | | Voltar

·······

3 de março de 2008

Morre William Buckley, escritor e comentarista norte-americano

Aos 82 anos, morreu na última quarta-feira (27) o escritor norte-americano William Buckley. Ele era conhecido por seu conservadorismo, divulgado principalmente por meio da revista que fundou, a influente National Review. Segundo o site da revista, ele faleceu enquanto trabalhava em seu estúdio de Stamford, Connecticut, depois de um ano doente. Buckley foi o autor de mais de 50 livros, entre eles o recém-publicado Let Us Talk of Many Things: The Collected Speeches. Leia mais no site do jornal The New York Times.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 02:49:00 PM | | | Voltar

·······

24 de fevereiro de 2008

Jornalistas comemoram liminar do STF que suspende artigos da Lei de Imprensa

A repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal de revogar alguns artigos da Lei de Imprensa foi positiva. Datada de 1967, a Lei de Imprensa é vista como um dos últimos resquícios da época do regime militar.

Diretora de jornalismo da TV Brasil, Helena Chagas define a Lei de Imprensa como um “entulho autoritário da ditadura”. “O STF provocou essa discussão num momento em que é preciso também lembrar dos novos meios de comunicação, como os veículos online, blogs.”

Já era para ter acabado. A Lei de Imprensa é anacrônica e da época da ditadura, que está morta e enterrada”, observou o jornalista esportivo Juca Kfouri.

José Hamilton Ribeiro, repórter especial do Globo Rural, acredita que a imprensa não precisa de uma lei específica. “Para jornalista canalha, existe o Código Penal. Precisamos de uma boa Constituição, que defenda a liberdade do povo e, automaticamente, a liberdade de expressão através de todos os veículos. Jornalista que calunia, difama ou injuria deve ir para a cadeia, como qualquer outra pessoa”. ++++

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/24/2008 11:27:00 PM | | | Voltar

·······

9 de fevereiro de 2008

Rapidinhas do SINOMAR

O portal literário VerdesTrigos oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. É um dos meus preferidos. Recomendo! (sinomar, 27/01/2008)

Obrigado pela recomendação do VerdesTrigos na sua coluna impressa e virtual. Bem sabe que sou leitor diário da sua coluna no IMPARCIAL e tenho o seu site como um dos meus favoritos e também recomendo aos internautas que visitam o VerdesTrigos, especialmente para conhecerem o que se passa na cidade de Presidente Prudente/SP. Sua opinião faz diferença em nossa cidade e em nossa sociedade. Obrigado.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/09/2008 01:17:00 PM | | | Voltar

·······

1 de fevereiro de 2008

Soluções de impressão digital

PublishNews - 01/02/2008
Abrir portas e ferramentas para soluções em impressão digital. Este é o objetivo do PODi Application Forum Latin America - Brasil 2008, evento que acontece entre os dias 18 e 19/02 no Novotel Center Norte (Av. Zaki Narchi, 500, Vila Guilherme), em São Paulo. Provedores de serviços como gráficas e agências de marketing, além de executivos de comunicação em geral, irão se reunir para discutir os rumos e as soluções nesta área, em pleno crescimento no Brasil. Por meio de conferências, workshops e, principalmente, da apresentação e discussão de cases bem-sucedidos de soluções em impressão digital, o fórum inaugura as atividades em território latino-americano da PODi - The Digital Printing Initiative. Mais informações sobre o fórum no site ou com Rudy Zanella, pelo telefone 11-5053-9917.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/01/2008 08:51:00 PM | | | Voltar

·······

31 de janeiro de 2008

Pós-graduação em Jornalismo Literário


Portal Literal - 25/01/2008
A Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) prorrogou até 30/01 o prazo das matrículas para especialização em Jornalismo Literário. Coordenado por Edvaldo Pereira Lima, Sergio Vilas Boas e Celso Falaschi, o curso será ministrado em São Paulo, Campinas e Goiânia. As aulas serão quinzenais, entre fevereiro de 2008 e abril de 2009, com duração de 15 meses. As inscrições podem ser feitas no portal Texto Vivo. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/31/2008 11:29:00 PM | | | Voltar

·······

20 de janeiro de 2008

Saramago está internado nas Canárias

O escritor português José Saramago, 85, está internado em um hospital particular na ilha de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde mora. Ele está recuperando-se de problemas respiratórios.
O hospital confirmou a internação, mas não passou mais detalhes sobre o estado de saúde e a data em que o escritor foi internado.
De acordo com a imprensa espanhola, o escritor foi para o hospital em meados de dezembro com insuficiência respiratória. Segundo as fontes consultadas, seu quadro de saúde é estável.
Nobel de Literatura em 1998, Saramago mora desde 1993 nas Ilhas Canárias, ao lado de sua mulher, a jornalista Pilar del Río. Saramago é autor de "Ensaio sobre a Cegueira" e "A Jangada de Pedra", entre outros livros.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 03:31:00 PM | | | Voltar

·······

5 de janeiro de 2008

Romance rejeitado 20 vezes ganha prêmio

El Mercurio (Chile) - 04/01/2008
Uma ex-funcionária dos correios britânicos, cujo romance foi rejeitado por 20 agentes literários britânicos antes que uma editora acreditasse em seu potencial, ganhou o Costa Book Awards, um dos prêmios mais prestigiados do Reino Unido. Cahterine O'Flynn recebeu o prêmio por What was lost (O que foi perdido), seu primeiro romance. A autora segue os passos de J. K. Rowling, cujos livros de Harry Potter foram recusados por mais de dez editoras até serem aceitos pela Bloomsbury. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/05/2008 11:07:00 AM | | | Voltar

·······

17 de dezembro de 2007

Não posso e não devo me calar

Folha de S. Paulo - 17/12/2007 - por Paulo Cesar de Araújo
É lamentável que Roberto Carlos tenha entrado na Justiça sem ao menos ter lido a sua biografia, Roberto Carlos em detalhes. "Fizemos um resumo para ele", confessa o advogado Marco Antônio Campos. Se o resumo que o advogado fez ao cantor foi o mesmo que está na queixa-crime e propaga em entrevistas, está finalmente explicado por que Roberto Carlos ficou tão furioso com um livro que engrandece a sua vida e a sua arte. E agora também finalmente sabemos a que ele estava se referindo quando, na primeira manifestação contra o livro, disse em entrevista coletiva que nele haveria "coisas não verdadeiras". Ou seja, diante de toda a imprensa brasileira, um dos maiores artistas do país desqualifica o trabalho de um profissional apenas baseado num resumo adulterado que lhe foi fornecido por colaboradores. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/17/2007 07:54:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2007

Jessica e Rogéria

SÃO PAULO - A semana foi do petróleo, mas duas fotos chamaram atenção: 1. A do travesti Rogéria seminu (ou seminua, como queiram), o que provocou o cancelamento da exposição do fotógrafo Luiz Garrido no Salão Negro da Câmara; 2. A da garota Jessica, presa com outros oito jovens da zona Sul carioca, acusados de formar uma quadrilha de "elite" de traficantes de ecstasy.
São imagens distintas e histórias de relevância desigual, mas juntas dizem algo sobre o "zeitgeist" (o espírito do tempo) do Brasil atual.
Invocou-se na Câmara, para censurar o retrato de Rogéria, o dever de preservar a criança e o adolescente de "tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor". Ora, aplicada a lei, a maioria dos ilustres congressistas estaria vetada para visitação, de crianças ou de marmanjos.
A foto de Rogéria sugere uma irreverência quase "naïve", nada tem de chocante ou vexatório e exibe de modo discreto parte daqueles pêlos que, como canta Chico Buarque, só a bailarina que não tem.
O excesso de moralismo ocupa o lugar da falta de moralidade. É o caso de parafrasear Theodor Adorno: o Congresso é permissivo no trato da verba pública e pudico com os costumes; o contrário seria melhor.
O estatuto do adolescente não vale mais para Jessica, 18 anos. Todos os grandes jornais a estamparam algemada, inclusive a Folha. "A bela do tráfico", carimbou um deles.
A mídia alimenta e satisfaz as perversões consentidas pela "sociedade do espetáculo". E, ao expor -aí sim- a garota a abusos de tratamento violento e desumano, ainda ajuda a criar a ilusão de que a lei é igual para todos. Não é. Pobre ou preta, Jessica teria direito às algemas, não à foto na capa: estaria no porão, sob os cuidados de praxe da polícia. O caso e sua cobertura pela mídia são sintoma de regressão social, nunca de avanço democrático.
A proibição de uma imagem e a hiperexposição da outra traduzem um momento do país. E vem referendar as taras conservadoras dos "homens de bem". (Fernando de Barros e Silva na FSP)

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 08:35:00 PM | | | Voltar

·······

19 de outubro de 2007

A discórdia no reino de Deus


Valor Econômico - 19/10/2007 - por Marília de Camargo César
Há uma diferença entre os velhos e os novos cientistas e filósofos que defendem uma visão de mundo destituída de Deus: a agressividade. O exemplo máximo desse tom mais virulento, que considera ignorantes e obscuros os que ousam crer no sobrenatural, está em Richard Dawkins, o biólogo autor do best-seller Deus, um delírio (Companhia das Letras). Esta é a opinião de um colega de Dawkins na Universidade de Oxford, o professor de história da teologia Alister McGrath, ex-ateu, doutor em biofísica molecular, pesquisador sênior do Harris Manchester College. Ao lado de Joanna McGrath, professora de psicologia da religião na Universidade de Londres, ele escreveu uma resposta ao livro de Dawkins. Recém-lançado pela Editora Mundo Cristão, O delírio de Dawkins é uma contra-argumentação contundente.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 02:51:00 PM | | | Voltar

·······

23 de setembro de 2007

O caso do livro no 'index', por Luis Nassif


A guerra ideológica continua produzindo uma vítima recorrente:a notícia. Digo isso a propósito do artigo de Ali Kamel em "O Globo", reproduzido no "Estadão", desancando o livro "Nova História Crítica, 8ª série" - acusado por ele de doutrinação comunista -, e denunciando o MEC (Ministério da Educação) de distribuí-lo gratuitamente. A denúncia repercutiu na imprensa mundial, de "El Pais", na Espanha, ao "Miami Herald", nos Estados Unidos.
Na verdade o livro foi adotado pelo MEC em 2002, gestão Fernando Henrique Cardoso, e deixou de ser adotado em abril deste ano, gestão Luiz Ignácio Lula da Silva. E Kamel sabia disso.
***
Nem a indicação foi culpa de FHC (se é que se pode falar em culpa), nem a desclassificação foi obra de Lula. Kamel sabia que o processo de seleção de livros, pelo MEC, virou uma política de estado, ainda na gestão FHC, e não houve nenhuma modificação que sinalizasse para sua politização.
O sistema de seleção criado virou padrão para muitos países. O papel do MEC é definir um conjunto de universidades que sejam centros de excelência. Depois, cada qual indica professores para analisar as obras. O MEC avalia apenas se há conflito de interesses, se o professor eventualmente tem ligação com alguma editora.
Em seguida, todos são chamados a Brasília e lhes são entregues os livros sem identificação de editora ou autor. As obras recomendadas entram em uma lista do MEC e são apresentadas às escolas, para escolha dos professores.
***
O livro em questão entrou para a lista em 2002, devido à avaliação positiva de um professor da UNESP (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Neto), ainda na gestão Paulo Renato de Souza. Quem retirou de pauta, na última avaliação, em abril passado, foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pois os novos avaliadores entenderam que as ressalvas eram fortes demais para que permanecessem. Nem o MEC interferiu no primeiro movimento, nem interferiu no segundo. A única mudança que fez foi ampliar o número de universidades de quatro para oito. O livro acabou vetado por um avaliador de uma nova universidade incluída na seleção.
***
Repito, Kamel sabia disso. Mais. Na seleção de trechos que colocou, do livro, menciona o que considera loas aos regimes comunistas. Mas deixou de fora trechos do livro em que há críticas explícitas ao marxismo, a Stalin e a Mao.
Pior: homem que domina as estatísticas, deixou as ferramentas de lado na hora de analisar as obras colocadas à disposição dos professores. Existem 400 livros didáticos apenas na 4ª e 5ª séries. Não se valeu sequer de amostragem estatística, como, por exemplo, avaliar 20 livros e constatar problemas em parte deles.


Visite o BLOG e confira outras crônicas
Email: Luisnassif@ig.com.br


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2007 08:45:00 PM | | | Voltar

·······

14 de setembro de 2007

Reforma ortográfica: ainda não!


Enviado por Galeno Amorim - 13/9/2007
Pelo menos uma coisa os leitores do blog e o ministro da Educação, Fernando Haddad, têm em comum: eles acham que ainda não é a hora da reforma ortográfica, inicialmente prevista para começar a vigorar já no início de 2008, ainda que sem a participação de Portugal (mas ela foi novamente adiada).
A enquete da quinzena mostrou que 51% dos internautas que navegam por aqui são contrários à adoção da reforma ortográfica. 31% deles dizem ser favoráveis, enquanto que 16% se dizem não estar suficientemente informados para dar sua opinião e 2% simplesmente se mostram indiferentes à discussão.


[NOTA] Como já publicado aqui no VerdesTrigos, penso que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já está em vigor, na ordem jurídica internacional e nos ordenamentos jurídicos dos três Estados acima indicados, desde 1 de Janeiro de 2007, na sequência do depósito junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, das Cartas de Ratificação da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, promovida em Dezembro de 2006, via Secretariado Executivo da CPLP.


Resumo da ópera:
O Acordo Ortográfico encontra-se em vigor para Brasil, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe;
Os restantes signatários só lograrão ver o Acordo como parte dos seus ordenamentos internos, por uma de duas formas:
a) Ratificação do Acordo e do 2º Protocolo Modificativo, e entrada em vigor com o depósitodos mesmos, ou;
b) Ratificação do Acordo na sua forma original, e entrada em vigor com o depósito do último dos signatários.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/14/2007 12:09:00 PM | | | Voltar

·······

10 de setembro de 2007

Verdes Trigos tem site com dicas de livros


Incentivar o hábito de leitura, esse é o objetivo do site da ONG cultural "Verdes Trigos". Criada há nove anos em Presidente Prudente, a página recebe em média 3.400 visitas por dia. Lá é possível encontrar dicas de livros e comentários sobre obras que ainda não estão a venda. Tudo isso porque as editoras enviam seus exemplares para o fundador da ONG, Henrique Chagas, fazer a análise dos livros.

Entre as pessoas que cultivam o hábito de leitura, o site está cada vez mais popular. Há 9 anos as visitas diárias não passavam de 100 pessoas.

"Quando comecei, existia um site chamado 'Lemon Yellow' (Limão Amarelo), que era escrito por uma professora universitária e o título principal dizia: 'I link therefore I am' (Eu linco, logo existo). Era uma espécie de diário, no qual ela fazia análises criticas dos livros que lia. Comecei a acompanhar o trabalho e, a partir disso, eu fiz algo parecido. Leio em média 10 livros por mês e a cada 300, 400 livros acumulados, dôo para bibliotecas comunitárias", conta Chagas.

Ele acrescenta que é importante dividir os conteúdos literários com as pessoas que se interessam e não podem comprar. "É um dever social disseminar o gosto pela leitura", garante.

O site Verdes Trigos também conta com colaboradores aleatórios, ou seja, pessoas que visitam a página e mandam conteúdo para Chagas. Ele edita e seleciona as melhores matérias antes de disponibilizá-las na internet. (Daiane Renata Pavarelli, Gabriela Cristiane Rodrigues, Gisele da Silva Ramos e Vagner Pereira da Silva).


[Nota] A matéria acima está publicada no Blog Interlogado. Concedi entrevista para Daiane Pavarelli antes do feriado.


Links relacionados
MARIA CLARA LIVROS => Um blog para quem gosta de livros




Technorati : ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/10/2007 10:35:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2007

Entrevista para Tv Fronteira/Globo



Henrique Chagas concede entrevista para Tv Fronteira/Globo (reportagem no SPTV) sobre a verdestrigos.org


Veja o vídeo.




Technorati : ,

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 02:46:00 PM | | | Voltar

·······

31 de agosto de 2007

Os cães ladram...


Folha de S. Paulo - 31/8/2007 - por Mônica Bergamo ...
..... e a caravana literária do ministro Eros Grau, do STF (Supremo Tribunal Federal), faz sucesso. Segundo Mônica Bergamo, seu livro erótico, "Triângulo no Ponto", já vendeu mais de 5 mil exemplares e caminha para a terceira edição. >> Leia mais




Technorati : , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2007 10:03:00 PM | | | Voltar

·······

28 de agosto de 2007

Livro que acusa a ditadura por torturas irrita militares


Folha de S. Paulo - 28/8/2007 - por Eliane Cantanhêde
Os militares reagiram com irritação ao livro Direito à memória e à verdade, documento oficial do governo acusando o regime militar por torturas e mortes de opositores. Avaliam, segundo a Folha apurou, que o livro é extemporâneo e não tem nenhuma novidade em relação a tudo o que há anos vem sendo publicado sobre os chamados "anos de chumbo". Os militares consideram incompreensível a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de patrocinar o livro, assumi-lo como documento oficial e ainda fazer cerimônia no Palácio do Planalto, amanhã (29/08), para divulgá-lo. >> Leia mais


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2007 11:44:00 PM | | | Voltar

·······

26 de agosto de 2007

Livro vai contar história do Silvio Santos empresário


Ex-diretor de jornalismo do SBT, TV Gazeta e TV Cultura, o jornalista Albino Castro, 58, foi contratado na semana passada pelo Grupo Silvio Santos para contar em livro a história do Silvio Santos empresário.
A biografia oficial sai em dezembro, em comemoração aos 50 anos do Grupo Silvio Santos. O conglomerado, que fechou 2006 com 10.988 "colaboradores" (95% eram funcionários) e faturamento bruto de R$ 3,2 bilhões, nasceu em 1958 com a Ali Produções Ltda., uma firma de fundo de quintal que prestava serviços de alto-falante.
"A vida artística de Silvio Santos todo mundo conhece. Mas a do empresário é pouco conhecida. Ele se tornou artista para vender os produtos dele. Uma vez, me contou que era um vendedor de carnês do Baú que tinha montado uma televisão para isso. Ele se considera muito mais empresário do que artista", afirma Castro.
Segundo o jornalista, essa "lógica" explica a instabilidade da grade do SBT e o fato de o jornalismo ser tão desprestigiado na rede. "Uma emissora apolítica é importante para um empreendedor", diz Castro. (Daniel Castro, Outro Canal, FSP) +++++


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/26/2007 08:35:00 PM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2007

Documentário ''Matarazzo'' é gravado em Pres Prudente, SP


O cineasta Vicentini Gomez esteve ontem em Presidente Prudente para dar continuidade à gravação do documentário "Matarazzo: uma história", previsto para ser concluído entre abril e maio do próximo ano. No período da tarde, quatro prudentinos - um historiador, uma antropóloga, a filha de um gerente das Indústrias Francisco Matarazzo e um escritor - estiveram presentes nas instalações do Matarazzo, onde foram entrevistados pelo cineasta.
Hoje, Gomez estará no local para filmar o desenvolvimento da obra, que vai transformar o Matarazzo no maior centro cultural do Oeste Paulista. No total, serão realizadas aproximadamente 2 horas de gravação, que vai se somar a um material bruto de 15 horas. Para o cineasta, o material coletado por meio de entrevistas é relevante para o filme, porque coloca o telespectador dentro do contexto histórico e social sobre o qual as indústrias Matarazzo está inserido.
"O Centro Cultural Matarazzo vai permitir o desenvolvimento de uma série de atividades que, talvez, não seria possível sem este local. A revitalização é algo caro, mas que felizmente a Secretaria de Cultura resolveu abraçar. Esse processo é realmente importante, porque vai possibilitar a realização de vários eventos culturais para Presidente Prudente e região em um único espaço", afirma. Além de Kunzli, estiveram presentes no prédio Izaura Victor, filha do gerente das Indústrias Matarazzo, Paulo Victor; o historiador Francisco Maia Neto e o professor, escritor e diretor do Centro Cultural Virtual "Verdes Trigos", Henrique Chagas.
O local irá abrigar a Escola Municipal de Artes Professora Jupyra da Cunha Marcondes, um teatro municipal com capacidade para 700 lugares, quatro salas para ensaios de espetáculos teatrais e de dança, café e praça de alimentação, três galerias de artes plásticas, cinema, museu, laboratório de fotografia, flat para hospedar artistas e convidados e ala para parte administrativa da Secretaria de Cultura, que será transferida para o prédio. >>>>>


Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2007 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

18 de julho de 2007

Entrevista com o criador do sítio cultural ''VerdesTrigos''. Acompanhe


Cíntia Corrales entrevistou Henrique Chagas para o OverMundo. A entrevista esteve por vários dias ocupando a primeira página de destaques em razão dos votos recebidos por apreço à matéria elaborada. Confira:
"Desde o ano passado, tendo conhecido o site Verdes Trigos, tornei-me leitora assídua e passei a admirar o trabalho de seu criador, Henrique Chagas. Generoso com todos que o procuram, terminamos estreitando contato. O site tem como principal razão de ser fomentar o hábito da leitura, divulgando conteúdos culturais, especialmente literários. Nesta entrevista no Overmundo vamos conhecer um pouco mais sobre Henrique e seu trabalho. Nascido em Cruzália, interior de São Paulo, ele e os seis irmãos eram conhecidos como os filhos do "Zé Terra", o homem que vendia vassouras. "Meu pai foi vítima da tuberculose e não podia trabalhar na roça, então fabricava vassouras." Assim, eles iam descalços até a escola. Trinta anos depois de ter saído de lá, ele participou da comemoração dos 60 anos da Escola Joaquim Gonçalves de Oliveira, à qual fez uma doação de cerca de 200 livros, mostrando aos jovens um exemplo vivo de perseverança".

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 02:48:00 PM | | | Voltar

·······

16 de julho de 2007

ABL comemora 110 anos


O Globo - 14/7/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
"O vosso desejo", afirmou Machado de Assis no discurso de posse na presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL), "é consertar, no meio da federação política, a unidade literária. Tal obra exige, não só a compreensão pública, mas ainda e principalmente a vossa constância". O discurso, brevíssimo, com poucas e incisivas linhas, foi proferido em 20 de julho de 1897, dia em que se fundou a ABL, e a cada ano vem sendo repetido pelo presidente da casa na mesma data. De acordo com a coluna No Prelo, na próxima sexta-feira (20/7), nos 110 anos da instituição, o presidente Marcos Vinicius Vilaça o lerá na sessão solene que terá como orador o acadêmico José Sarney e promete contar com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 07:56:00 PM | | | Voltar

·······

4 de julho de 2007

Lançamento: HIEROSGAMOS - DIÁRIO DE UMA SEDUÇÃO


HIEROSGAMOS - DIÁRIO DE UMA SEDUÇÃO
Autor: SKLAR, NOGA LUBICZ


"Com despudorada narrativa erótica, da pele à cona, ela brinca com palavras de múltiplos sentidos, e nos desperta para o desejo de também construir uma vida de amor.

De uma personagem de Almodóvar transforma-se na morena do Cântico dos Cânticos, mostra-nos o seu lado brilhante, numa disposição surpreendente para se apaixonar. Como é tímida, faz amor em inglês, e prova da doçura do leite e mel, eretz zavat halav como Semadar, na cama com Salomão. Como não se contentou em viver apenas um amor platônico e virtual, por suas trilhas secas, com a cona pingando de úmida, lançou-se sobre o mar, dividindo-o; e voou milhas para compreender o dinamismo e a essência do amor, que se perpetua de frente para o Cristo Redentor, no Alto Leblon" (Henrique Chagas)


Lançado na FLIP 2007, em Paraty. Já à venda




Technorati : , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2007 10:20:00 AM | | | Voltar

·······

1 de julho de 2007

São Paulo está muito bem na fita


São Paulo seduz cineastas, exibe o lado fotogênico na atual safra de filmes nacionais e atrai produções de fora


SILVANA ARANTES - DA REPORTAGEM LOCAL
O Rio de Janeiro continua lindo, mas é a acinzentada São Paulo, com seus 5,8 milhões de carros, o engarrafamento como sinônimo de rotina do cidadão e a marca da "deselegância discreta" que fica cada vez mais atraente aos olhos e às lentes dos cineastas, daqui e de fora.
Na safra de filmes em cartaz, como "Não por Acaso", de Philippe Barcinski, e entre os que serão rodados nos próximos meses no país, não faltam exemplos dos que tratam a cidade como personagem, e não apenas como cenário.
"Meu grande desafio era fazer com que São Paulo fosse mais do que uma locação [ambiente de cenas], porque o filme lida com a relação do homem com o meio, que é algo meio intangível", diz Barcinski.
O cineasta Walter Salles, que ao lado de Daniela Thomas começará a filmar seu "Linha de Passe" em São Paulo na semana que vem, acha que Barcinski "capturou de forma ao mesmo tempo sensível e contundente" o aspecto mais particular de São Paulo: "O fato de estar em constante movimento". >>> leia mais




Technorati : , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 02:22:00 PM | | | Voltar


Frias e a busca modesta da verdade, um pouco da história do Brasil


Jornalista Mario Sergio Conti escreve sobre a obra de Engel Paschoal. Biografia, reeditada agora, apresenta um retrato desmistificador ao combinar realismo e franqueza.



Entre os méritos de "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", e eles são vários, o que se impõe logo de início é a combinação de objetividade e modéstia. Objetividade porque o livro pretende ser tão-somente, como diz seu autor, Engel Paschoal, um perfil - o retrato de um empresário que, já cinqüentão, comprou e reformulou a Folha de S.Paulo. E modéstia porque o perfilado nunca foi homem de fazer praça de seus feitos.




Technorati : , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 01:41:00 PM | | | Voltar

·······

16 de junho de 2007

Autêntica lança Prêmio José Mindlin de Literatura


O lançamento oficial do Prêmio José Mindlin de Literatura será no dia 22 de junho, às 17 horas, no Salão do Livro e Encontro de Literatura de Belo Horizonte. A iniciativa é da Autêntica Editora em parceria com a Câmara Mineira do Livro. Patrono do concurso, o bibliófilo e imortal da Academia Brasileira de Letras José Mindlin é presença confirmada.
A finalidade do Prêmio José Mindlin de Literatura é distinguir obras inéditas, no idioma português, de autores brasileiros ou naturalizados, independentemente de se tratar de autor estreante, na categoria Narrativas de Ficção (toda obra em prosa cuja forma possa ser classificada nos gêneros romance, novela, memórias, livro de contos e livro de crônicas). O autor da obra vencedora receberá um prêmio no valor de R$10.000,00 e terá seu livro publicado e distribuído pela Autêntica em todo o território nacional. O Prêmio celebra o 10º aniversário da Editora, que em 2008 passará a investir mais na publicação de obras de ficção.
O Regulamento estará disponível no site da Autêntica a partir do dia 22 de junho, quando serão abertas as inscrições.


Mindlin no Salão do Livro de Belo Horizonte


Ninguém melhor do que ele para falar do amor pela literatura. Sua coleção é de mais de 30 mil títulos, sendo a maioria delas raríssimas, em quase 80 anos de dedicação e amor pela literatura. Dono da maior coleção de livros da América Latina, o imortal da Academia Brasileira de Letras, José Mindlin, participará do Salão de Idéias Especial, promovido pela Autêntica Editora.


Agende-se:
Salão de Idéias Especial "José Mindlin um caso de amor com os livros"
Dia 22 de junho às 17 horas.
Local: Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 - Bairro Floresta - Belo Horizonte/MG.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 12:14:00 PM | | | Voltar

·······

10 de junho de 2007

CRANIK entrevistou Henrique Chagas, do Portal VerdesTrigos


O administrador do CRANIK "Ademir Pascale Cardoso" entrevista o criador do sitio cultural Verdes Trigos "Henrique Chagas". (23/09/06).


Um apaixonado por livros desde criança, Henrique Chagas faz questão de ressaltar a importância da literatura na vida das pessoas. "Ler é agregar conhecimento. Dessa maneira você consegue compreender melhor o que acontece na sua vida, ao seu redor e na sociedade. Livros são ótimos instrumentos de reflexão", conclui.


Com a proposta de estimular a leitura e saciar a fome de cultura, Henrique criou o sítio cultural Verdes Trigos ( www.verdestrigos.org), que, desde 1998, oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. "Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais", explica Henrique, seu criador.


Henrique Chagas nasceu em Cruzália, no interior de São Paulo, e seu pai cultivava trigo. "Quando criança tinha o costume de ficar embaixo de árvores lendo livros que eram de meu pai. Gostava de ficar olhando para o horizonte e deixava minha imaginação caminhar. Olhava os trigais, com os seus cachos ainda verdes, formando verdadeiras ondas pelo vento". Hoje, advogado em Presidente Prudente/SP, onde vive e trabalha, Henrique, como o menino de outrora, planta, cultiva e contempla "Verdes Trigos", que lhe é uma fonte de cultura e conhecimento".


Leia a entrevista completa no site do CRANIK


Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2007 11:27:00 AM | | | Voltar

·······