RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

2 de novembro de 2009

A pós-graduação e a mais-valia

O que significa, então, para o médico ter mestrado/doutorado? Significa, na melhor das hipóteses, que se trata de uma pessoa com grande interesse em ensino e/ou pesquisa. Digo "na melhor das hipóteses" porque, infelizmente, há uma infinidade de outros motivos menos nobres para almejar esses títulos. Vaidade e marketing pessoal, para começo de conversa. Galgar posições políticas em sociedades médicas, subir na carreira universitária, melhorar o salário, etc.
por Flávio R. L. Paranhos

leia na íntegra

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2009 09:07:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2008

Jornada cultural começa nesta quinta no Matarazzo

Thiago Ferri

Começa nessa quinta-feira (13) e segue até domingo (16) a Jornada Cultural, organizada pelo Clube do Meio Artístico de Presidente Prudente, no Centro Cultural Matarazzo. O evento contará com apresentações de diversos artistas, entre teatro, shows musicais, artes circenses, workshops, sessões de cinema, entre outros. O objetivo é divulgar os trabalhos e formar um público amante da arte a região.

Criado em 1977, o Clube do Meio Artístico traz esse ano mais de 220 artistas para participar do festival, entre eles Circo Teatro Rosa dos Ventos, Miriam Samorano, Cláudio Dolcimáscolo, Cia. Teatro do Alfinete, Silvio Moreira, Cia. Prudenpax de Teatro, Mênades & Sátiros Cia. de Teatro, Garimparisos Cia. De teatro, Jotacê Cardoso & Nelma Mélo, Vinicius Morais, Carcará (Poeta – Araçatuba – SP), Ricardo Martins (S.J. dos Campos), Anderson Magalhães (Regente Feijó), Banda Tryade, Laura (Indiana-SP), Bill Duque e Simone Jacqueline (Pres. Epitácio), Marcelo Valio (São Paulo-SP), José Rubens Shirassu e Grupo de Folia de Reis de Flora Rica.

O evento irá contar com espaços para exposições de artes, local para apresentação de espetáculos e intervenções entre o público e poetas, atores e performances diversas.

A novidade nesse ano será o funcionamento do Bar Cultural, o "Bar dos Artistas", que estará sob a responsabilidade da Federação Prudentina de Teatro e ficará instalado no Centro Boulevard, com organização própria e a temática "Vida boêmia", inspirada no beco das garrafas do antigo Rio de Janeiro. O local funcionará das 13h às 24h.

A Jornada Cultural conta com o apoio da Federação Prudentina de Teatro e da Secretaria Municipal de Cultura, além dos projetos "Encontro de Instrumentistas" e "Encontro com a Poesia", das escolas de música, dos projetos culturais da cidade e região a da Delegacia Regional da Ordem dos Músicos do Brasil. (Publicado no item Cultura do site: www.portaldoruas.com.br)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2008 10:29:00 PM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2008

Cerveja com Sabino

Livro Falante convida para o evento Cerveja com Sabino
Livro Falante convida para o evento Cerveja com Sabino
Venha tomar cerveja conosco e comemorar o lançamento do audiolivro Seleta de Fernando Sabino, na voz do ator Ivam Cabral.
Dia 19/10, domingo, às 18h30,
Bar do Satyros 1 - Praça Roosevelt, 214 - São Paulo

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 08:10:00 PM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2008

Dia Internacional da Animação em Pres. Prudente

Presidente Prudente está no amplo mapa de cidades de todo o mundo que celebram o D.I.A - Dia Internacional da Animação 2008. A Mostra Oficial do D.I.A será realizada em 28 de outubro, no Centro Cultural Matarazzo, a partir das 18h30 horas, com entrada gratuita.

O evento apresenta curtas-metragens nacionais e internacionais, simultaneamente, em 128 cidades, distribuídas por todos estados brasileiros, sendo 44 delas do Estado de São Paulo, e em 51 países.

O D.I.A comemora o aniversário de 116 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.

Pela primeira vez, a mostra comemorativa do D.I.A será apresentada em Presidente Prudente. O coordenador local, William Riga, tem grande expectativa com o sucesso do evento e adesão do público. Ele informa que o espaço onde serão apresentados os curtas, um amplo centro de cultura e arte, recém inaugurado, é um grande atrativo para o evento.

No Brasil, o D.I.A é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público, a cada ano. De 2007 para 2008, o número de cidades que vão receber a Mostra Oficial cresceu 200%. Saltou de 50 municípios em 2007 para 150 em 2008.

---
Mostra Oficial do D.I.A – Dia Internacional da Animação
Realização: Popmídia Comunicação e Secretaria Municipal de Cultura
Quando:
28 de outubro de 2008, terça-feira
Onde: Centro Cultural Matarazzo - Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes
Horário: a partir das 18h30
Mais informações: (18) 3916-3237 - contato@popmidia.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:20:00 PM | | | Voltar


Tiburi, Noll, sorteio de DVD's e muito mais

Ainda há tempo para a inscrição no sorteio da série de DVD's do "Sempre Um Papo", contendo os 15 melhores programas do ano passado. Entrem em "Promoção", no site www.sempreumpapo.com.br

E vamos lá, muita coisa a realizar, num patrocínio da Usiminas, Cemig e jornal Estado de Minas, com o apoio da Guarani FM. Todos estão convidados:
* MARCIA TIBURI lança, com debate, o livro "Filosofia em Comum: Para Ler Junto". Dia 20/10, 2a-feira, 19h30, Palácio das Artes;
* JOÃO GILBERTO NOLL lança, com leitura de trechos, o livro "Acenos e Afagos". Dia 21/10, 3a-feira, 19h30, Palácio das Artes;
* ANDRÉ LEMOS e EDUARDO DE JESUS falam sobre "Experiência Estética em Redes Sociais". Dia 23/10, 5a-feira, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura;
* AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA lança "Impasses da Arte e da Crítica". Dia 30/10, quinta-feira, 19h30, Casa Fiat de Cultura;
* RÚBIA MESQUITA, na palestra "Contar Histórias, Uma Arte Mágica" em Nova Lima (dia 21/10) e Itabirito (dia 22/10);
* ROBERTO DE FREITAS, contador de histórias, participa do programa "Biblioteca Sempre Um Papo - Ler Convivendo" em BH, Esmeraldas, Santa Luzia, Itaúna e Ipatinga, de 27 a 31/10;

Em novembro: Fal Azevedo, Laurentino Gomes e Carla Lobo.
* EDUARDO GIANNETTI é o convidado do "Sempre Um Papo" na TV Câmara.
Sábado, às 19h e domingo, às 16h;
* Leiam a entrevista feita pelo Márcio Vassalo no site da Lúcia Riff.
* A AB Comunicação e Cultura recebeu, pela marca "Sempre Um Papo", o X Prêmio Minas Desempenho Empresarial, na categoria Excelência Empresarial / Institucional, do jornal "Mercado Comum", de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira. O Prêmio foi entregue no Automóvel Clube, no dia 14/10;
* Dica de teatro: "Um Certo Van Gogh", com Bruno Gagliasso e Larissa Bracher, de 17 a 19/10, no Teatro Sesiminas. Info: www.rubim.art.br  
* Assistam, na PUC TV, o programa com Bela Masano e Agnes Farkasvolgyi, falando sobre "Artes Plásticas e Gastronomia". Info: www.casafiat.com.br
* Um êxito o "Siempre Una Palabra", em Madrid, com Eric Nepomuceno. O próximo convidado é Fernando Morais, em 26/11;

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 09:42:00 PM | | | Voltar

·······

7 de outubro de 2008

Projeto PraLer - Dia da Leitura

O Projeto PraLer é um dos novos projetos do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, voltado a iniciativas de divulgação do livro e da leitura. O Projeto visa eliminar barreiras sociais e geográficas entre pólos de cultura e a população, levando atividades literárias para todas as áreas do Estado de São Paulo, trazendo atividades e pessoas das diversas áreas para o centro de São Paulo e fomentando o interesse pela leitura e pela criação artística entre crianças e jovens. O projeto se dividirá em três frentes: PraLer - Ampliando Horizontes da Cidadania, PraLer no Centro e PraLer no Parque .

O dia 12 de outubro foi escolhido para início do projeto Praler, pois, além de ser a data comemorativa do Dia da Criança, passa a ser, a partir de 2008, o Dia Oficial da Leitura em todo o Estado de São Paulo.

12h – Cerimônia Oficial do Dia da Leitura

· Abertura e Apresentação do Evento: Cláudio Daniel (Poeta e Diretor Adjunto da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)

· Depoimentos de: José Luiz Goldfarb (Coordenador do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores), Daniel Feffer e Christine Fontelles (Instituto Ecofuturo), Cláudia Costin (Ex-Secretária de Cultura do Estado de São Paulo), Kiko Smitas (Diretor da Sul Americana Fantasias), Deputado Estadual José Augusto (Criador da Lei que institui o dia 12/10 como Dia da Leitura no Estado de São Paulo), André Sturm (Cineasta e Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria da Cultura de SP) e de Frederico Barbosa (Diretor Executivo da Poiesis – Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura)

  • Durante todo o dia serão realizadas oficinas de produção de brinquedos artesanais.
  • A Biblioteca da Casa das Rosas realizará a oficina “Percebendo a poesia, descobrindo o poema.”

(A programação dos próximos eventos poderá ser conferida no site da Poiesis – Organização Social de Cultura: http://www.poiesis.org.br/)
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e LiteraturaAv. Paulista, 37 - Bela Vista - SP
Informações: 3331-5549 (Programa "São Paulo: Um Estado de Leitores")

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 11:09:00 PM | | | Voltar


A ARTE DE RUFFINO NO MATARAZZO

Rubens Shirassu Jr.
No próximo dia 10 até 28 de outubro haverá a exposição de arte de Antônio Roberto Ruffino, que se chama Abstrahere, no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, zona leste de Presidente Prudente. Uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, sendo aberta a visitação pública de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas.

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Ruffino pós-graduou-se em Arte Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de Presidente Prudente. Em seus trabalhos, utiliza como técnicas principais a pintura em acrílica e óleo sobre tela, aquarela e gravura em metal. Sua arte esteve exposta em diversas exposições individuais e coletivas na cidade, região e em Londrina no Paraná. Antônio Roberto Ruffino recebeu os prêmios de "Melhor Gravura" e "Aquisição" e, por duas vezes, os prêmios de "Menção Honrosa" nos salões de arte de Presidente Prudente. Haverá um Coquetel de Abertura da exposição em 9 de outubro próximo, às 20h30 em Presidente Epitácio, São Paulo. Maiores informações: (***18) 3906.3339 e Cel. 9789.6630.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 10:06:00 PM | | | Voltar

·······

4 de outubro de 2008

NOEMI JAFFE MINISTRA CURSO DE CONTOS

Doutora em literatura pela USP e colaboradora da Folha, Noemi Jaffe propõe uma leitura histórica e geográfica do gênero, abordando narrativas de diferentes épocas e lugares, a partir dos contos de Flaubert, Tchékhov, Rubem Braga e outros. De 9/10 a 27/11, na Escola São Paulo (r. Augusta, 2.239, tel. 0/xx/11/3081-0364; sempre às qui., 19h; R$ 300; livre; www.escolasaopaulo.org).

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/04/2008 02:16:00 PM | | | Voltar

·······

30 de setembro de 2008

Acompanhe a programação do Sempre Um Papo, em Belo Horizonte/MG

1) Antonio Gilberto Costa lança o livro "Roteiro Prático de Cartografia...", prêmio Jabuti de Literatura (melhor projeto gráfico, por Ângela Dourado e Bernardo Lessa). Dia 30/09, na Casa Fiat de Cultura.

2) Fabrício Carpinejar lança o livro de crônicas "Canalha!". Dia 01/10, Palácio das Artes.

3) Dad Squarisi e Márcio Cotrim falam sobre língua portuguesa na TV Câmara. O presidente Lula assinou o Decreto da Reforma Ortográfica. Sábado, 19h e domingo, 16h.

4) Moacyr Scliar fala sobre o tema "Os Mistérios da Criação Literária", na 3a. Feira do Livro de Ipatinga. Dia 03/10, Centro Cultural Usicultura, 20h30.

5) Eric Nepomuceno participa da segunda edição do "Siempre Una Palabra", em Madrid, Espanha. Dia 09/10, na Casa de América, 17h. www.siempreunapalabra.es

6) Tania Zagury lança "O Professor Refém" em Porto Velho (dia 01/10, Fac. São Lucas, 19h30) e Rio Branco (dia 02/10, Secretaria de Educação, 19h30). Realização: Fred Perillo Comunicação.

7) Luiz Ruffato (dia 08/10) e João Gilberto Noll (dia 22/10), em São Paulo, no SESC Vila Mariana.

8) Em breve, a Patrimar inaugura mais um empreendimento com biblioteca. Veja em www.espacodoslivros.com.br

9) Ouçam, na Guarani FM, às 9h10 e 18h30, o "Mondolivro - o blog sonoro da literatura". Esta semana, dicas sobre as mudanças da reforma ortográfica. No ícone "Rádio", do site, todos os programas.

10) Fabrício Carpinejar, em BH, e Moacyr Scliar, em Ipatinga, dão continuidade ao projeto "Ler Convivendo", visitando bibliotecas comunitárias.

11) A Casamerica, em Madrid, disponibilizou em seu site a íntegra da palestra do "Siempre Una Palabra", com Milton Hatoum, ocorrida em 24/09. Acesse www.casamerica.es

12) Dica de teatro: "A Ratoeira", com Rogério Fróes. De 03 a 05/10, Teatro Semininas. www.rubim.art.br

13) Eduardo de Jesus e André Lemos falam sobre "Experiência Estética em Redes Sociais" no Seminário "Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade". Dia 23/10, Casa Fiat de Cultura, 19h30.

Acompanhe as novidades no  www.sempreumpapo.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2008 09:36:00 AM | | | Voltar

·······

28 de setembro de 2008

Saga de um anti-herói do sertão

Juscelino Souza | Sucursal Vitória da Conquista |A Tarde 
Sertanílias, de Elomar Figueira Mello Elomar Figueira MelloEm cenário imaginário, sem limitação ou localização geográfica, passa a maior parte de Sertanílias, um romance de cavalaria escrito pelo compositor e violonista baiano Elomar Figueira Mello. Um livro com letras graúdas, de leitura confortável, que será lançado no próximo dia 8, às 18 horas, na Aliança Francesa, com noite de autógrafos às 20 horas, no Grande Sertão.

Isolado, arredio, rodeado de uma aura inacessível e anti-social, avesso a parafernálias eletrônicas, Elomar nos recebe numa pequena sala numa manhã amena de terça, a poucos dias do embarque para a Europa. Neste sábado, ele seria um dos destaques do Teatro Municipal da Guarda (TMG), em Portugal.

Sertanílias pode ser resumido como o resgate do gênero de romance de cavalaria e consegue ser, ao mesmo tempo, atemporal e contemporâneo. O escritor concorda. “Meu texto, quer romance, quer canção, quer na ópera, sempre foi atemporal. Eu não tolero a temporalidade, ainda mais o presente que eu tenho pavor, horror, asco, nojo”.

Sem pretensões de se tornar um fenômeno de vendas, Sertanílias é leitura obrigatória dentro ou fora do “casulo” academicista, porém seus traços “multilinguagem” exigem que o leitor lance mão de recursos de pesquisa a fim de entender passagens em francês, latim, espanhol, grego e o instigante dialeto “sertanez”, cunhado na caatinga. 

CULTO – Não demora muito e logo nos deparamos com as proezas do anti-herói Sertano, um vaqueiro culto que lê Virgílio, Flaubert e Herculano sem recorrer a dicionários e que sabe das coisas, um bocado delas que habita mundos de físicas e matemáticas conhecidas e não conhecidas. Tudo se passa no Brasil, não se sabe onde. Uma pista nos conduz ao Rio São Francisco, onde as personagens encontram um príncipe, figuras encantadas e até a temível cobra grande.

O Brasil é um mosaico cultural fantástico”, deixa escapar o autor, durante um bate-papo com a equipe de A TARDE. As boas lembranças do tempo em que histórias sobre criaturas do nosso folclore antecipam a hora do sono, quando criança, quebraram o gelo daquele encontro. Nada de fotografia, nada de gravador. Apenas papel, caneta e muita atenção para assimilar a essência do romance, nas palavras do próprio Elomar.

“Sertano foge desse clichê clássico de herói, porque todo herói de romance de cavalaria, que não seja de aventura, geralmente é imbatível, um super-homem; pega a moça mais bonita, bala não pega nele, a espada não fura e ele sempre mata o outro. Esses romances sempre são banhados, torrencialmente, de sangue”.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2008 04:00:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2008

CAFÉ COM LETRAS

A história do CAFÉ COM LETRAS começa no ano de 1996. Até então, a idéia de montar um café onde a degustação de livros pudesse conviver em harmonia com um cardápio requintado, um espaço para encontros culturais era apenas um sonho dos amigos de faculdade, Bruno, Cilza e Beto.

A realidade foi se configurando a partir do momento em que Beto passou em frente a uma casa na Rua Antônio de Albuquerque, no coração da Savassi, que oferecia o espaço perfeito para o empreendimento. Chegando em casa, convenceu Bruno e Cilza de que aquele era o lugar. Depois de algumas contas, os três decidiram alugar a casa. Nascia ali o CAFÉ COM LETRAS.

Hoje, dos três sócios, apenas Bruno Golgher continua à frente do negócio e o CAFÉ COM LETRAS não só é uma realidade, como mudou para sempre a vida cultural da cidade. Neste período, foram inúmeras as pessoas que ali passaram, os shows de jazz, as apresentações de djs, os lançamentos de livros, as mostras especiais de fotografia, design, as exposições de arte e os projetos especiais, que surgiram de uma forma despretensiosa, mas hoje ocupam lugar de destaque no dia-a-dia dos freqüentadores (Savassi Festival, Jazz Com Todas as Letras, Salão do Livro, Casa Ototoi e Sunset Djs, dentre outros), fazendo com que o CAFÉ inclusive criasse um braço de eventos, a Ototoi, que também atua como agência de djs.

Já há algum tempo que o Café com Letras deixou de ser simplesmente o ponto mais charmoso da Savassi e onde o bem-estar e o bom gosto convivem harmonicamente com comida, bebida, música, literatura e gente interessante. Na verdade, hoje e desde sempre, o Café primou pela cultura, promovendo encontros em torno de temas relacionados a ela, incentivando a produção dentro e fora de seus domínios e contribuindo para uma maior integração com a vida cultural da região e da cidade.

CAFÉ COM LETRAS publica LETRAS

CAFÉ COM LETRAS: Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi - Belo Horizonte - MG tel:(31)3225-9973

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 02:36:00 PM | | | Voltar


Entrevista: Rolando Boldrin

Rolando Boldrin é o Sr. Brasil, criador, apresentador e animador cultural do mais importante programa de cultura popular em TV no Brasil.

TV Cultura – Prêmio ABCA Melhor Programa de TV

O Plantador de Mangueira

ARdoTempo: Rolando Boldrin, você é a própria imagem da brasilidade na TV, Fale um pouco desse Brasil de raiz que você criou, ou revelou a todos…

Rolando Boldrin: Bom,… eu nem costumo usar a palavra raiz porque se usar a palavra raiz, tudo é raiz – quando eu vejo um programa de televisão que enfoca a música sertaneja… ali eles falam em raiz, eu percebo que eles sempre dizem isso – não é o meu caso,– eu trabalho com o Brasil… não a raiz – eu trabalho o Brasil, o Brasil moderno, o Brasil de hoje, o Brasil de ontem, o Brasil de anteontem, eu misturo tudo…

Os meus programas não usam datas – eu não costumo me apegar a datas, não faço um especial para alguma data comemorativa, não faço programa de Natal, nem de Dia das Mães…

E não faço porque? Porque o programa é atemporal…

A mesma coisa é a idéia – Brasil é muita coisa, a música, a literatura, eu não vou ficar só pensando no Guimarães Rosa, eu vou pensar no cara que escreve hoje, que faz um livro, que conta histórias… a palavra raiz eu não falo; e eu gosto da palavra mas eu gosto de usar a palavra como raiz de planta… como raiz de pé no chão… (entrevista completa)

Entrevista concedida por Rolando Boldrin ao blog ARdoTEmpo

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 09:24:00 AM | | | Voltar

·······

8 de setembro de 2008

Quem tem medo do Mapinguari?

Vássia Silveira

Tonho cresceu no meio da floresta, mas é diferente das outras crianças do lugar: não toma banho de rio, não gosta de subir em árvore nem de se aventurar pela mata. Tudo por causa do medo. Um medo que aumenta quando ele ouve falar no Mapinguari, figura lendária da Amazônia... Afinal, como é esse bicho? Por que Tonho sente tanto medo? Essas perguntas são respondidas quando, um dia, tio Rosarindo leva Tonho para uma caçada na floresta...
Voltado para o leitor iniciante, com idade entre 6 e 7 anos, Quem tem medo do Mapinguari? é um livro cativante. A obra é ricamente ilustrada por Ciça Fittipaldi e tem como pano de fundo a Amazônia, uma das regiões mais ricas em diversidade no Brasil. A narrativa reúne elementos da cultura e do modo de vida das populações da floresta, estimulando a imaginação e a reflexão das crianças.

Quem tem medo do Mapinguari? é o segundo livro da escritora paraense Vássia Silveira, jornalista crescida no Acre que trabalhou durante dez anos na Amazônia e, atualmente, mora em Florianópolis (SC). Braboletas e ciuminsetos, com ilustrações de Marcelo Vaz, também foi publicado pela editora Letras Brasileiras, em 2007.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/08/2008 10:42:00 PM | | | Voltar

·······

4 de setembro de 2008

Nova Estação das Letras completa a cadeia produtiva em torno da literatura

Pode apostar: a menor livraria do Rio será também a mais completa no quesito literatura.  A partir de setembro, a Estação das Letras, que lançou as bases para a criação de um pólo irradiador de discussão e conhecimento do fazer literário no Rio de Janeiro, contará com uma charmosa livraria no Flamengo, além da ampliação de suas instalações e mais salas de aula. Será a primeira livraria temática em literatura da cidade. É a primeira livraria do bairro.

À frente desta iniciativa está Suzana Vargas, professora e escritora, que há doze anos teve a idéia de popularizar a literatura, criando eventos, curso e oficinas acessíveis a todos. Vargas trouxe ao Brasil nomes como Ricardo Piglia e Maria Kodama; marcou época com as Rodas de Leitura, no Centro Cultural Banco do Brasil, e realiza todos os anos na Bienal a Arena Jovem.

Literárea, um pequeno grande espaço.
Vai se chamar Literárea a nova livraria da Estação das Letras, que tem a curadoria de Lilian Dias, ex-selo Al-Farabi. Temática, não conta só com best sellesr nas prateleiras, mas a essência da literatura e da crítica literária. Caçadores de livros raros e esgotados também podem contar com a experiência de Lilian, que suprirá o estoque com um setor de encomendas pelo site da Estação das Letras (www.estacaodasletras.com.br).

Pequenina e charmosa, a Literárea atende um antigo desejo dos alunos da Estação das Letras e do bairro do Flamengo. Terá um café, estantes recheadas só de bons livros, e atendimento com livreiro que sabe o que está falando. E a garantia de reunir para um bate-papo boa parte dos interessados em literatura, pois fica ao lado das salas de aula, onde acontecem os cursos e oficinas que normalmente viam suas prazerosas aulas serem esticadas até o bar mais próximo.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 10:56:00 PM | | | Voltar

·······

31 de agosto de 2008

O palco é político, mas o drama é individual, por Moacyr Scliar.

Os escritores A.B. Yehoshua e David Grossman
têm posições controversas na cena pública de Israel,
mas não fazem literatura engajada. Na ficção deles,
o que interessa é o conflito humano

David Grossman, A.B. Yehoshua e Amós Oz [sou fã declarado] formam a tríade de escritores israelenses que, como profetas bíblicos, têm funcionado como a consciência viva do país. Os três nasceram naquela que é talvez a mais dramática cidade do mundo, Jerusalém, fato que já os diferencia de escritores israelenses de gerações anteriores, muitos deles imigrantes. Intelectuais de renome internacional, multipremiados e multitraduzidos, mostram-se sempre atuantes na política de Israel. Na última guerra do Líbano, por exemplo, inicialmente apoiaram Israel, mas, em agosto de 2006, convocaram uma conferência de imprensa na qual apelaram ao governo para que aceitasse um cessar-fogo. Apesar de suas conhecidas e às vezes controversas posições políticas, nenhum deles faz ficção engajada, como o leitor poderá verificar em obras de dois desses autores recém-lançadas pela Companhia das Letras – A Mulher de Jerusalém (tradução de Nancy Rozenchan; 278 páginas; 47 reais), de Yehoshua, e Desvario (tradução de George Schlesinger; 328 páginas; 51 reais), de Grossman. A situação conflituosa de Israel aparece de forma somente indireta nesses livros, nos quais interessa mais o drama individual dos personagens.

LEIA MAIS

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 06:42:00 PM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2008

O CHAMADO DA TERRA, livro de Liana Utinguassú, será lançado em outubro.

Liana Utinguassú, mulher de garra, formada em magistério; Comunicação Social-Turismo; Reikiana Sistema Isuí; palestrante em temáticas indígenas e de motivação; como ela intitula-se Servidora, veja a sua humildade Servidora na presidência da Oscip Yvy Kuraxo.
Sua própria motivação ela busca nas raízes e espiritualidade nas sabedorias indígenas, fonte de informação do que chamamos de simplicidade, que nós sabemos que de simplicidade não tem nada, tem sim história de inteligência e ciência onde nós buscamos o porque de nossa existência e cultura, o porque da nossa cura, e nossa conscientização. SELVAGENS!!! SOMOS NÓS.
O CHAMADO DA TERRA, livro de Liana Utinguassú, será lançado na Feira do Livro/2008 com uma tarde de autógrafos.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2008 05:08:00 PM | | | Voltar

·······

22 de agosto de 2008

Venenos de Deus, Remédios do Diabo, Mia Couto

Tons mais sóbrios marcam a paisagem de Venenos de Deus, Remédios do Diabo, o romance recém-lançado de Mia Couto. Sob uma névoa que agora batiza e cobre uma vila africana, as intimidades dos habitantes silenciam, debaixo de pequenas mentiras, saberes que não mentem. Cada sonho é um modo de esquivar-se de um presente de poucas distrações. São breves os arredores de Vila Cacimba, porém, dentro da casa de D. Munda e Bartolomeu Sozinho, uma geografia se desdobra em distâncias. Além dos devaneios da memória, que adoecem de melancolia esse universo entre quatro paredes onde se concentra a narrativa, uma epidemia contamina as redondezas da vila, convertendo os soldados em "tresandarilhos".

Encarregado de conter a doença, que os moradores do lugarejo atribuem a um "mau-olhado", o médico português Sidônio Rosa esconde outro motivo para estar ali, uma saudade chamada Deolinda. O nome dessa mulata atravessa o livro como uma segunda neblina, uma sombra que acompanha seus personagens, miscigenando lembranças de um passado cujo verdadeiro nome é o de uma terra perdida. Sidônio não esquece o caso de amor que teve com a mulata durante um congresso em Lisboa, e viaja à sua procura, no fundo, para resgatar a si mesmo. Os velhos Bartolomeu e D. Munda tampouco esquecem Deolinda, que partiu "para fora" deixando na casa a ausência de uma filha. Aqui tem início a travessia do romance, nas visitas diárias que Sidônio faz a Bartolomeu, para tratá-lo de tristezas tão venenosas quanto a epidemia da vila. (© Mariana Ianelli - Publicado no Rascunho, Via Blog ArdoTEmpo).

Bartolomeu Sozinho é um velho mecânico naval moçambicano aposentado do trabalho, mas não dos sonhos ardentes e dos pesadelos ressentidos que elabora em seu escuro quarto de doente terminal. Ele é atendido em domicílio por Sidónio Rosa, médico português. A narrativa entrelaça a vida de Bartolomeu, de sua mulher, Munda, da ausente e quase mitológica Deolinda, filha do casal, do dedicado Doutor Sidonho, bem como de Suacelência, o suarento e corrupto administrador de Vila Cacimba, um lugarejo imerso em poeira e cacimbas (neblinas) enganadoras. São vidas feitas de mentiras e ilusões que tornam difícil diferenciar o sonho da realidade. Em 'Venenos de Deus, Remédios do Diabo', o autor moçambicano confronta verdades e mentiras na história de um médico português e seu paciente africano, ligados pelo destino de uma misteriosa mulher.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2008 12:31:00 AM | | | Voltar

·······

11 de agosto de 2008

Sexo é melhor que a violência em novo livro de contos

Folha de São Paulo - 11/08/2008 - por Adriano Schwartz
Um rápido levantamento nos contos do novo livro de Dalton Trevisan, O maníaco do olho verde (Record, 128 pp., R$ 28), aponta para os seguintes temas principais, que obviamente terminam por se misturar: o mundo das drogas, da marginalidade e da bandidagem; a degradação da velhice; a questão sexual e suas variações agressivas e ilegais; e, com destaque, a violência policial. Os textos ligados ao último tema, na ordem do dia nesses tempos de milícias e tiros disparados com tanta facilidade, curiosamente provocam as passagens frágeis do volume. Parecem escritos com menos interesse pelo autor, como se ele precisasse cumprir uma suposta obrigação de reelaborar com a máxima carga possível o vínculo da ficção com a realidade mais atual.

Sexualidade humana
O contrário acontece com os textos que de algum modo lidam com os cantos obscuros e não tão obscuros assim da sexualidade humana. Dalton Trevisan já escreveu algumas narrativas marcantes sobre o assunto ao longo dessas décadas em que, com uma regularidade impressionante, vem publicando seus contos. Aqui, a história de maior alcance é a que dá nome ao livro. O personagem, que aparecera outras vezes durante a obra, assume a voz e tenta entender as razões de seus desvios. Ele começa assim: "Basta ser mulher, só o que vejo. O assobio, só o que escuto. É uma doença, certo? O bruto que se empina aqui no meio das pernas. Corcoveia e relincha. De mim faz o que bem quer. Ordena, eu executo. Não consigo controlar". A partir daí, o tom quase arrependido vai se alterando, numa demonstração magistral de ritmo, para, ao final, se transformar completamente: "Podem me condenar, babacas e bundões. O que eu faço? Tudo o que vocês gostariam. Eu sou um de vocês".

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0908200813.htm (assinantes)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/11/2008 02:38:00 PM | | | Voltar

·······

5 de agosto de 2008

Geração Berlim e outros Universos

Dedicada à nova literatura de língua alemã, Goethe-Institut São Paulo apresenta de 18 a 22 de agosto novos autores em destaque na Alemanha

De norte a sul, a Alemanha permanece um país onde se escreve com esmero e onde a literatura faz parte do cotidiano das pessoas. Escritores como Günter Grass, Christa Wolf, Martin Walser, Hans Magnus Enzensberger e Jürgen Becker, por vezes polêmicos, são nomes aclamados tanto no país quanto no exterior.

Ainda que o passado continue marcante na mídia e na literatura do país, jovens talentos vêm obtendo sucesso de crítica e de público, com novos temas e perspectivas literárias que não dizem respeito especificamente à Alemanha ou à sua história: são de relevância global. Questões atuais no país como a globalização, a integração européia, a migração e o multiculturalismo são predominantes na literatura pós-reunificação.

Para apresentar ao público brasileiro esta nova geração de escritores de língua alemã e promover um diálogo destes com autores brasileiros, o Goethe-Institut São Paulo realiza a Semana da Literatura com o tema Geração Berlim e outros universos. A Semana terá a presença dos escritores Antje Rávic Strubel, Bas Böttcher, Dalibor Markovic, Ilija Trojanow, Julia Franck, Perikles Monioudis, Robert Menasse e Ulrich Peltzer. Alguns autores têm previsão de lançamento de suas obras no Brasil, como Ilija Trojanow com O colecionador de mundos (Companhia das Letras) e Julia Franck com A mulher do meio-dia (Nova Fronteira). Robert Menasse já tem os livros Espelho cego (Companhia das Letras) e A certeza sensível (Estação Liberdade) publicados no Brasil.

Junto com Milton Hatoum, Bernardo Carvalho e Fernando Bonassi, os autores farão leituras e debates sobre suas obras. Um debate sobre 1968 com os escritores Oskar Negt e Zuenir Ventura inicia a Semana. Após cada sessão literária, serão exibidos filmes inspirados em obras clássicas da literatura alemã, entre eles O anjo azul de Joseph von Sternberg, Effi Briest de Rainer Werner Fassbinder e Movimento em falso de Wim Wenders.

A programação completa está disponível em www.goethe.de/saopaulo.

O evento integra o Kulturfest – Estação Alemã 2007/08.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/05/2008 08:34:00 PM | | | Voltar

·······

4 de agosto de 2008

O filósofo, que já foi moda, falava de uma nova humanidade

O Estado de São Paulo - 03/08/2008 - por Francisco Quinteiro Pires
A memória sobre Herbert Marcuse chegou enfraquecida ao presente, quando se comemoram as quatro décadas do Maio de 68, aquela vaga revolucionária que, manipulações ideológicas à parte, mostrou aos indivíduos a possibilidade concreta de imaginar outro mundo. O que se discutia, então, era principalmente a liberdade. E Marcuse, com o clássico Eros e Civilização, estava na ponta da língua dos jovens revolucionários. Ignorá-lo é ver, de modo parcial, o significado de 1968, quando se cogitou que a imaginação devia ocupar o poder. Não por outro motivo, o dossiê da Cult (nº 127, 66 pp., R$ 9,90) deste mês tem o título Reorganizar a Emancipação. O editor de filosofia da revista, Eduardo Rocha, escreve que as circunstâncias políticas e sociais não explicam sozinhas o levante de estudantes e operários. A explicação começa a ficar mais interessante quando se lembra que o sentimento de inconformismo e o desejo de libertação se misturaram às idéias radicais de pensadores universitários.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/04/2008 01:46:00 PM | | | Voltar

·······

31 de julho de 2008

Galeno Amorim é patrono da leitura

Publishnews - 30/07/2008
Matéria publicada pela Revista Revide destaca o trabalho de Galeno Amorim, que, em junho, foi escolhido patrono da próxima edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Desde então o escritor decidiu que começaria a colocar em prática um calendário de atividades para os próximos 12 meses. A programação inclui visitas às 80 bibliotecas que ele próprio abriu na cidade entre 2001 e 2004, quando foi secretário municipal de Cultura. Além disso, ele vai realizar uma peregrinação por escolas, clubes de serviço e bairros para proferir palestras sobre o papel da leitura na vida das pessoas. A revista salienta que, apesar de ser uma bela forma de retribuir à homenagem recebida, o trabalho de semear livros está longe de ser uma novidade na carreira de Galeno, e que há muitos anos sua voz tem se destacado nos debates sobre o tema e se traduzido em ações, no país e no exterior.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 11:47:00 PM | | | Voltar

·······

17 de julho de 2008

Caixa seleciona projetos para espaços culturais

Projetos para espaços da Caixa Cultural já podem ser inscritos para 2009. O edital está publicado no site, seção patrocínio. As propostas devem ser enviadas entre 21 de julho e 05 de setembro de 2008. Os espaços estão localizados nas cidades de Brasília, Curitiba , Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os projetos apresentados devem compor as áreas de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, objeto, vídeoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances); artes cênicas (teatro, dança e performance de palco); música; cinema e outros, e também nas modalidades espetáculos, exposições, exibições, palestras, encontros, cursos, workshops, oficinas e lançamento de livros. Os interessados podem obter informações pelo telefone 0800 704 5068. O canal está disponível até 05 de setembro, sempre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 19h.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/17/2008 09:52:00 PM | | | Voltar

·······

11 de julho de 2008

'Show de Bossa' com Miriam Samorano

A Secretaria Municipal de Cultura, através do Projeto Encontro de Instrumentistas, apresenta: "Show de Bossa" com Miriam Samorano.

O Projeto Encontro de Instrumentistas é realizado há 8 anos, normalmente na última terça-feira de cada mês. Neste ano já houve quatro apresentações no Teatro Municipal e sempre com casa cheia. O projeto tem por objetivo abrir um novo canal entre a música, o instrumento e amantes da música. Podem participar músicos profissionais, amadores ou apenas músicos de fins de semana. Para o mês de julho o projeto conta com duas apresentações, dia 15 Show de Bossa com Miriam Samorano e dia 29 o grupo Mãe das Dores. Sempre às 20h.

Serviço:
SHOW DE BOSSA com Miriam Samorano
Teatro Municipal Procópio Ferreira
15/07/2008 – 20 horas
Entrada franca.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2008 08:15:00 PM | | | Voltar

·······

28 de junho de 2008

VERTIGO faz apresentações em Belo Horizonte e São Paulo

A Companhia de Dança Israelense Vertigo, reconhecida mundialmente pela beleza e qualidade de seus espetáculos, com o apoio da Embaixada de Israel, estará no Brasil para quatro apresentações. Nos dias 01 e 02 de julho, a Companhia se apresenta dentro da programação do FIT- Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, e nos dias 05 e 06 de julho realiza apresentações no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. A Vertigo Dance Company é composta por sete dançarinos e cinco músicos que, na performance "O Poder do Amor Humano", mostram uma dança sobre vida, amor, brigas, ciúmes, privações e abandono - experiências de relações íntimas e comunicação humana em geral. Um acontecimento de teatro com rituais que condizem com sociedades de todos os lugares. Vertigo é uma companhia de dança contemporânea que desenvolve trabalhos em conjunto com artistas convidados de diferentes lugares do mundo. Formado em 1992, pelas israelenses Noa Wertheim e Adi Sha'al, a Companhia se dedica a montagem de espetáculos, realização de oficinas e master classes abertas a um público de diversas comunidades. Por acreditar que a linguagem da dança é universal e que, por isso, pode ultrapassar os limites do corpo, as atividades do Vertigo são inclusivas,destinadas também a deficientes físicos.

Site oficial do Vertigo Dance Company: http://www.vertigo.org.il

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 07:20:00 PM | | | Voltar


Começam as atividades no Centro Cultural Matarazzo

A Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente realiza hoje, a partir das 13h, uma ampla programação cultural, dando largada para as atividades – incluindo teatro, dança, música, artes visuais e artesanato - do Centro Cultural Matarazzo. Conforme explica o produtor cultural, Denílson Biguete, “não se trata de uma inauguração, mas sim da abertura dos espaços físicos para os artistas realizarem atividades culturais e a população assim conhecer o complexo cultural”. A entrada é franca.

[Antes do inicio da restauração dos prédios das antigas indústrias Matarazzo, fiz várias fotos, marcando o ínicio do projeto do Centro Cultural Matarazzo. Parabéns ao Fábio Nougueira, grande idealizador. Parabéns Presidente Prudente.  Veja as fotos]

Serviço - Para quem for visitar o Centro Cultural Matarazzo o endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, Presidente Prudente (SP)

LINKS RELACIONADOS
O maior complexo cultural da América Latina
Após 30 anos de abandono Matarazzo volta à atividade
Suplicy visita centro cultural em Prudente
SENADOR SUPLICY VEIO CONHECER O NOVO CENTRO CULTURAL MATARAZZO
Neste sábado (28/06) o Centro Cultural Matarazzo abre as portas à comunidade para uma pré-estréia
[FOTOS] Indústrias Matarazzo / Matarazzo Industries
[PDF] O prédio Matarazzo como patrimônio cultural
O império muda de ares

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 03:27:00 PM | | | Voltar

·······

20 de junho de 2008

Ano Nacional Machado de Assis

MinC - 20/06/2008
Para marcar o centenário da morte de Machado de Assis, foi sancionada Lei que institui 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis. O escritor também foi escolhido como o tema central de celebração na 14ª edição da Ordem do Mérito Cultural, solenidade realizada, tradicionalmente, em novembro por ocasião do Dia Nacional da Cultura. O Ministério da Cultura está disponibilizando uma logomarca para ser usada nos eventos e projetos a serem promovidos no âmbito da comemoração. A obra de Joaquim Maria de Machado de Assis (1839-1908) influenciou gerações e mais gerações de escritores que conviveram com ele e que o sucederam. Ao longo do tempo, suas criações e seus personagens saltaram das páginas dos livros para outras formas de manifestação artística, como o teatro, o cinema e a televisão. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2008 07:34:00 PM | | | Voltar

·······

6 de junho de 2008

À espera do primeiro beijo

capa_bj_no_coracao_1.jpg

Um beijo no coração conta a história de Stephany, que tem 12 anos e esconde das amigas que nunca beijou na boca. Até o dia em que o professor pede uma redação, para ser lida em voz alta, sobre o tema "O beijo mais importante da minha vida". E agora, o que fazer? Confessar que é BV (boca virgem), ou dar asas à imaginação e criar uma bela história de amor? O autor, José Antonio Neto, é professor do Ensino Fundamental em Belém (PA) e tem mais de 70 prêmios literários.   Saiba mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 09:32:00 PM | | | Voltar


Bloomsday

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 09:26:00 PM | | | Voltar

·······

18 de maio de 2008

Declarações de Gerald Thomas revoltam a comunidade judaica

O teatro do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi palco de mais um "Fronteiras do Pensamento", evento que traz a Porto Alegre grandes pensadores e renomados nomes da cultura nacional e internacional. Um dos convidados foi o escritor e diretor de teatral Gerald Thomas, que dividiu o espaço com o também dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal. O brasileiro abandonou o teatro antes do final de sua palestra vaiado pela platéia. Além de não ter respeitado seu companheiro de palco, chocou os membros da comunidade judaica com suas posições sobre o Holocausto e Israel. "Sou neto de pessoas que morreram no Holocausto e isso não me dá o direito de pisar em nada. Acho isso um horror, a indústria do Holocausto". E foi adiante: "Sou contra o Estado de Israel. Terra prometida por quem? Quando estive lá, a convite da revista “Caras”, sim, porque com meu dinheiro jamais iria, quis apertar a mão de Yasser Arafat”. Neste momento cerca de 20 pessoas se retiraram do teatro. Thomas, acidamente, comentou: "Xi, esqueci que estou no Bom Fim, mas também não estou nem ai; tem que varrer esses fungos, essa poeira". (Alef)

Outro lado: Gerald Thomas

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2008 01:16:00 PM | | | Voltar

·······

17 de maio de 2008

2ª Virada Cultural Paulista começa neste sábado

Da praia ao campo. Cultura para todos os gostos. O fim de semana promete ser agitado em 19 cidades do interior de São Paulo, onde acontece a 2ª Virada Cultural, que começa neste sábado (17). Serão 24 horas seguidas de atrações para a população, assim como aconteceu na maratona de shows na capital paulista.
A novidade na edição deste ano é o encerramento do evento, no domingo (18), marcado no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Os organizadores da 2ª Virada Cultural prometem apresentações com grandes nomes da música brasileira.

Veja programação completa no site do governo

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 01:34:00 PM | | | Voltar

·······

12 de maio de 2008

O que vai rolar no próximo Sol na Boca, dia 14/05

 

http://www.solnaboca.blogspot.com/

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 10:19:00 PM | | | Voltar


Mulher feia


O Globo - 10/05/2008 - por Joaquim Ferreira dos Santos
José Henrique Fonseca, Lula Buarque de Holanda e Eduardo Barata compraram os direitos do livro A vida sexual da mulher feia, de Claudia Tajes. Vão levar a história para o cinema, a TV e o teatro. Heloísa Perissé foi convidada para fazer a adaptação do texto para o teatro, diz Joaquim Ferreira dos Santos. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:14:00 PM | | | Voltar

·······

6 de maio de 2008

Virada Cultural vai agitar 19 cidades do interior

O Estado de S. Paulo - 06/05/2008 - por José Maria Tomazela
Depois da capital, é a vez do interior receber a Virada Cultural Paulista. A segunda edição do evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado, promete agitar as platéias durante 24 horas de atrações, entre os dias 17 e 18 de maio. Foram escolhidas 19 cidades para sediar os eventos. De acordo com a secretaria, as atrações também praticamente dobraram neste ano e incluem artistas internacionais. Além de música, a Virada Paulista apresentará teatro, danças, intervenções urbanas, circo e cinema. Sediam os eventos Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:24:00 PM | | | Voltar

·······

28 de abril de 2008

'Hoje não há geração, há tribo'


Jornal do Brasil - 26/04/2008 - por Rodrigo de Almeida
É do jornalista Zuenir Ventura uma das mais fascinantes reconstituições do que ocorreu no Brasil em 1968. Do desbunde às lutas políticas, das paixões libertárias aos dramas soturnos, dos relatos sublinhados pela história oficial aos detalhes daqueles personagens, nada escapou ao olhar arguto de Zuenir em 1968: o ano que não terminou, publicado em 1988. Vinte anos depois daquele livro, 40 anos depois do interminável 1968 e um tanto de experiência a mais, sem abdicar da inquietação jornalística juvenil, Zuenir retoma o tema e publica, pela editora Planeta, 1968: o que fizemos de nós (224 pp., R$ 75). O título é preciso: mais do que uma reportagem sobre aquele ano revisto hoje, trata-se de um diálogo entre duas gerações. Passado e presente se unem e se confrontam nas diferenças não só dos jovens de ontem e de hoje, como também de jovens que se transformaram em senhores e senhoras. Confira entrevista com o escritor. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/28/2008 02:27:00 PM | | | Voltar

·······

26 de abril de 2008

Graciliano Ramos e o Partido Comunista Brasileiro, por Ângelo Caio Mendes Correa Jr

A idéia de realizarmos o presente trabalho nasceu quando líamos o penúltimo capítulo do livro Cadeia, de Clara Ramos, no qual a filha de Graciliano Ramos apresenta algumas considerações a respeito do Partido Comunista Brasileiro e da parcela de intelectuais que a ele aderiu, nos anos 30, na luta pelo socialismo.
As diversas células do PCB passaram a organizar, na década de 30, cursos, círculos de estudos e debates literários, cujos temas iam da teoria literária às obras de seus contemporâneos, como Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz, dentre tantos outros.
Nos anos 40 teremos, todavia, as primeiras cisões entre o PCB e alguns de seus intelectuais militantes, sobretudo por não concordarem com as concepções do realismo socialista, cujo teórico era Zdanov, incumbido por Stálin de "por ordem nas fileiras dos ideólogos e castigar os desgarrados".

===>>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 04:30:00 PM | | | Voltar

·······

25 de abril de 2008

Entrevista: LAURE LIMONGI

A escritora francesa Laure Limongi está no Brasil e fala a ARdoTEmpo sobre o  cenário atual da literatura francesa, enfocando as relações da arte literária com as novas mídias. Poeta, crítica literária, editora, música e cantora, Laure Limongi participa ativamente da atual cena cultural francesa.
Ela tem vários livros publicados e atua como editora de uma das coleções de literatura contemporânea da Éditions Léo Scheer, Paris.

AT : No cenário histórico e cultural de seu país, que sempre influenciou com intensidade a cultura ocidental há mais de 250 anos, aparentemente pela primeira vez está ali colocado um presidente que não se importa tanto com isso, que faz questão de não falar de cultura e de passar ao largo dos assuntos culturais, muito mais voltado a um imediatismo mediático, a uma frivolidade de modelo mais "norte-americano"; como você analisa essa novidade junto ao cenário cultural no qual você está imersa, em suas múltiplas atividades?
LL : Analiso essa situação como uma catástrofe total para a cultura e is me deixa muito entristecida, até mesmo ferida. Com uma nuance de revolta, inclusive. Um sentimento de desconforto pelo fato das forças da esquerda francesa não terem demonstrado ânimo e unidade para defender os valores de nosso país.
A política atual articula uma simplificação demolidora da cultura com potentes discursos demagógicos. É necessário não deixar subsistir que ações impostas ao público venham a resultar no desaparecimento da diversidade da criação. Mas estou convencida que a França ainda possui um povo obstinado, exaltado, que terminará por confrontar e fazer cessar essa inclinação deletéria. Eu tenho confiança na esquerda, nos franceses, em respeitar a nossa herança cultural e reverter essa situação, por uma revalorização. Jamais deixaremos de resistir. ===>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/25/2008 03:10:00 PM | | | Voltar

·······

24 de abril de 2008

Miriam Samorano dá um show de bossa

A bossa nova está completando 50 anos de uma existência brilhante e glamurosa. O jeito de fazer música com charme, intimismo e muita poesia chega a cinco décadas com uma vitalidade incrível.
O estilo brasileiríssimo de tocar música (muitos afirmam que não é um ritmo), começou em meados dos anos 50, com marcantes atividades mais especificamente no ano de 1958 com João Gilberto e Roberto Menescal, entretanto, embora eles tenham se destacado naquele início do movimento, não são considerados os criadores da bossa nova, pois inúmeros artistas criaram obras com este estilo na mesma época.
Esta maravilhosa história da arte brasileira será revivida neste sábado, a partir das 20 horas, na Zeca - A Casa da Cultura, através da artista prudentina Miriam Samorano, no espetáculo musical "Show de Bossa".
Na agradável voz de Miriam Samorano, muitas das obras primas do cancioneiro verde-amarelo estarão enaltecendo os corações presentes. Estarão presente as composições de Vinícius de Morais, Carlos Lyra, Ronaldo Boscoli e, é claro Tom Jobim - o mestre dos mestres, entre tantos outros, inclusive a composição de Miriam, "A voz".
A jornalista Adriane Lopes, acompanha a carreira de Miriam e expressa sua opinião: “Conheci o trabalho da Miriam anos atrás, no cumprimento do dever - sou jornalista - e venho acompanhando sua evolução como cantora desde então. Confesso ter ficado encantada de imediato com a sua voz suave e afinadíssima, mas hoje, mais do que nunca, minha admiração estende-se a intérprete que ela se tornou. Miriam não é, como alguns pensam, uma intérprete de bossa nova. Ela canta bossa porque gosta, porque sua alma encontra sentido nessas canções, mas pode cantar qualquer coisa que queira. Sua evolução como artista me enche de alegria, tanto quanto me entusiasma o seu canto delicado e o seu timbre único, tão seu..."
Miriam é assim: canta e encanta. Possui um forte formação técnica e um excelente bom gosto de repertório, além do charme e da graça. Tudo isso somado, pode ter certeza, é show de bossa. Vale a pena conferir.

SERVIÇO:
Miriam Samorano - "Show de Bossa"
Local: Zeca - A Casa da Cultura, Rua Paulo Marques, 600 - Jardim Aviação, (18) 3222-0454 - Presidente Prudente - SP
Data: 26 de abril (sábado)
Horário: 20 horas
Fonte / Autor: Assessoria de Imprensa da Artista

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/24/2008 06:55:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Os Bons Tempos Voltaram...

Magnólia Villa Bar
"Os Bons Tempos Voltaram..."

e começa com um evento de confraternização e beneficente em prol da Associação Comunitária Monte Azul (www.monteazul.org.br) a se realizar Magnólia Villa Bar a partir das 19hs desta 3ª-feira dia 15 de abril de 2008.

Mas, mais do que uma confraternização trata-se de um evento que celebra o início da parceria entre o Magnólia Villa Bar e a Accenture em ações voltadas ao terceiro setor. Trata-se  de um movimento intitulado de “Conexões - Uma parceria CDI e Rede Cidadã” (www.conexaocdirc.org.br). Em poucas palavras, trata-se de uma iniciativa que visa melhorar a performances de ONGs promovendo nesta fase do movimento uma espécie de "joint-venture" entre ONGs e explorando e potencializando o que cada empresa, ONG e voluntário pode prover de melhor.

"Magnólia Villa Bar", um espaço alojado em uma casa restaurada no coração da Lapa, onde, desde os anos 50, funcionava uma padaria tradicional, que agora abriga um ambiente acolhedor com música ao vivo e que nos remete a uma agradável viagem saudosista aos botequins, empórios e residências de 1930 e 40.

Rua Marco Aurélio, 884 Lapa - Vila Romana
(altura do numero 1400 da Rua Aurélia, continuação da Heitor Penteado - entrar antes do 1o. Farol à direita, na Pça. Armando Brussolo)
Horário - 3a a 6a-feira a partir das 18h até o último cliente  -  sábados a partir das 12:30h  -  domingo a partir das 17h30
Mapa - www.magnoliabar.com.br
Reservas - reservas@magnoliabar.com.br ou 3463 4994 (24h) / 3863 9296
Orkut - Magnolia Villa Bar

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 12:48:00 PM | | | Voltar

·······

7 de abril de 2008

A cinza dos afogados, por Manuel da Costa Pinto

Folha de S. Paulo - 05/04/2008 - por Manuel da Costa Pinto
Nos últimos anos, surgiram inúmeros artistas oriundos dos espaços sociais conflagrados, periferias e morros. Até um poderoso artefato narrativo como "Cidade Deus" foi qualificado, na primeira edição, de "romance etnográfico". Já a poesia não tem o álibi de uma trama costurada ou da denúncia social; seu valor está no corpo a corpo com as palavras. Por isso, tantas antologias de poetas da periferia valem apenas por trazerem poetas da periferia... E, também por isso, um poeta como Marcelo Ariel, autor de Tratado dos anjos afogados (Letra Selvagem, 216 pp., R$ 20), deve ser saudado. Não há qualquer condescendência em dizer que esse escritor negro, de 40 anos, mora em Cubatão, na baixada santista, onde vive de um "sebo itinerante". Pois se o livro reúne bom número de poemas sobre chacinas e presídios, o teor testemunhal se conecta a outros martírios e nos restitui ao coração de um fracasso maior, que funda a experiência poética moderna. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/07/2008 06:26:00 PM | | | Voltar

·······

5 de abril de 2008

A Gruta - Memórias da Amada Imortal

A ProLíbera Editora lança no dia 17 de abril, às 19h30, na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, o romance A Gruta – Memórias da Amada Imortal, do escritor mineiro M. R. Menezes. 

A sessão de autógrafos será precedida da apresentação, no auditório da livraria, do pianista Flávio Lago executando peças de Mozart e Beethoven, e leitura de trechos do romance por Rodney Dias de Oliveira. Entrada franca. O Shopping Villa Lobos fica na Av.das Nações Unidas, 4.777.

A Gruta é uma jornada em busca do amor verdadeiro. Insere o tema da "Amada Imortal" de Beethoven no terreno dos arquétipos femininos da humanidade, sendo nessa dimensão mais profunda que o mistério é abordado. Narra a jornada de uma mulher vivendo num tempo de grandes transformações sociais e posta diante de um grande desafio: encontrar o caminho da união entre a alma mortal e imortal, o amor terreno e espiritual. Como pano de fundo, a música de A Flauta Mágica, de Mozart, e Fidélio de Bethoveen.

Esse romance é o segundo lançamento da ProLíbera Editora, que chegou ao mercado tendo o respaldo de 20 anos de experiência profissional de sua publisher/editora, Júlia Bárány Yaari. O primeiro livro publicado foi A Escola dos Deuses, do economista italiano Stefano Elio D´Anna, sucesso em vários países.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/05/2008 08:29:00 PM | | | Voltar

·······

2 de abril de 2008

Sarau Chama Poética Especial - Homenagem ao centenário de Guimarães Rosa

Prosa poética e música com o grupo:
No mesmo Barco

Grupo formado pelos músicos e atores:
Douglas Froemming: violão, guitarra
Juliana Caldas: voz
Luiz Grasseschi: voz, violão
Rafael Losso: voz, violão
Marcio Guimarães: baixo

Os músicos:
Carmen Queiróz
Cecília Furquim
Everson Pessoa
Marines Mendes
Radamés

Os poetas convidados:
Antônio Lázaro de Almeida Prado
Cássio Junqueira
Gildes Bezerra

Organização e direção – Fernanda Almeida Prado
Concepção e design – Débora Bertoncelo

Dia 5 de abril de 2008
às 18 horas
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 - entrada gratuita

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/02/2008 11:49:00 PM | | | Voltar


Projeto 'Casa Adoniran Barbosa', no Kibutz Bror Chail

O Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil acaba de aprovar o projeto "Casa Adoniran Barbosa", no Kibutz Bror Chail, como parte das festividades que serão apoiadas pelo governo brasileiro em homenagem aos 60 anos da Fundação do Estado de Israel. (ALEF)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/02/2008 08:36:00 PM | | | Voltar

·······

15 de março de 2008

Mara Peixoto Assis-Rister defendeu tese em educação na Unesp de Marília.

Orientada pelo Prof. Dr. Sadao Omote, Mara Peixoto defendeu tese para obtenção do título de doutora em educação, no dia 28 de fevereiro de 2008, no anfiteatro I,da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília

Título da Tese: INCLUSÃO ESCOLAR E GÊNERO: O AMBIENTE ESCOLAR COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO CURRÍCULO SOCIAL E ACADÊMICO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

RESUMO
Nesta tese, verificamos o desempenho escolar dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as ocorrências de episódios escolares registrados no Livro Negro, a percepção e concepção dos atores da escola sobre o desenvolvimento, comportamento e desempenho escolar dos alunos. Também observamos a atuação do professor em sala de aula e, separadamente, o aluno durante as aulas e no recreio. Iniciamos a elaboração dos protocolos de coleta de dados com uma filmagem do ambiente escolar. Filmamos nos períodos manhã e tarde as diversas situações dos alunos, professores, funcionários e direção de uma escola estadual e outra particular. Dessa filmagem retiramos categorias de eventos significativos. Essas constituíram o instrumento de observação do professor e do aluno. Para conhecer a concepção dos profissionais a respeito dos alunos, buscamos a visão de BOM ALUNO e MAU ALUNO entre profissionais atuantes na região de Marília. O resultado ofereceu os itens do check-list, nas formas masculino e feminino, aplicado aos profissionais participantes da pesquisa. Para verificar o desempenho escolar dos alunos da rede municipal, realizamos uma pesquisa documental. As provas do SARESP/2005 nos forneceram o desempenho dos alunos da rede estadual. Obtivemos os dados do Livro Negro por transcrição integral dos registros das escolas. Analisamos os dados coletados em busca de subsídios para verificarmos a possibilidade da influência de questões de gênero no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Apuramos que o gênero masculino está em defasagem, comparado ao gênero feminino. Embora a distribuição dos alunos sem registro no Livro Negro tenha revelado que tanto meninos quanto meninas possuem valores percentuais semelhantes (49% e 51%, respectivamente), a análise da distribuição segundo o gênero revelou um percentual maior de alunos do gênero masculino com registro no Livro Negro (71%) do que o de meninas (29%). A aplicação do X² indicou-nos que de fato houve diferença quanto ao gênero (p < 0,0001). Durante a observação do professor, o número de meninos e meninas aproximou-se de 50% para cada gênero. Embora as ações do professor devessem ser semelhantes para ambos, isso não ocorreu na realidade investigada. Apuramos uma ligeira tendência do professor de direcionar aos meninos ações mais restritivas do que às meninas. Na observação do aluno, apuramos que as ações apresentadas pelos meninos apontavam que eles são mais ativos, agitados mostram mais iniciativa que as meninas. Constatamos a tendência dos profissionais da escola para avaliar negativamente os meninos e positivamente as meninas. Apuramos uma diferença nos estereótipos apontados pelos profissionais das escolas estaduais e municipais. A tendência para estereotipar ou não os alunos de acordo com o gênero mostrou a influência exercida por esse comportamento no ambiente escolar. Concluímos que para melhorar o desempenho social e acadêmico dos alunos, a escola carece de olhar mais acuradamente as questões de concepção de gênero. Por meio de comportamentos oriundos das idéias preconcebidas sobre os fatores de gênero no ambiente escolar, a escola perde a oportunidade de cumprir com seu papel de incentivar a prática da inclusão de meninos e meninas na escola e entre si mesmos.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Escolar - Ensino Fundamental - Gênero - Inclusão Escolar - Políticas Públicas.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/15/2008 09:50:00 AM | | | Voltar

·······

8 de março de 2008

Acordo Ortográfico: Conferência internacional em abril

Diário Digital (Portugal) - 03/03/2008
Acadêmicos, responsáveis políticos, deputados, editores e escritores vão debater o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em abril, numa conferência internacional e numa audição pública organizadas pela Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura. "A Assembléia da República não pode alhear-se da política instalada na sociedade portuguesa acerca do acordo ortográfico e tem de participar ativamente neste debate", disse à agência Lusa o presidente daquela Comissão, Luís Marques Guedes. Trata-se de uma iniciativa concertada com o presidente da Assembléia da República, Jaime Gama, e em princípio acontecerá no dia 07/04. >> Leia mais

[NOTA] Como já publicado aqui no VerdesTrigos, penso que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já está em vigor, na ordem jurídica internacional e nos ordenamentos jurídicos dos três Estados acima indicados, desde 1 de Janeiro de 2007, na sequência do depósito junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, das Cartas de Ratificação da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, promovida em Dezembro de 2006, via Secretariado Executivo da CPLP.

Está em vigor, mas .....

Resumo da ópera:
O Acordo Ortográfico encontra-se em vigor para Brasil, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe;
Os restantes signatários só lograrão ver o Acordo como parte dos seus ordenamentos internos, por uma de duas formas:
a) Ratificação do Acordo e do 2º Protocolo Modificativo, e entrada em vigor com o depósitodos mesmos, ou;
b) Ratificação do Acordo na sua forma original, e entrada em vigor com o depósito do último dos signatários.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:19:00 PM | | | Voltar


Miriam Samorano no Sarau Chama Poética em São Paulo

O Sarau Chama Poética, que acontece mensalmente na Casa das Rosas busca promover o encontro entre pessoas interessadas em Literatura e Música fará uma homenagem às mulheres.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher escolhemos composições de Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes e as palavras poéticas de: Antônio Lázaro de Almeida Prado, Adélia Prado, Alice Ruiz, Cássio Junqueira, Cecília Meireles, Dora Ferreira da Silva, Eunice Arruda, Hilda Hilst e Rosangela Aliberti e também  uma crônica de  Sonia Manski nas vozes de músicos, atores e poetas.

Organização e direção – Fernanda Almeida Prado
Concepção e design – Débora Bertoncelo

Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822
Área de convivência - entrada gratuíta
Dia 8 de março de 2008
Sábado às 17,45 horas


Dia 9 de março de 2008
Horário: início- 17 horas
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37
(próximo estação metrô Brigadeiro)

 

A cantora MIRIAM SAMORANO participará destes dois saraus. Todos estão convidados.

Em Presidente Prudente, no dia 22 de março (20h), Miriam Samorano cantará na Zeca - A Casa da Cultura, Rua Paulo Marques, 600 (esquina com a 07 de setembro) [pertinho da minha casa]. Além de Tom Jobim e a Bossa Nova apresentará toadas, modas de violas e serestas.

Um show onde apresentará canções da décadas de 20 à 50 da MPB como a toada paulista “Tristezas do Jeca” de Angelino de Oliveira (1918), a singela “Chequerê” de Sinhô (1929), “Saudade mata a gente” de João de Barro e Antonio Almeida (1948) e sambas de Zé Keti, João Gilberto, Tom Jobim e Chico Buarque. Um dos destaques do show é a interpretação da moda de viola “Coração de violeiro” de Zequinha Torres (1954) imortalizada nas vozes dos milionários do riso: Alvarenga e Ranchinho (1959).

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 06:43:00 PM | | | Voltar


Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural

Os interessados em participar do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural já podem se inscrever. Publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6 de março) o Edital de Intercâmbio nº 1/2008.

Para viagens no mês de abril, as inscrições seguem até a próxima quarta-feira, dia 12, e até 31 de março, para as viagens em maio. O programa consiste na concessão de recurso para o custeio de transporte de técnicos, artistas e estudiosos da cultura brasileira, convidados a participar de evento cultural promovido por instituição brasileira ou estrangeira, de reconhecido mérito.

As solicitações devem ser efetivadas apenas pela Internet, preenchendo o cadastro disponibilizado em Editais e Premiações.

Leia mais em www.cultura.gov.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 05:34:00 PM | | | Voltar

·······

5 de março de 2008

EPISÓDIO CULTURAL, um fanzine de Machado/MG e adjacências

[NOTA] Podem acreditar, eu também já estive em Machado/MG. Conheço bem aquelas montanhas de Minas: de Machado, Fama (na beira da represa, ou abaixo dela), Alfenas, Paraguaçu, do Rancho São José, Varginha, Muzambinho, Guaxupé, Alpinópolis ao outro lado do rio: Guapé, Córrego do Ouro ou Três Pontas. Três Corações, Campanha, Cambuquira, Lambarí, Caxambu... águas, muitas águas. Nas montanhas de café de Machado, eu andei....ouvia o Juninho na Rádio.... nada será como antes amanhã. Saudades.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:24:00 AM | | | Voltar

·······

4 de março de 2008

Famílias homossexuais na literatura infantil

Casais de pessoas do mesmo sexo em livros para crianças. Técnicos afirmam que abordar a diversidade familiar é inevitável e que pais e professores têm um papel importante na matéria.

"Maria, que traz um filho dentro da barriga, conta à sua filha a história da sua infância. Uma história simples, de uma criança feliz. O que torna este livro especial é o facto de Maria ter dois pais: o Pedro e o Paulo". É desta forma que O livro do Pedro, da escritora e ilustradora Manuela Bacelar, é apresentado. A obra acaba de ser lançada e é uma estreia. A literatura portuguesa infantil começa a abordar a diversidade da parentalidade. A autora explica como tudo aconteceu. "A ideia do livro surgiu-me como as ideias dos outros livros: de situações concretas que vou conhecendo", revela. "A história é sobre uma família que tem uma vida normal, perfeitamente inserida e aceite pela sociedade". E acrescenta: "É um livro de afectos. É Natal e não há prendas. Há um grande abraço. São os anos da Maria e não há presentes. Há amigos, um piquenique e uma surpresa ao virar da página". A escritora escreve para um público abrangente, para crianças, pais, agentes de ensino. "O meu atelier é o meu espaço de liberdade e não estou sujeita a decreto-lei", garante a autora de Bernardino, O meu pai e O meu avô.
O livro de Pedro aparece pouco depois de a Associação ILGA Portugal e o projecto editorial independente espanhol Eraseunavez.com. terem lançado no mercado nacional dois livros infantis que abordam a mesma temática. "A mamã Carlota disse-me que os meninos e as meninas crescem na barriga das mulheres. Essa é que me pareceu a maior mentira que já ouvi. Eu não caibo na barriga da mamã Carlota e na da mamã Ana ainda menos". A dúvida pertence a uma menina, personagem central De onde venho?. A história é do escritor e ilustrador espanhol Javier Termenón Delgado. "O João quer ser bombeiro para ajudar as pessoas! Gosto muito da farda dos bombeiros. Acho que vou apaixonar-me por ele", comenta o menino André que, juntamente com a Marta, entram no livro Por quem me apaixonarei?, de Wieland Pena e Roberto Maján.

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=463424D063E87394E04400144F16FAAE&opsel=1&channelid=0

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/04/2008 11:26:00 PM | | | Voltar

·······

3 de março de 2008

Sobre lendas, ruínas e meninas

Jornal do Brasil - 01/03/2008 - por Juliana Krapp
Para Milton Hatoum os romances são como sumameiras, enquanto as novelas se assemelham mais aos açaizeiros. Mesmo ao telefone, o autor fala como escreve: a linguagem caudalosa de quem foi jovem rente à floresta, entremeando a vivacidade quase debochada com zonas de sombra, pequenos sustos. Órfãos do Eldorado (Companhia das Letras,112 pp., R$ 29), sua quarta obra, que chega às livrarias na hoje (03/03), é um açaizeiro dos mais elegantes. Escrito por encomenda para a coleção Mitos, da editora escocesa Canongate, a obra exigia uma quantidade limitada de caracteres. Por isso, teve de sair uma novela, e não um romance. Antes mesmo de seu lançamento no Brasil, Órfãos do Eldorado já está sendo traduzido para 16 países, entre os quais China e Taiwan.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 08:27:00 PM | | | Voltar

·······

26 de fevereiro de 2008

Escritor cubano vence Prêmio Alfaguara de Romance

RTP (Portugal) - 25/02/2008
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez, residente em Miami, ganhou ontem (25/02) com a obra Chiquita, a XI edição do Prêmio Alfaguara de Romance, que, com um valor de 175.000 dólares, é considerado um dos de maior prestígio atribuídos a um original inédito em espanhol. Concorreram a este prêmio 511 originais procedentes de Espanha e de vários países latino-americanos. O júri, presidido pelo escritor nicaragüense Sergio Ramírez, descreveu Chiquita como "um romance simultaneamente elegante e cheio de vida, com uma notável graça narrativa e uma imaginação sem descanso, que nos revela, como uma imensa partitura de execução precisa, a época e a vida de uma personagem extraordinária". >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2008 11:21:00 PM | | | Voltar


Mesmo morto

Folha de S. Paulo - 26/02/2008 - por Mônica Bergamo
Em editorial, a revista "The Economist" prevê que "mudanças reais em Cuba só vão começar depois da morte de Fidel". Não é o que pensa o próprio. Em 2005, ao falar da sucessão em entrevista ao jornalista Ignacio Ramonet, do francês "Le Monde Dimplomatique", Fidel disse: "Que nossos inimigos não se iludam; eu morro amanhã e minha influência pode crescer". Mônica Bergamo lembra que na entrevista, publicada no livro Biografia a duas vozes (Boitempo), Fidel diz ainda que "o dia em que eu morrer de verdade ninguém vai acreditar. Poderia andar como Cid Campeador [referência a personagem do século 11], que mesmo morto era levado a cavalo para vencer as batalhas".


'Fidel Castro - Biografia a duas vozes', do jornalista franco-espanhol Ignacio Ramonet, é o resultado de cem horas de entrevista com Fidel Castro. Um livro fundamental para conhecer a vida, as idéias e a versão pessoal de um dos mais polêmicos líderes políticos dos últimos 50 anos. O livro apresenta sua trajetória desde a educação jesuíta de filho de latifundiário até sua transformação em guerrilheiro. A tentativa de tomada do quartel Moncada, quando é preso e exilado de Cuba, o encontro com Che Guevara no México e a longa relação entre os dois, os anos de combate na guerrilha e o início da revolução. Fidel também se defende das polêmicas sobre perseguição a dissidentes e homossexuais em Cuba, a imigração de cubanos para os Estados Unidos, a existência da pena de morte na ilha, a questão da sua sucessão e o futuro da revolução. Bastidores de momentos importantes da história são contados do ponto de vista do dirigente cubano, como a crise de outubro de 1962 entre a União Soviética e os Estados Unidos. A participação de Cuba na luta pela independência dos países africanos e a sobrevivência à derrocada do bloco soviético também são analisadas. Fidel comenta a situação política contemporânea - Globalização, José Maria Aznar, Tony Blair, George W. Bush e a guerra do Iraque, terrorismo, meio ambiente e os movimentos e governos de esquerda e centro-esquerda da América Latina. Com apresentação de Fernando Morais, tradução e texto de orelha de Emir Sader, fotos que cobrem os principais momentos da vida do dirigente, uma cronologia e um índice remissivo, esta é uma obra fundamental para conhecer o pensamento do principal protagonista da Revolução Cubana.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2008 11:13:00 PM | | | Voltar

·······

16 de fevereiro de 2008

Mapas para todos os caminhos da Biblia

Ainda no mundo dos livros, para saber onde se passam as histórias da Bíblia, há o BibleMap. Dá para navegar por livro e capítulo.

Via: Gabriela Zago em janeiro 26, 2008 9:04 PM | Permalink

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 09:02:00 PM | | | Voltar

·······

13 de fevereiro de 2008

Livros por toda a ilha

PublishNews - 13/02/2008
A festa cubana do livro começa hoje (13/02) e vai até 24/02. Para quem não conhece a dimensão do evento, é bom lembrar que no ano passado a XVII Feira Internacional do Livro de Havana foi visitada por nada menos que 5 milhões de pessoas que adquiriram cerca de 5 milhões de livros em toda a ilha. Organizada na capital de Cuba e em mais 39 cidades, a feira este ano terá como tema: "Ler é crescer". Contará com a presença dos autores homenageados Graziella Pogolotti e Antón Arrufat, vencedores de prêmios cubanos de literatura. Já a nação convidada é a Galícia. Informações pelos e-mails feria e promocion. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:19:00 PM | | | Voltar

·······

10 de fevereiro de 2008

DIAS & DIAS

"Estamos diante de um livro que não se consegue parar de ler", escreve José Mindlin na orelha deste romance de Ana Miranda. A história reúne três personagens centrais: Feliciana, uma jovem sonhadora e obstinada; o poeta romântico Antonio Gonçalves Dias, por quem ela nutre uma longa e intensa paixão, e o sabiá - não um sabiá específico, mas a espécie inteira, que na "Canção do exílio" simboliza a pátria distante.
A narrativa de Ana Miranda combina história e ficção para contar uma história sobre o amor, os costumes provincianos no interior do Brasil durante o século XIX, a descoberta da cultura indígena, a beleza da poesia e os mistérios da sensibilidade.
No romance, Feliciana toma conhecimento da vida íntima de Gonçalves Dias por meio das cartas enviadas pelo poeta a seu grande amigo Alexandre Teófilo de Carvalho Leal. Mostradas a Feliciana por Maria Luíza, esposa de Teófilo, as cartas registram muitas das questões existenciais do poeta. Feliciana descreve de forma emocionante a paixão que as cartas alimentam, e seu relato revela refinamentos da alma feminina. A trama tecida pela autora faz com que o leitor se identifique com Feliciana, uma mulher que desvenda o que sente por meio da escrita e da memória.
Os personagens menores - o pai de Feliciana, colecionador de sabiás; Adelino, um tímido professor apaixonado por Feliciana, e Natalícia, a doce e severa preceptora - conferem ao livro uma grande riqueza humana.
Antonio Gonçalves Dias (1823-1864) é o principal nome da poesia romântica brasileira. Além de "Canção do exílio", compôs os principais poemas da vertente indigenista do romantismo, entre eles "I-Juca-Pirama" e "Leito de folhas verdes". Com uma narrativa clara e simples, reproduzindo a linguagem do romantismo, Ana Miranda recorda mais uma vez a vida de um de nossos poetas - como fez também com Gregório de Matos em Boca do Inferno -, levando o leitor a uma viagem de encantamento lingüístico e conhecimento histórico. Dias & Dias recebeu o Jabuti na categoria romance, em 2003, e o premio da Academia Brasileira de Letras para romance brasileiro, no mesmo ano.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/10/2008 09:30:00 AM | | | Voltar

·······

9 de fevereiro de 2008

Gésio Amadeu no filme de Porto Feliz

O ator Gésio Amadeu ("Sinhá Moça"/"Sítio do Pica-Pau Amarelo") está no elenco do filme que conta a história de Porto Feliz (SP), dirigida por Vicentini Gomez. Gésio interpreta o Nego Tião, um escravo fugitivo que monta um quilombo na região de Porto Feliz. Além de Gésio Amadeu, o elenco conta com Ênio Gonçalves, Maximiliana Reis, Edson Sobral, entre outros. As principais cenas já foram gravadas e o filme deve ser concluído no final de março.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/09/2008 11:37:00 AM | | | Voltar

·······

1 de fevereiro de 2008

Editora cai no samba

PublishNews - 01/02/2008
A Nenê de Vila Matilde - a mais antiga escola de samba de São Paulo - vai homenagear Câmara Cascudo em seu enredo no Carnaval 2008. Herdeiros do historiador potiguar estarão na avenida, alguns no carro abre-alas e outros no chão, sambando no pé. A Global Editora, que publica as obras do professor Cascudo, apoiando a iniciativa da escola, criou uma ala, onde desfilarão aproximadamente cinqüenta pessoas entre os quais o diretor Luiz Alves Junior e a esposa Cidinha Alves, ambos com mais de sessenta anos, funcionários de todos os departamentos, colaboradores e amigos da casa. O carro abre-alas da escola foi batizado de "Dicionário do folclore brasileiro".

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/01/2008 08:45:00 PM | | | Voltar

·······

30 de janeiro de 2008

O Brasil e o Holocausto


Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,
na cerimônia alusiva ao "
Dia Internacional em Memória das
Vítimas do Holocausto
", ocorrida no Palácio do Itamaraty (RJ).

“Penso que só seremos capazes de rejeitar, combater
e aplacar todo tipo de intolerância se formos sábios
o suficiente para semear nos corações e mentes a
repulsa ao ódio, à violência e à desumanidade”

“Mais do que reverenciar os heróis, é preciso
incorporar à nossa atuação cotidiana as lições que
eles nos legaram. Só assim será possível impedir que
se repitam os horrores da II Guerra Mundial”


LINKS RELACIONADOS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 10:16:00 PM | | | Voltar

·······

27 de janeiro de 2008

Árvore de Anne Frank escapa à serra elétrica

As árvores morrem de pé. Com dignidade. Mesmo que tenham entre 150 e 170 anos, 27 toneladas e um fungo letal que lhe corrói os "ossos". É o caso do castanheiro de Anne Frank, bem no centro de Amesterdam - a árvore que a jovem holandesa judia mirava, quando escondida, durante 25 meses, num sótão, com a família, para fugir à insanidade nazi (1939-45). Podem aqueles troncos ser história? História? Podem. E assim o entendeu um grupo de empenhados cidadãos holandeses, que, depois de a hipótese ser aventada em 2007, mobilizou esforços nacionais e internacionais para impedir a morte da árvore, com recurso à serra elétrica. Espécie de meu - dela - pé de laranja lima, ao qual tudo se desabafa, mas numa versão real e trágica (Anne acabaria por morrer no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha), o castanheiro foi salvo *in extremis*. Ao contrário da sua menina, cujos dias alegrava, e que acabaria por morrer vítima de tifo. Mantê-la viva durante, pelo menos, mais cinco, dez, 15 anos, no máximo, vai custar caro, mas não têm preço estas palavras:

«Quase todas as manhãs vou ao sótão tirar a poeira dos meus pulmões. Do meu lugar favorito no chão, olho para o céu azul e o castanheiro desfolhado, em cujos galhos brilham pequenas gotas de chuva, como prata, vejo ainda gaivotas e outros pássaros que deslizam no vento. Enquanto isto existir, e quero viver para ver, estes raios de sol o céu azul - enquanto isto durar, não poderei ser infeliz.»
Coincidiendo con la celebración del Día del Holocausto, las autoridades holandesas y grupos ecologistas han llegado a un acuerdo para salvar de la tala a un árbol centario y enfermo que se yergue sobre la casa de Amsterdam donde Ana Frank se escondía de los nazis y escribía su famosísimo diario, informa la BBC. Al parecer, fue aquel árbol el elegido por la adolescente para abstraerse de la horrible persecución a la que estaban sometidos los judíos como ella. Una especie de refugio espiritual alejado del terror cotidiano. (ELPAIS.com 24/01/2008)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/27/2008 03:22:00 PM | | | Voltar

·······

26 de janeiro de 2008

'Ver: Amor', de David Grossman

Mesmo quando ansiamos pelos maiores e mais puros ideais humanos(…), não podemos nunca, nem só por um instante, deixar de ter compaixão pelo homem, ainda que seja um só, porque nesse caso não seríamos melhores do que “eles”, malditos sejam.” (pag. 512)

No livro "Ver: Amor", David Grossman recria, numa visão literária muito pessoal, a enormidade que foi a shoah (o holocausto). "Escrevi "Ver: Amor" porque não podia compreender a minha vida hoje em Israel, nesta terra, como ser humano, como israelita, como judeu, como pai, como escritor e como homem, sem tentar colocar-me a mim mesmo dentro desse cenário louco que foi a shoah.", diz Grossman, " Tentei viver a shoah sob todos os pontos de vista, o da vítima e o do assassino. Foi uma experiência complicada; é difícil conseguir compreender como é que uma pessoa normal se pode transformar num assassino de massas."

"Ver: Amor" é um romance aliciante, longo e complexo. Divide-se em quatro capítulos que se interligam como um puzzle e que correspondem a quatro visões inéditas do holocausto:

1) a de uma criança , Momik que quer salvar a família do monstro Nazi.
2) uma fantasia lírica sobre o escritor polaco Bruno Schultz, assassinado pelos Nazis;
3) a história de Wasserman , o tio-avô de Momik, e de Neigel, um oficial Nazi;
4) uma enciclopédia sobre a vida de Kazik, um dos personagens criados por Wasserman.

O título em inglês é "See under: Love" parece mais de acordo com o seu significado - uma entrada para a palavra "Amor" na enciclopédia. Em português talvez fosse mais exato chamá-lo "Vide: Amor" ou "Veja: Amor", mas isto é um pormenor sem importância.
Neste livro fantástico, o poder da criatividade e da imaginação, desafia a rigidez do pensamento Nazi e de todos os sistemas que tentam abolir a liberdade e a individualidade humanas. (in fragmentos luminosos)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/26/2008 05:50:00 PM | | | Voltar

·······

24 de janeiro de 2008

Revista Idéias nº 75: Em queda livre

Confira na revista Idéias nº75 análise de Fábio Campana sobre a queda da popularidade de Requião, beirando a baixíssima aprovação pública que o ex-governador Haroldo Leon Peres atingiu. Ainda na mesma edição, conheça a situação precária do Hospital de Clínicas, por Denise Mello; o que os políticos planejam para o incentivo ao uso da bicicleta, por Paola de Orte; as boas notícias da economia segundo Mirian Gasparin; e ainda as notícias da Câmara dos Vereadores e da Assembléia Legislativa.

Acompanhem na última edição matéria sobre a relação entre religião e alimento por Adolfo Wendpap, texto do escritor Wilson Bueno e a alta sociedade fotografada e comentada na coluna social de Marcia Toccafondo.

Travessa dos Editores
www.travessadoseditores.com.br
(41) 33 38 99 94
Rua Cézar Augusto Scandelari nº 111 Curitiba - Paraná

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 10:18:00 PM | | | Voltar

·······

21 de janeiro de 2008

DAVID LEVISKY: entrevista com o autor de 'O monge e o divã..', por Ângelo Caio Mendes Correa Jr.

David Levisky, médico psiquiatra, psicanalista e professor, com quase quatro décadas de trabalho voltado para a psicanálise da adolescência e doutor em História Social pela USP, acaba de publicar um livro de originalidade ímpar - "Um monge no divã: a trajetória de um adolescer na Idade Média Central", no qual, a partir da autobiografia do monge beneditino Guibert de Nogent,(1055-1125), faz com ele um trabalho psicanalítico, transcorridos oito séculos das anotações deixadas pelo religioso.
Nesta entrevista, o também ex-vice-presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, além de falar sobre o processo de elaboração de seu novo livro, faz uma retrospectiva de sua trajetória profissional e intelectual e da situação do jovem em nossa sociedade.

===>> LEIA A ENTREVISTA

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 10:49:00 PM | | | Voltar

·······

20 de janeiro de 2008

'Reparação' tem bênção de seu autor

Ian McEwan acompanhou "cada rascunho" do roteiro adaptado do romance; filme concorre a sete Globos de Ouro

Baseado em "Reparação" (Companhia das Letras, 2002), romance do escritor inglês Ian McEwan finalista do Booker Prize 2001, o mais prestigioso prêmio literário britânico, o filme "Desejo e Reparação" é o campeão de indicações ao Globo de Ouro (sete), feito que pode repetir no Oscar, que anuncia os concorrentes no dia 22.
Segundo longa de Joe Wright ("Orgulho e Preconceito"), o longa, que estréia amanhã no Brasil, custou US$ 30 milhões (R$ 53 milhões) e é a narrativa de como uma sucessão de mal-entendidos, seguidos de mentiras, podem ser tão devastadores quanto a guerra, pano de fundo desta história de amor.
No verão de 1935, a aristocrática Briony Tallis (Saoirse Ronan), de 13 anos, acusa o filho da governanta Robbie Turner (James McAvoy), amante da irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley), de um crime que não cometeu. A reparação, tardia, é pretendida por meio da arte -um livro que Briony escreve ao longo de seis décadas.

* foto: Cecilia (Keira Knightley) e Robbie (James McAvoy) em cena do filme "Desejo e Reparação', do diretor inglês Joe Wright

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 03:26:00 PM | | | Voltar

·······

18 de janeiro de 2008

Sucessão nas mãos de analfabetos

Gazeta Mercantil - 17/01/2008 - por Luiz Orlando Carneiro
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, relativos à população apta a votar, até o fim do ano passado, revelam que 51,5% dos 127,4 milhões de portadores de títulos eleitorais não completaram o primeiro grau ou sabem apenas ler e escrever. O percentual de eleitores analfabetos - para os quais o voto é facultativo, embora sejam inelegíveis, de acordo com a Constituição - é de 6,61% nas cinco regiões do País. A pesquisa feita pelo TSE adverte que os dados podem apresentar defasagens, já que a escolaridade foi declarada no ato do alistamento. Mas as estatísticas confirmam o quadro de desigualdade regional já conhecido. O Nordeste tem 4,2 milhões de eleitores analfabetos - número maior do que o total de 4 milhões nessa condição nas demais regiões do País. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:01:00 PM | | | Voltar

·······

13 de janeiro de 2008

Bilac, um jornalista bom de briga, por Adelto Gonçalves.

O poeta Olavo Bilac (1865-1918), a exemplo de outros parnasianos, foi condenado ao ostracismo depois que as idéias que redundaram na Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, insufladas pelos ventos que vinham da Europa, afirmaram-se na sociedade brasileira. Seu nome passou mesmo por sinônimo de passadismo, formalismo, oficialismo e alienação. E seus versos tornaram-se alvo de chacotas, tal como a produção de outros poetas que, ao seu tempo, o tiveram como paradigma. De fato, os versos bilaqueanos, hoje, são velharias que só atraem estudiosos e um ou outro leitor interessado em conhecer a história da Literatura Brasileira.
Mas o que, geralmente, não se sabe é que, além de autor de versos grandiloqüentes e enxundiosos, o "príncipe dos poetas brasileiros" foi cronista de excepcionais qualidades. Basta ver que, a partir de março de 1897, foi quem teve a responsabilidade de substituir o genial Machado de Assis (1839-1908) nas páginas da Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro. E o fez com igual brilho, a tal ponto que muitas de suas crônicas parecem mesmo saídas da pena do bruxo do Cosme Velho.
Quem tiver dúvidas já pode compará-las sem ter de remexer papéis velhos nos arquivos, pois o professor Antonio Dimas, da Universidade de São Paulo, acaba de lançar Bilac, o jornalista em que reuniu em dois extensos volumes a maior parte das crônicas bilaqueanas saídas em jornais e revistas do final do século 19 e início do 20. Num terceiro volume, o de menor extensão, com prefácio do professor Alfredo Bosi, o organizador reuniu dez excepcionais ensaios em que mostra que o Bilac cronista pouco tinha do poeta indiferente às necessidades cotidianas, imagem que ficou por conta da revisão histórica comandada pelos modernistas. ==>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/13/2008 08:21:00 PM | | | Voltar

·······

5 de janeiro de 2008

Revista Verbo21 está sempre atualizada ...

O Conceito de “Pós-Moderno” ainda é atual?
Ensaio » Uma pergunta infernal e cheia de espinhos, que gera dúvidas, debates e questionamentos em muitos pensadores. Um mal-estar, como diria o sociólogo Zygmunt Bauman. Mas vamos (...). Dez, 2007

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/05/2008 11:33:00 AM | | | Voltar

·······

31 de dezembro de 2007

Que em 2008, você ......

Para desejar-lhe um ano novo doce, desejo-lhe anos sustentáveis. Uno-me ao Mude o Mundo e convido-o a nos ajudar a mudar este mundo, mudar o rumo: dar sustentabilidade à vida neste planeta a partir de atitudes.

1. Que em 2008, você economize Água;
2. Que em 2008, você consuma menos carne;
3. Que em 2008, você apague a luz;
4. Que em 2008, você deixe o carro em casa;
5. Que em 2008, você consuma orgânicos;
6. Que em 2008, você use menos papel;
7. Que em 2008, você utilize menos sacolinhas plásticas;
8. Que em 2008, você prospere de forma sustentável;
9. Que em 2008, você seja voluntário; e
10. Que em 2008, você mude o mundo.

MUDE O MUNDO.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/31/2007 04:09:00 PM | | | Voltar

·······

29 de dezembro de 2007

PRIVATIZAÇAO DA CULTURA

A INTERVENÇAO CORPORATIVA NAS ARTES

O crescente papel das grandes empresas e seus interesses privados no mundo das artes na produção, circulação e nas instituições culturais no mundo, submetendo-a aos seus interesses, sob a ótica do marketing, do investimento em ativos ou da diplomacia de negócios. Este é o delicado e pouco explorado tema deste livro inovador da autora taiwanesa Chin-tao Wu, a partir de sua pesquisa na Universidade de Londres sobre as mudanças ocorridas nos sistemas de apoio às artes nos Estados Unidos e Reino Unidos no final do século XX. A obra analisa os efeitos das políticas para o setor dos governos de Ronald Reagan e Margaret Thatcher, que estabeleceram marcos como a redução dos investimentos governamentais diretos e do controle público, e o crescimento dos incentivos fiscais, fundações privadas, do marketing cultural e dos institutos de empresas atuando no setor. A cultura deixa de ser uma área de enriquecimento do espírito, para se tornar mais um setor que tem que "se sustentar", como "negócios privados", mas que seguem, ainda que de forma às vezes dissimulada, subsidiados pelo poder público. A partir desta mudança na postura dos governos e sociedades em relação à influência do mundo dos negócios na arte, Chin-tao explora o peso das empresas e seus dirigentes nos conselhos curadores, inclusive de instituições públicas como a Tate Gallery, e as crescentes coleções privadas, em poder das próprias empresas. Como estas fazem da arte, também, seu negócio financeiro e de imagem. E como os próprios museus se tornam cada dia mais orientados e parecidos com empresas. Como no caso, estudado no livro, das "franquias" do museu Guggenheim, que hoje já possui até uma filial dentro de um cassino em Las Vegas. E quais são os efeitos disso na produção artística. Um debate essencial para a discussão de cultura no Brasil das leis de incentivo que promovem o controle privado com recursos públicos, após a falência da polêmica Brasilconnects, da imensa coleção privada de Edemar Cid Ferreira, e dos projetos imobiliários de um Museu de Artes de São Paulo em crise. O livro traz ainda um texto inédito sobre financiamento público à cultura, escrito por Danilo Santos de Miranda, Diretor do Departamento Regional do SESC no Estado de São Paulo.

"É importante observar que este livro fala principalmente do aspecto privado do problema, isto é da entrada agressiva das grandes corporações e outras instituições no circuito internacional da arte. Mas existe outra questão igualmente importante, sobretudo no Brasil, onde interesses públicos e privados muitas vezes se misturam: a participação do Estado no sistema da arte, suas políticas, estratégias e critérios de incentivo, mecanismos de destinação de fundos públicos etc. O fato é que, como em tudo na vida, quem banca controla." Comentários de LUCIANO TRIGO.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2007 06:43:00 PM | | | Voltar

·······

15 de dezembro de 2007

Bolsa para quem?

Saiu no Diário Oficial de ontem e foi divulgado com pouco estardalhaço o resultado da cobiçada Bolsa Funarte de Incentivo à Criação Literária. Para finalizar em seis meses o projeto de um livro, os contemplados faturarão R$ 30 mil, descontados os impostos devidos, após assinar contrato com o órgão. Até aí, nada. (Paralelos, por Ana Beatriz Guerra) =>>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 05:00:00 PM | | | Voltar


Oscar Niemeyer completa cem anos hoje no Rio

O arquiteto Oscar Niemeyer completa cem anos neste sábado no Rio de Janeiro e faz uma festa na Casa das Canoas, projetada por ele e recentemente tombada pelo Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional).

Niemeyer se tornou um símbolo da arquitetura moderna brasileira e deixou suas marcas nas principais cidades do país: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e arredores.

Brasília abriga, talvez, o conjunto de obras projetadas pelo arquiteto de maior expressão na mídia. Segundo a urbanista Raquel Rolnik, que morou na cidade, Niemeyer foi bem sucedido lá ao trabalhar com a linha do horizonte e estabelecer uma comunicação efetiva com a paisagem natural do Brasil central. Rolnik levanta tal característica como uma das grandes vantagens da arquitetura de Niemeyer, independentemente do local.

Comprometido com suas idéia, Niemeyer possui uma linha política de esquerda anunciada e bem definida há diversas décadas. Ele chegou a ter de se exilar nos anos 60, devido a ascensão dos militares ao poder no Brasil. Conheça a cronologia do arquiteto.

No final de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao arquiteto a Ordem do Mérito.

O edifício Copan, no centro de São Paulo, há alguns dias exibe um 100 em sua conhecida fachada, também em homenagem ao arquiteto.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 04:02:00 PM | | | Voltar


Os Sertões em Quixeramobim e Canudos

Durante o mês de novembro e início de dezembro, o grupo do Teatro Oficina esteve em turnê com o espetáculo Os Sertões no Ceará e na Bahia. A turnê, que em si já seria um grande acontecimento cultural, ganhou muito em mais em significado pelos os locais da encenação: Quixeramobim e Canudos, respectivamente a terra natal de Antônio Conselheiro... > mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 03:39:00 PM | | | Voltar

·······

14 de dezembro de 2007

Para cada mal, um livro ideal

Blog do Galeno - 13/12/2007 - por Galeno Amorim
Você já pensou, alguma vez, em trocar o divã, a farmácia ou o consultório por uma biblioteca? E, em vez de buscar ajuda num frasco de comprimido ou numa sessão de terapia para resolver os seus problemas, cair de boca num bom livro? Pois não é que isso existe de verdade e dá bons resultados?! Segundo Galeno Amorim, a experiência vem sendo testada numa biblioteca pública de Santiago, no Chile, com resultados interessantes tanto para a saúde dos consulentes como para a própria instituição, que viu multiplicar o número de leitores e de livros emprestados. Os leitores chegam a receber uma receita de verdade, com a indicação do livro mais apropriado para o caso, prescrita por uma doutora, que conversa com o paciente para fazer um diagnóstico sobre o seu mal e recomendar sua leitura ideal. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2007 06:49:00 PM | | | Voltar

·······

13 de dezembro de 2007

Lançamento em Florianópolis: Por causa do Papai Noel, Crônicas de Natal e Histórias de Minha Avó

Nesta sexta-feira, dia 14/12, a escritora Urda Alice Klueger e a cineasta Mara Salla fazem dos lançamentos em Florianópolis.
Urda vem à cidade lançar uma edição revista e ampliada do livro Crônicas de Natal e Histórias de Minha Avó. Neste livro está publicada a crônica Por Causa do Papai Noel, que deu origem ao primeiro curta-metragem da cineasta Mara Salla, que também tem o título de Por Causa do Papai Noel. A novidade é que esta nova edição do livro traz na capa fotos do filme e texto de abertura escrito por Mara Salla especialmente para a reedição.
Urda também escreveu duas novas crônicas que falam da experiência de ter participado das filmagens de Por Causa do Papai Noel e do que sentiu quando viu pela primeira vez o filme na telona.
Na mesma ocasião, Mara Salla lançará a edição em DVD do curta-metragem. O DVD conta com extras como making of, trailer, fotos dos bastidores, entrevistas com Mara e Urda, além de oferecer quatro legendas para o filme: inglês, espanhol, alemão e francês.
O filme foi lançado no final de 2006 e passou um ano sendo exibido em mostras e festivais de cinema em todo o mundo, tendo agora sua versão em DVD acessível ao público. O livro e o DVD são ótimas dicas para presentes nesta época em que o Natal se aproxima.

O quê: Lançamento do livro Crônicas de Natal e Histórias de Minha Avó, de Urda Alice Klueger, e do DVD do filme Por Causa do Papai Noel, de Mara Salla.
Quando: Sexta-feira, 14/12, às 19h.
Onde: Na Megastore das Livrarias Saraiva - Shopping Iguatemi. Florianópolis.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 07:59:00 PM | | | Voltar

·······

2 de dezembro de 2007

Uma editora que resiste há 20 anos

O Estado de S. Paulo - 01 dezembro 2007

A paulistana Iluminuras, fundada em 1987, lançou nomes como Ricardo Piglia e Alan Pauls sem fazer concessões ao mercado
Uma editora que publica Beatriz Sarlo, Robert Arlt, Friedrich Hõlderlin, Heinrich Heine e chega aos 20 anos sem fazer concessões é uma raridade no mercado brasileiro. Por essa e outras razões a paulistana Iluminuras, que comemora duas décadas de existência, é considerada uma editora de resistência - isso numa época em que grandes editoras fecham negócios às cegas na feira de Frankfurt, sem considerar o conteúdo dos livros que compram, ou perdem totalmente a identidade ao serem incorporadas por outros grupos editoriais. A editora, fundada pelo literato argentino Samuel Leon e pela historiadora brasileira Beatriz Costa, sempre foi cuidadosa ao escolher seus autores e tradutores , publicando menos de 500 títulos nesses 20 anos.
Entre os escritores lançados no Brasil pela Iluminuras hoje estão nomes consagrados como os dos argentinos Ricardo Piglia (A Invasão) e Alan Pauls (O Passado), para citar apenas dois estrangeiros. Um autor brasileiro do mesmo nível e publicado pela editora, o pernambucano Raimundo Carrero (O Amor Não Tem Bons Sentimentos) é outro exemplo dacriteriosa seleção do time. Seu novo livro deve ser publicado em 2008 pela Iluminuras, que promete títulos fundamentais de filosofia e poesia, dois outros segmentos privilegiados no catálogo. O ano começa com um ensaio da maior crítica literária argentina contemporânea, Beatriz Sarlo, sobre o mais conceituado autor de seu país, Borges, um Escritor na Margem. Outros títulos programados para o próximo ano traduzem a seriedade da dupla fundadora. Um deles é a tragédia inacabada do poeta-filósofo alemão Hõlderlin, Der Tod des Empedokles (A Morte de Empedocles). Outro é Die Gõtter im Exil (Os Deuses no Exílio), de Heine, com tradução do filósofo Márcio Suzuki, fiel colaborador da editora. Entre os contemporâneos, o destaque fica com O Homem das Peles, do psicanalista e romancista Luis Gusmán, um dos grandes nomes da literatura argentina, também introduzido no Brasil graças ao editor Samuel Leon.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/02/2007 02:10:00 PM | | | Voltar

·······

21 de novembro de 2007

Quanto custa a calhordice política, por Gilberto Dimenstein

Até pouco tempo, a imagem das ONGs estava associada à generosidade e eficiência. Agora, se associa, graças aos escândalos que aparecem na mídia, à malandragem típica da política. A verdade sobre os escândalos, porém, não está clara.

A imensa maioria das pessoas que apoiou e apóia entidades não-governamentais queria fazer a diferença nas suas comunidades, mas também ficar justamente longe da política, onde corrupção e incompetência são rotina.

O ambiente mudou e o resultado dos escândalos é o surgimento de uma CPI para investigar as entidades não-governamentais. O ambiente mudou exatamente por causa da calhordice política.

É bom que se investigue qualquer entidade com dimensão pública. Quanto mais investigação, melhor. O chamado terceiro setor cresceu muito, misturando os mais diferentes tipos de entidades sem fins lucrativos, que envolvem um templo evangélico, um sindicato patronal ou de trabalhador, até um grupo que cuida de crianças com HIV. Há anos se fala na pilantropia.

Mas o que provocou o escândalo é a forma como os partidos (e aqui se envolvem PT e PSDB) usaram o terceiro setor como recurso para ajudar aliados, a começar dos sindicatos. Basta ver que o que está na mira da CPI são grandes transferências de recursos a entidades suspeitas de alinhamento partidária --e, por isso, beneficiadas não por sua competência.

Não é à toa que dinheiro dado aos sindicatos para formação profissional foi, em muitos casos, desperdício. A junção de incompetência, esperteza e falta de fiscalização só poderia mesmo dar em escândalo.

É uma pena que um movimento generoso e com grandes conquistas de direitos de mulheres, crianças, idosos, negros, trabalhadores, portadores de deficiências, seja contaminado pela malandragem. Tudo isso talvez desestimule a participação dos brasileiros em desafios coletivos, especialmente dos jovens --esse é mais um custo da calhordice política. (Gilberto Dimenstein)

[CONCORDO]

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/21/2007 09:11:00 PM | | | Voltar

·······

19 de novembro de 2007

Leilão de idéias: a última chance!

O Globo - 17/11/2007 - por Miguel Conde
Há algumas semanas, as principais editoras americanas se batem para decidir quem ficará com os direitos de publicação do novo livro de um professor de ciências da computação chamado Randy Pausch. Após vários rounds de pugilato financeiro, continuam na disputa a HarperCollins, do magnata australiano Rupert Murdoch, e a Hyperion, braço editorial da Walt Disney Company. Segundo um editor brasileiro que acompanha a briga, há três dias os lances chegaram à casa dos US$ 5 milhões pelos direitos no mercado americano, e US$ 6,5 milhões para o mercado mundial. O que esse livro tem de tão bom? Difícil saber: ele ainda não foi escrito. Ninguém duvida, porém, que suas vendas vão superar em muito as de Adicionando input e output ao modelo transacional, o primeiro livro do professor. >> Leia mais

Links relacionados:

- Randy Pausch's Web Site
- A Beloved Professor Delivers The Lecture of a Lifetime
- What wisdom would we impart to the world if we knew it was our last chance? For Carnegie Mellon professor Randy Pausch, the question isn't rhetorical -- he's dying of cancer. Jeff Zaslow narrates a video on Prof. Pausch's final lecture.
- To watch the full lecture online *now*, go to Google video here. The first 8 minutes consists of embarassing introductions I don't deserve. The lecture is about an hour, followed by tributes by much more accomplished folks than myself.
- You can get a transcript here. You may use this for non-commercial purposes without asking for permission.

E você, que sabedoria trasmitiria ao mundo se viesse a saber que era a sua última chance?

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2007 09:45:00 PM | | | Voltar

·······

18 de novembro de 2007

José Celso Martinez Corrêa ministra palestra sobre Tropicalismo e encena monólogo na pele de Antônio Conselheiro

JoséCelsoMartinezCorrea O diretor teatral e ator José Celso Martinez Corrêa ministrará palestra no seminário avançado “O Movimento Tropicalista”, na próxima terça-feira, 20, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Em seguida, no mesmo dia (terça-feira, 20), às 20h, José Celso encenará o monólogo “Antônio Conselheiro”, parte integrante da peça “Os Sertões”, baseado na obra de Euclides da Cunha.

Na quarta-feira, 21, às 17h, o seminário “O Movimento Tropicalista” será encerrado com a palestra do filósofo, escritor, cineasta, diretor teatral, ator, professor, poeta, crítico de cinema e música, gestor e agitador cultural pernambucano Jomard Muniz de Brito.

As três atividades acontecem dentro do Especial Tropicália: o Brasil em Transe, que o CCBNB-Fortaleza realiza desde o último dia 1º até 28 de dezembro deste ano, para homenagear os 40 anos de criação do movimento artístico e comportamental brasileiro.

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/18/2007 04:23:00 PM | | | Voltar

·······

17 de novembro de 2007

TV LIVRO, o YouTube do livro

O Grupo Scortecci e seus parceiros estão inaugurando a TV LIVRO.
A proposta é postar e produzir vídeos na Internet sobre autores, livros, leitura e literatura.
Uma equipe de estagiários da USP, Mackenzie (Jornalismo) e Cásper Líbero (Rádio e TV) está à frente do projeto sob a coordenação do portal AMIGOS DO LIVRO.
"O grupo foi selecionado entre 152 candidatos", explica João Scortecci, idealizador do projeto, editor do portal e Diretor-Presidente do grupo. "Estamos também montando um pequeno estúdio para produção dos vídeos. A idéia é "convocar o autor, a leitura e o mercado editorial para o debate sobre livro e cultura." Conclui.
O espaço é livre e democrático desde que o assunto seja "o livro".
Aberta para autores, editoras, livrarias, academias de letras, grupos literários e entidades culturais, a TV LIVRO espera a sua visita.
Acesse o portal ou escreva para: tvlivro@tvlivro.com.br .

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 02:47:00 PM | | | Voltar


Saiba como aprovar seu projeto no FAC (Fundo de Apoio à Cultura)

A equipe do Jornal Livros & Cultura e do Blog (www.nosrevista.com.br) entrevistou o conselheiro do FAC Marbo Giannaccini. Professor universitário, militante do teatro e da dança há mais de 40 anos, originário de São Paulo, trabalhou na Universidade do Pará, foi diretor de teatro, de escola de dança e de música da universidade, que revela e dá dicas de como aprovar seu projeto no FAC (Fundo de Apoio à Cultura) que se encontra com as inscrições de projetos culturais abertas até o final do mês de novembro de 2007.

Para mais detalhes acesse já.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 02:33:00 PM | | | Voltar


Café filosófico com viés terapêutico, em Uberlândia/MG

Tema:  Bibliografia filosófica com viés terapêutico:

Um Café para Sócrates: como a filosofia pode ajudar a compreender o mundo de hoje, Marc Sautet

Local: Av. Afonso Pena, 547, sala 122 - centro - Uberlândia
data: 22/11/07 (5ª feira)
horário: 19:00 h.
reserve seu lugar: 9661-2691

'Levar a filosofia ao grande público'. 'Colocar a filosofia na rua, mesclada à vida de cada um'. Estes poderiam ser os motes deste livro do francês Marc Sautet, que, na qualidade de filósofo político, não é especialista em filosofia moral, assegurando uma leitura agradável e acessível a todos. Seus méritos estão não só em trazer as questões filosóficas ao debate aberto e público, ao ar livre, como na 'ágora' socrática - ele inaugurou , em 1992, no Café des Phares, em Paris, o primeiro destes locais - como o de ter sido o pioneiro em criar um consultório para atendimento de pessoas angustiadas com os problemas do final de milênio. Sautet consegue reinvestir na filosofia numa época em que esta parecia destinada aos limites da pesquisa acadêmica, resgatando a origem grega da palavra e libertando-a dos limites da universidade.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 12:07:00 PM | | | Voltar


Renato Borghetti lança CD e DVD em Brasília

Um dos mais importantes representantes da música instrumental gaúcha chega à Brasília no próximo fim de semana com novo trabalho. Renato Borghetti lança na Caixa Cultural o CD e DVD "Fandango". As apresentações acontecem no sábado às 21h, e no domingo às 20h.

"Fandango" é um reconhecimento de Borghetti à principal fonte inspiradora de seu trabalho. Ao invés de estúdios de grandes gravadoras, ele optou por captar e gravar no campo, onde a tecnologia convive em harmonia com a simplicidade do meio rural gaúcho.

Renato Borghetti adaptou sua sala de estar, em Barra do Ribeiro, às margens do rio Guaíba, em um estúdio de gravação, equipando com o que há de mais moderno em aparelhagem. Para o local, onde tradicionalmente se reúne com a família e amigos, levou músicos, diretores, cinegrafistas, fotógrafos e técnicos. O registro ocorreu no calor do verão gaúcho. Os relinchos e mugidos, os grilos e os sapos, o barulho da chuva... está tudo lá.

Para o lançamento do trabalho em Brasília, o músico mantém a mesma base musical de Fandango. Renato Borghetti subirá ao palco do Teatro da Caixa acompanhado de sax, flauta, violão e piano. 

Serviço:

Show Renato Borghetti lança o CD/DVD "Fandango"
Quando: 17 e 18 de novembro de 2007
Horário: dia 17 (sábado) às 21h e dia 18 (domingo) às 20h
Onde: Caixa Cultural - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa
Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários da Caixa e professores).

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 10:57:00 AM | | | Voltar

·······

14 de novembro de 2007

Jô Soares ataca com poemas de Pessoa

Folha de S. Paulo - 14/11/2007 - por Eduardo Simões
Dado a atacar de bongô e trompete em seu programa de entrevistas, Jô Soares agora vai se lançar numa seara musical, digamos, experimental. A partir de hoje à noite (14/11), 21h30, o "Gordo" inaugura a programação adulta do Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 - SP - Tel. 11-3170-4059), com "Remix em Pessoa", espetáculo insólito em que recita, com direito a sotaque lusitano, poemas de Fernando Pessoa (1888-1935). Acompanhado de uma trilha sonora igualmente insólita, que inclui o compositor alemão Johann Sebastian Bach, rock, hip hop e drum "n" bass, entre outros. >> Leia mais

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2007 09:35:00 PM | | | Voltar


Muita Balada no feriadão

PublishNews - 14/11/2007 - por Renata Sturm
São Paulo é conhecida pela vida noturna agitada. Mas, como fica difícil para algumas pessoas lerem à meia luz, a Balada Literária começa amanhã (15/11) em horários em que a luz natural é mais abundante. Serão mais de 50 convidados, brasileiros e estrangeiros, que se encontrarão em pontos conhecidos pela boemia paulistana. Entre os participantes está o crítico Antonio Candido e o escritor angolano José Luandino Vieira. Quase tudo no evento tem entrada franca. Somente em uma roda de samba, com a cantora Fabiana Cozza, será cobrada entrada. A dupla de organizadores, os escritores Marcelino Freire e Maria Alzira Brum Lemos, começaram o evento em 2006. O sucesso foi tanto que 2007 ganha agora sua própria festa, que termina no domingo (18/11). A programação pode ser consultada nos sites www.livrariadavila.com.br, www.obarco.com.br e www.baladaliteraria.org. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2007 09:32:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2007

NORMAN MAILER Z’L

O escritor Norman Mailer morreu em Nova Iorque, aos 84 anos de idade. Nascido em New Jersey com o nome hebraico de Nachem Malek, em 31 de janeiro de 1923, tornou-se um dos mais importantes autores de sua geração. Seu pai, Isaac Barnett, foi um imigrante sul-africano que usava bengala e caracterizava-se pela falta de sorte nos negócios. A figura dominante na família era sua mãe, Fanny Schneider, descendente de uma dinâmica família de Long Branch, onde seu pai tinha uma mercearia e era o rabino, não oficial, da cidade. Mailer foi um dos escritores mais influentes do jornalismo literário. Com dois prêmios Pulitzers na estante por reportagens ficcionalizadas, Mailer também escreveu ensaios, contos, peças de teatro e roteiros de cinema. "Os Nus e os Mortos", sobre a 2º Guerra Mundial, foi seu primeiro best-seller.

Sua biografia tomou este rumo após a participação no exército durante a Segunda Guerra Mundial, quando deixou a carreira de engenheiro industrial para dedicar-se ao jornalismo. Autor controverso por abordar temas como a violência, sexo e famosos crimes, Norman Mailer é conhecido pelas ácidas críticas à sociedade americana. Seu trabalho também pode ser visto no cinema, com o filme "A Marca do Passado", escrito e dirigido pelo jornalista.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 01:34:00 PM | | | Voltar

·······

11 de novembro de 2007

O judeu é mais inteligente?, por Gilberto Dimenstein

Em entrevista à Folha de São Paulo, o cientista político norte-americano Charles Murray disse que a genética seria uma das explicações para a suposta inteligência superior dos judeus. Será?

Na condição de judeu, não acredito nessa influência genética. Não é só porque, para mim, superioridade genética e barbárie se confundem na história. Mas, como alguém que trabalha com educação, acredito que exista uma cultura específica que ajude na projeção de um povo que, apesar de ter apenas 12 milhões de pessoas, tem 25% dos ganhadores do “Prêmio Nobel”.

O que existe entre judeus (e não só entre eles) é uma reverência obsessiva pelo conhecimento, que vem de gerações. É o chamado “Povo do livro”. O rabino, a pessoa mais importante da comunidade religiosa, não tem força por ser um intermediário com Deus, mas por ser um intérprete das leis, ou seja, um intelectual. Livros sagrados são feitos de perguntas.

O ritual iniciatório do judeu não é matar um guerreiro ou passar por privações. Mas é ler um livro (a Torá). Ou seja, se quiser virar adulto terá de saber ler em pelo menos uma língua. O analfabetismo sempre foi muito baixo entre os judeus, o que assegurou uma rede de escolas.

A educação não é vista como uma responsabilidade apenas da escola. Mas, em primeiro lugar, da família e, depois, da comunidade. Educa-se em casa, na sinagoga e também na escola. Aprende-se, portanto, todo o tempo e em todos os lugares.

Como o judeu é o povo por mais tempo perseguido da história da humanidade, desenvolveu-se a sensação do desafio permanente. Isso se traduz na idéia de que o estudo é a melhor defesa - e também a coisa mais segura para ser carregada [Tenho esta certeza].

Nessa junção dos capitais humano e social, tem-se a receita não do desempenho intelectual de um povo, mas da força divina da educação, replicável por qualquer agrupamento humano. [Publicado na Folha de São Paulo]

Gilberto Dimenstein membro do Conselho Editorial da
Folha de São Paulo e criador da ONG “Cidade Escola Aprendiz”

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 08:23:00 PM | | | Voltar

·······

9 de novembro de 2007

Sérgio Britto apresenta 'Jung e Eu' em Curitiba

clip_image001A Caixa Cultural de Curitiba apresenta neste fim de semana a peça "Jung e Eu", monólogo estrelado pelo ator Sérgio Britto. Com três apresentações na capital paranaense (dias 9, 10 e 11), o público curitibano ganha três boas oportunidades para conferir em cena um dos principais nomes da história do teatro brasileiro.

"Jung e Eu" traz Sérgio Britto na interpretação do personagem Leonardo Svoba, um ator shakespeariano que já passou dos 80 anos. Exigente, pretensioso e sem perspectiva de um novo trabalho, ele liga para o amigo e dramaturgo Oscar em busca de um novo papel. O dramaturgo sugere a figura do célebre psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) e Svoba, que nunca se interessou por psicologia, filosofia ou temas do gênero, apesar de no início ficar em dúvida, acaba se entregando ao projeto.

O espetáculo solo tem texto de Domingos Oliveira e Giselle Falbo Kosovski A direção fica por conta também de Domingos Oliveira. "Não me preocupei em contar a história de Jung, mas sim em deixar a imaginação viajar. A peça abre com Jung em cena dizendo para a platéia: estamos num sonho. Não estamos sonhando, estamos sendo sonhados pelo ator Leonardo Svoba. Nós de teatro sabemos e temos dentro de nós tudo o que o Jung falou escandalizando o mundo. Ou seja, os valores da intuição, a ocorrência das coincidências, o inconsciente coletivo, tudo isso está dentro de nós", contextualiza Domingos Oliveira. (assessoria de imprensa da CAIXA)

Serviço:
Espetáculo: "Jung e Eu", com Sergio Britto
Onde: Caixa Cultural, Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede II
Quando: 9, 10 e 11 de novembro //  21h (sexta e sábado) 19h (domingo)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes, idosos e estudantes)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 01:37:00 PM | | | Voltar

·······

7 de novembro de 2007

PF prende cinco acusados de cobrar propina no MinC

Folha de S. Paulo - 07/11/2007 - por Andréa Michael
A Polícia Federal prendeu ontem (06/11), em Brasília, quatro empresários e uma servidora pública acusados de montar um esquema de cobrança de propina para garantir a aprovação, no Ministério da Cultura, de projetos com incentivos fiscais previstos na Lei Rouanet. Eles responderão por corrupção passiva e ativa e formação de quadrilha (pena total de até 15 anos de prisão, se condenados). Pela investigação, o grupo atua há pelo menos um ano. O teor de escutas telefônicas feitas pela PF indica que as pessoas presas atuaram no interesse de ao menos 20 projetos que tramitaram ou tramitam na Cultura, atrás de financiamento pela Lei Rouanet, que garante ao investidor abater o valor destinado aos projetos (até 4% do Imposto de Renda devido). >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2007 07:51:00 PM | | | Voltar


Hans Küng: o teólogo da liberdade conquistada

No dia 26 de outubro de 2007 a Universidade Federal de Juiz de Fora concedeu o titulo de doutor honoris causa ao maior teólogo contemporâneo de tradição católica, o suíço Hans Küng. Foi uma justa homenagem que lotou o Museu Murilo Mendes (UFJF) e possibilitou à audiência uma oportunidade singular para ouvir um dos pensadores mais livres e corajosos em sua luta em favor da presença ativa das religiões na construção de um ethos mundial. Hans Küng nasceu no ano de 1928 na cidade de Sursee (Suíça), tendo realizado sua formação teológica em Roma e Paris. Após seu doutorado em teologia, concluído em 1960, assumiu a função de professor ordinário na reconhecida Universidade de Tübingen (Alemanha), onde atuou como professor durante 36 anos. Ao se aposentar, em 1996, passou à condição de catedrático emérito da mesma Universidade e presidente da Fundação para uma Ética Global.

Em sua brilhante carreira acadêmica destaca-se sua atuação como perito no Concílio Vaticano II (1962-1965), tendo contribuído para a inserção de propostas inovadoras nos documentos conciliares, entre as quais a concepção da igreja como povo de Deus, a colegialidade episcopal e a centralidade do reino de Deus. Em razão de sua produção acadêmica e seu posicionamento teológico livre, encontrou dificuldades com a Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício), que em 1979 retirou-lhe a licença eclesiástica para o exercício do ensino teológico (missio canonica). Em razão dessa punição, Küng ficou impedido de continuar suas atividades letivas na faculdade teológica católica de Tübingen. Mas permanece na mesma Universidade, atuando como professor de teologia ecumênica. (Faustino Teixeira PPCIR/UFJF) + + + + + +

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2007 07:36:00 PM | | | Voltar

·······

3 de novembro de 2007

Poema inspira Memorial Portinari

Folha de S. Paulo - 01/11/2007 - por Danielle Castro
"Pedirei ao anjo as asas emprestadas para sobrevoar o meu passado." O verso, do poema "O Menino e o Povoado", de Candido Portinari (1903-1962), um dos principais artistas do modernismo brasileiro, tem servido de argumento para o traslado dos restos mortais do pintor, hoje no cemitério São João Batista, no Rio, para Brodowski (339 km ao norte de São Paulo), sua cidade natal. Para a mudança, será construído o Memorial Portinari, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Outro projeto em curso envolve a memória do artista e, coincidentemente, inclui o verso que deu início à idéia do memorial: o relançamento de uma coletânea de poemas de Portinari selecionados por Manuel Bandeira e reunidos em livro dois anos após a morte do pintor. Esgotado nas duas primeiras edições, o volume será relançado em maio de 2008. >> Leia mais

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2007 10:17:00 AM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2007

Leitura e democracia, eis a questão

Blog do Galeno - 24/10/2007 - por Galeno Amorim
A questão da leitura no Brasil começa a ganhar uma dimensão cada vez maior no país e a ocupar espaços mais nobres no meio intelectual. Agora, exemplifica Galeno Amorim, a Fundação Perseu Abramo anuncia um encontro para discutir temas como leitura, cultura e democracia. O painel, que integra as comemorações dos dez anos da sua editora, vai reunir feras como Marilena Chaui e Luiz Dulci. Eles darão depoimentos sobre sua relação pessoal com os livros e falarão sobre a democratização do acesso à leitura no país. O painel Livros, cultura e direitos no Brasil: como democratizar o acesso à leitura vai ser hoje (30/10), às 19h30 no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - SP - tel:11-5080-3000). >> Leia mais

Technorati Marcas: , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2007 08:39:00 PM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2007

II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul

O II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul debateu a construção de políticas públicas para o fomento da leitura nos últimos dias 26 e 27, durante as feiras do livro de Porto Alegre (RS) e de Santiago (Chile). O evento reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais do mundo do livro e da leitura da Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de Brasil, Argentina e Chile, que também já haviam participado da primeira edição em 2006. O II Seminário foi acompanhado ao vivo pela Internet com participação via chat, desenvolvendo assim novas formas de intercâmbio e integração que poderão se tornar mais permanentes. Outro destaque foi o reconhecimento dos avanços conceituais e da concretização do PNLL do Brasil. Para ter acesso às apresentações em espanhol, clique aqui, e em português, aqui.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2007 11:22:00 PM | | | Voltar

·······

2 de outubro de 2007

Tecnologia pela Inclusão


MinC - 28/09/2007
Em palestra no Technology Review EmTech, promovida no dia 27/09 pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (Massachusetts Institute of Technology - MIT), em Boston (EUA), o ministro Gilberto Gil voltou a defender que as políticas de inclusão devem passar por ações de democratização do acesso à Internet e do uso de tecnologias. O ministro apresentou iniciativas do governo brasileiro na área de cultura digital, com destaque para o Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo MinC, que permitiu a muitas comunidades brasileiras o primeiro contato com tecnologias digitais. Gil destacou que cada um dos Pontos de Cultura no país recebem recursos não só para a manutenção de suas atividades culturais e artísticas, mas também para a aquisição de kit multimídia. >> Leia mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/02/2007 09:30:00 PM | | | Voltar

·······

26 de setembro de 2007

Galeno Amorim comemora 150 mil livros vendidos


O jornalista e escritor Galeno Amorim vai comemorar em Ribeirão Preto, durante a 7ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, uma marca recentemente atingida: 150 mil livros infantis vendidos pelo selo Palavra Mágica. A marca será celebrada com uma edição especial do livro infantil O menino que sonhava de olho aberto. O lançamento será neste sábado (29/09), às 16h30, na Arena Cultural, na Praça Carlos Gomes.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2007 08:23:00 PM | | | Voltar

·······

25 de setembro de 2007

MP pede tutela de engenho de Lins do Rego


O Estado de S. Paulo - 23/09/2007 - por Jotabê Medeiros
O Ministério Público Federal da Paraíba propôs, no dia 13/09, uma ação civil pública pedindo a antecipação da tutela do Engenho Corredor, no município paraibano de Pilar (a 56 km de João Pessoa), onde nasceu há 50 anos o escritor José Lins do Rego. O pedido veio após reportagem do Estado, publicada no caderno Cultura de domingo (09/09), que mostrava o péssimo estado de conservação dos engenhos que foram a força motriz da literatura do autor de Menino de engenho e Fogo morto. A ação, proposta pelo procurador da República Duciran Farena, visa 'garantir a recuperação e a preservação do patrimônio histórico' do engenho, e coloca as proprietárias do imóvel, Alba Regina Vieira Soares, Clóris Vieira Monteiro de Melo e Ângela Cristina Vieira de Albuquerque Melo, como rés na ação.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2007 09:14:00 AM | | | Voltar

·······

15 de setembro de 2007

Escritor faz prosa segura e melancólica


ADRIANO SCHWARTZ - ESPECIAL PARA A FOLHA
É quase natural que, depois de um romance com o alcance e a dificuldade de "Complô contra a América", Philip Roth optasse, na obra seguinte, por algo mais ameno. E "Homem Comum" talvez seja isso, um divertimento em tom melancólico, um exercício de ficção sobre a inevitabilidade da morte traçado com linhas calmas e seguras.
Não há aqui a força erótica de um Nathan Zuckerman da primeira fase nem a observação obsessiva do mundo do mesmo personagem na sua "segunda vida", não há aqui o exagero de um David Kepesh nem as tensões duplicadas da criatura artística Philip Roth (protagonista do livro anterior e de "Operação Shylock", por exemplo).
Trata-se da história desse homem comum, que enfrenta doenças ao longo de sua existência, se casa algumas vezes, tem um irmão e filhos (com dois não se dá bem), exerce com sucesso uma profissão e gosta de pintar. O título ("Everyman", no original) remete a uma peça inglesa do século 15, de autoria desconhecida, na qual o personagem central é convocado pela Morte a avaliar sua vida. Nessa transposição para o século 21, o cristianismo exacerbado dá lugar a um judaísmo acomodado e a alegoria se dissolve numa espécie de "história da vida privada" que não se quer exemplar, mas que se reafirma no que tem de único, ainda que infimamente único.




Technorati : ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/15/2007 01:33:00 PM | | | Voltar

·······

10 de setembro de 2007

Mostra avalia literatura produzida na internet


Folha de S. Paulo - 08/09/2007 - por Luiz Fernando Vianna
A idade (68) é respeitável e o título, pomposo: professora de teoria crítica da cultura da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Mas Heloisa Buarque de Hollanda continua querendo saber o que e como a juventude está escrevendo. Curadora da exposição "Blooks -Tribos & Letras na Rede", que abriu sábado (08/09) no Oi Futuro, no Rio, ela é uma entusiasta da literatura produzida na internet. "É o padrão da literatura de papel. Não é a linguagem do e-mail, não é light. A poesia marginal dos anos 70 era muito mais casual e coloquial do que essa. A formação desses poetas é Baudelaire, Drummond, Bandeira. O referencial é culto", afirma ela. Heloisa já acompanha há algum tempo a tal "literatura sem papel", mas mantendo certa distância. >> Leia mais


"Essa geração tem um olhar de gilete. E não é auto-referente, como nos anos 70", diz a curadora Heloisa Buarque de Hollanda


BLOOKS - TRIBOS & LETRAS NA REDE
Quando:
até 30/9; ter. a dom., das 11h às 20h
Onde: Oi Futuro (r. Dois de Dezembro, 65, tel. 0/xx/ 21/3131-6060)
Quanto: grátis


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/10/2007 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

7 de setembro de 2007

Escritor é condenado por morte descrita em romance


okładkaFolha de S. Paulo - 6/9/2007 - por Clara Fagundes
Numa cidadezinha polonesa, um corpo é pescado de um rio, com sinais de uma morte sórdida: mãos ao redor do pescoço, atadas a uma forca. A polícia identifica Dariusz Janiszewski, o dono de uma pequena agência de publicidade, que não tinha dívidas ou inimigos. A descrição detalhada deste homicídio, no romance policial Amok (o arrebatamento, em português), terminou em um posfácio inesperado: a prisão do autor, Krystian Bala, condenado ontem (05/09) a 25 anos pelo crime que inspirou a obra. A principal peça da acusação é o romance policial, publicado em 2003, três anos após o assassinato. O investigador Jacek Wroblewski garante que a narrativa tem informações minuciosas, conhecidas apenas pela polícia - ou pelo assassino. >> Leia mais


UPDATE => A notícia saiu na Folha e a história pode ser lida por exemplo no The Guardian ou no The Times). Tem alguns blogs achando tudo muito estranho. Muito rapidamente, Krystian Bala teria contado no seu livro "Amok" a história de um homicídio, descrevendo detalhes de que alegadamente só a polícia teria conhecimento. Parece que há circunstâncias pouco claras, esepcialmente o fato da vítima ser conhecida da ex-mulher de Bala, de o interrogatório com polígrafo levantar algumas dúvidas, de terem sido enviados emails da Coreia do Sul e da Indonésia quando o escritor se encontrava nesses países... enfim, uma salada, um mosaico estranho. O curioso é que numa simples pesquisa no Google constata-se que o Bala não era nada conhecido. Não se encontra quase nada, nenhuma notícia antes do tal julgamento. O livro Amok realmente existe, mas em polaco, dizem que foi um sucesso em 2003, mas não tem nenhuma tradução para o inglês (não localizei nenhuma). Não será um mega golpe publicitário?


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 05:10:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2007

Chico Lopes termina terceiro livro de contos e fala de desertos e esperanças


O contista Chico Lopes, 55 anos, nascido em Novo Horizonte, SP, e residente em Poços de Calas, MG, colaborador de Verdes Trigos com artigos sobre cinema e literatura e também crônicas, terminou recentemente seu terceiro livro de contos, vindo depois dos bem-sucedidos "Nó de sombras" e "Dobras da noite" (IMS/SP-2000 e IMS/SP 2004). Com onze narrativas, o novo trabalho não tem ainda um título definido, mas três dos contos inéditos que traz foram premiados com menção honrosa no recente Concurso Literário Nacional Josué Guimarães de Passo Fundo, enfrentando uma concorrência enorme, de escritores de todo o país, devido ao grande número de inscrições recebidas. Chico Lopes fala desse terceiro livro, dos percalços de todo escritorà procura de editor neste país em entrevista exclusiva ao Verdes Trigos.


ENTREVISTA => Chico Lopes +++++


LIVROS do Chico Lopes:
DOBRAS DA NOITE (em Portugues) (2004) =>
NO DE SOMBRAS (em Portugues) (2000) =>




Technorati : ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 03:07:00 PM | | | Voltar

·······

4 de setembro de 2007

Professora pode ser processada por ensinar palavrão


O Estado de S. Paulo - 4/9/2007 - por Carlos Mendes
Um trabalho escolar sobre palavrões pode acabar em processo criminal no Pará. O soldado da Polícia Militar do Estado, Ricardo Corrêa Santa Brígida, pai de um menino de 11 anos matriculado na 4ª série, quer que a professora de seu filho, Raimunda Gomes Castro, seja processada criminalmente e punida pela direção da escola. Ela é alvo de um inquérito policial por mandar os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliane Matos Leal, em Capanema, no nordeste do Estado, fazerem uma pesquisa sobre palavrões. Segundo Corrêa, a professora está "ensinando coisas erradas" às crianças e não pode ficar impune.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 03:00:00 PM | | | Voltar

·······

3 de setembro de 2007

Trava-língua


O Globo - 1/9/2007 - por Miguel Conde
Após uma série de idas e voltas burocráticas, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990, afinal entrou em vigor no começo de 2007, treze anos após o prazo previsto em seu texto original. Se ninguém percebeu, é porque sua vigência, por enquanto, é apenas abstrata. Embora estejam preenchidas as condições jurídicas para que ele seja implementado, na prática sua aplicação continua sendo adiada por razões diplomáticas. Em dezembro de 2006, São Tomé e Príncipe ratificou o segundo protocolo modificativo do acordo. Criado em 2004 pelos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o protocolo estabeleceu que, para entrar em vigor, o acordo não precisaria mais da ratificação de todos seus signatários, mas de apenas três integrantes da CPLP. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 02:49:00 PM | | | Voltar

·······

28 de agosto de 2007

Livro que acusa a ditadura por torturas irrita militares


Folha de S. Paulo - 28/8/2007 - por Eliane Cantanhêde
Os militares reagiram com irritação ao livro Direito à memória e à verdade, documento oficial do governo acusando o regime militar por torturas e mortes de opositores. Avaliam, segundo a Folha apurou, que o livro é extemporâneo e não tem nenhuma novidade em relação a tudo o que há anos vem sendo publicado sobre os chamados "anos de chumbo". Os militares consideram incompreensível a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de patrocinar o livro, assumi-lo como documento oficial e ainda fazer cerimônia no Palácio do Planalto, amanhã (29/08), para divulgá-lo. >> Leia mais


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2007 11:44:00 PM | | | Voltar

·······