RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

27 de novembro de 2008

Um descanso.... voltaremos dia 13/12


Amanhã, dia 28/11, Alessandra e Henrique embarcam para São Paulo. No sábado, dia 29/11, viajam para Montevidéu, Uruguai. Retornarão no próximo dia 05/12/2008; no mesmo dia, Henrique voa para Brasília/DF, no dia 09/12, o destino será Curitiba/PR. Retorna a Presidente Prudente no dia 13/12/2008.

Contatos urgentes poderão ser feitos pelo Orkut ou pelo gmail. Ou siga-me pelo twitter. De lá, acompanharemos as notícias de Presidente Prudente/SP pela coluna do SINOMAR, e as do Brasil, através da Folha on line.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/27/2008 04:50:00 PM | | | Voltar

·······

23 de agosto de 2008

MEMÓRIAS DE UMA DECASSEGUI/ Emilia Eiko

Viver e trabalhar no Japão. Para muitos, uma necessidade. Para outros, uma aventura. E para alguns, a última chance de sobrevivência. Neste livro você vai conhecer Emilia, uma descendente que trabalhou na terra do sol nascente, entre muitas idas e voltas, no período entre 1991 e 2005.
O dia-a-dia na fábrica, a difícil convivência com os japoneses, a saudade da família que ficou no Brasil, as diferenças culturais, tudo isso, e muito mais, narrado com muita sinceridade e riqueza de detalhes. Ria, chorem emocione-se com a solidão, o sofrimento e as confusões que norteiam a vida de um decassegui.
Feedbacks importantes para quem é novato ou para quem ainda está pensando em sua primeira estada no arquipélago nipônico. E depois de ler o livro, tire a sua conclusão: vale a pena ou não trabalhar no Japão?

Sobre a autora
Natural de Junqueirópolis, Emilia cresceu na capital paulista, onde reside. Já viveu no Paraná e no Japão. Fala inglês, japonês e espanhol. Sua vida escolar foi exemplar. 1979, por seu excepcional desempenho, recebeu o Prêmio Incentivo Biblioteca Cidade de São Paulo, juntamente com outros alunos, em solenidade no Teatro João Caetano.
Sempre participou de Concursos Literários, obtendo várias menções honrosas. Sua poesia Homenagem aos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil obteve o quarto lugar em um concurso nacional. E a poesia Fugaz foi classificada no concurso da Editora Scortecci e publicada na Antologia Lauréis. Tem outras poesias publicadas na Antologia Poética de Pinheiros, volume IX.
Memórias de uma decassegui é seu primeiro livro solo, onde narra suas histórias na terra do sol nascente. Alegrias e tristezas, verdades e mentiras sobre a vida dos decasseguis brasileiros no Japão. É casada com o advogado Edivaldo Dias de Souza e tem dois filhos, Michelle e Fernando.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 12:52:00 AM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

O corrido dia-a-dia de um curioso jornalista

O Estado de S. Paulo - 14/04/2008 - por Bruno Galo
"Não conseguiria fazer tudo o que faço sem uma mãozinha da tecnologia. Não dá mais para viver sem ela." A frase soaria exagerada não estivesse na boca de um notório colecionador de fatos insólitos, extensamente acumulados na rede: o jornalista Marcelo Duarte. Ele é autor de 20 livros - oito deles da popular série O Guia dos Curiosos. O público adora: iniciada em 1995, a série vendeu mais de 500 mil exemplares. Fora o sucesso, o Guia virou marca, dando origem a diversos filhotes. A "cria" principal foi o site, lançado em 1995. No final de 2007, foi a vez do TV Curioso, no canal de vídeos do portal iG. Na terça-feira passada, foi a vez do blog iniciar suas atividades. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 03:59:00 PM | | | Voltar

·······

5 de março de 2008

Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas homenageia África e América Latina

Entre os dias 06 e 09 de novembro, o balneário de Porto de Galinhas vira ponto de encontro dos apaixonados pelas letras através da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto 2008). Em sua IV Edição, o evento tem como tema "Trilhas da Diáspora. Literatura em África e América Latina". A programação literária acontecerá nas dependências do Hotel Armação.

O primeiro nome confirmado para o evento deste ano é o angolano José Eduardo Agualusa, autor de vários best sellers que também foram muito vendidos no Brasil. Agualusa inclusive já residiu em Olinda, cidade que – o mesmo confessa – o inspirou a escrever o livro Nação crioula. O objetivo é reunir 40 nomes nacionais e internacionais para os debates. Outro escritor angolano já confirmado é Artur Pestana, mais conhecido pela alcunha de Pepeleta e que foi vencedor do Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra. Outra presença confirmada é a do escritor moçambicano Mia Couto.

Porto de Galinhas – o balneário pernambucano é uma das praias mais badaladas do País. Eleita por sete anos consecutivos como a melhor praia do Brasil pelos leitores da Revista Viagem & Turismo, Porto de Galinhas se encontra a apenas 70 km da capital pernambucana e dispõe de uma excelente infra-estrutura hoteleira, com seis resorts, 13 hotéis e quase 200 pousadas. Anualmente, o balneário recebe entre 1,5 e 2 milhões de visitantes.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:27:00 AM | | | Voltar

·······

20 de fevereiro de 2008

Prêmio para o melhor projeto para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

O “Prêmio Prof. Samuel Benchimol” vai oferecer até R$ 65.000,00 ao autor do melhor projeto para o desenvolvimento sustentável da Amazônia nas áreas Ambiental, Econômica/Tecnológica, Social. Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que visa promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica (tecnologias sociais, ambientais e da produção). Informações: (61) 2109-7812.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/20/2008 09:29:00 PM | | | Voltar

·······

19 de fevereiro de 2008

Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência de Cuba

 

Fidel Castro, 81, anunciou nesta terça-feira a renúncia à Presidência Cuba e à chefia do Partido Comunista após 49 na liderança da ilha. Fidel já havia transferido seus poderes ao irmão Raúl Castro, 76, em julho de 2006, quando se afastou do comando da ilha por motivo de doença.

 

SAUDADES DA ILHA

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/19/2008 09:21:00 AM | | | Voltar

·······

11 de novembro de 2007

Na Livraria El Ateneo, BsAs, Argentina

Henrique, da VerdesTrigos, na Livraria El Ateneo, Avenida Santa fé, Buenos Aires.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 07:44:00 PM | | | Voltar

·······

9 de novembro de 2007

Belém intercala encantos e problemas

Estive em Belém, PA, Brasil. Veja as fotos:
   

Lendo o excelente texto do Lucius de Mello, senti saudades dos dias que estive em Belém.

"São museus, prédios, vistas do rio. Lugares únicos, que só poderiam estar lá, mas são isolados. Não formam um conjunto bonito, porque não estão colados uns aos outros. Ficam escondidos na bagunça geral, que camufla também iniciativas de revitalização, como a Estação das Docas, uma praça de alimentação montada dentro das docas reformadas, e o núcleo Feliz Lusitânia -onde ficam o forte, a Casa das Onze Janelas e o Museu de Arte Sacra. Pontos que são ilhas na cidade" (by FSP).

Estive também em Belém, de Judá, em Israel. Veja as fotos.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 10:09:00 PM | | | Voltar


Antes ou depois da chuva?, por Lucius De Mello.

Mário de Andrade viveu uma intensa história de amor com Belém, a capital do Pará. Estar no mercado Ver o Peso, era um dos programas prediletos do poeta paulistano. Lá, onde as palavras e as idéias, em fartura, disputam com os patos, os peixes, os ingredientes da maniçoba, o tucupi, o cupuaçu, o bacuri, o açaí, o artesanato e os curandeiros da floresta, a preferência dos consumidores da subjetividade. Escritores sempre voltam de Belém grávidos.
Turista aprendiz, o autor modernista soube consumir o mundo subjetivo da Amazônia como poucos. Assim também o fez Carlos Gomes. Foi em Belém que o nosso compositor maior morreu. Hoje ele é lembrado em todas as noites de espetáculo no Theatro da Paz. Seja qual for o tema ou autor da peça, ópera ou concerto a ser apresentado, as cortinas de veludo vermelho sempre se abrem ao som do trecho mais famoso de O Guarani. Pude conferir ao assistir a apresentação solo da soprano paraense Patrícia de Oliveira. Naquela noite, era o único convidado a ocupar o privilegiado camarote do Secretário de Estado da Cultura.

===>> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 09:59:00 PM | | | Voltar


O olhar de um forasteiro que se deixou enfeitiçar por Poços de Caldas

Completando 15 anos de Poços de Caldas, o escritor Chico Lopes, nascido em Novo Horizonte, SP, escreve a crônica "O olhar de um forasteiro que ficou" sobre a bela cidade mineira, que completou 135 anos no dia 6 último.

Chico Lopes diz que sua carreira literária desabrochou por completo foi à sombra da serra da Mantiqueira e andando pela cidade de clima privilegiado e belas paisagens, tão inspiradora que o escritor Guimarães Rosa, no seu livro "Ave, palavra", chamou-a de "afrodisíaca".

=> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 09:25:00 PM | | | Voltar

·······

28 de outubro de 2007

[Presidente Prudente] ANTIGO ARMAZÉM DO IBC VIRA CENTRO DE EVENTOS

ibc Depois de ser utilizado durante muitos anos pelo Instituto Brasileiro do Café - IBC - para receber em depósito café contrabandeado ou desencaminhado, um antigo Armazém situado na Vila Furquim se transforma em Centro de Eventos.

Trata-se de um grande galpão de 115 m. x 30 m. de largura e 16 m. de altura, único na região de Presidente Prudente. O mais curioso é que a grande edificação dos anos 50 foi classificada como uma das maiores do país.

Com madeiras encaixadas e uma técnica cravilhada, não utiliza pregos, nem parafusos. A estrutura é composta de madeiras, com paredes de zinco holandês com arquitetura predominantemente inglesa.

O prédio está sendo restaurado pela Prefeitura e já serviu para sediar inúmeros espetáculos do último Festival Nacional de Teatro. Em torno do grande galpão existe uma extensa área ocupada por árvores frutíferas, especialmente mangueiras (Altino Correia)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2007 05:23:00 PM | | | Voltar

·······

24 de outubro de 2007

Que saudades da francesinha!, por T.M. Castro.

Que a volta seja a melhor parte da viagem é dito que se torna dia a dia mais verdade. Os dias de ausência são sempre permeados por lembranças bem peculiares a cada qual: aquele disco do Sinatra a acompanhar um uísque à tardinha, o jornal da terra sobre a santa mesinha, vera credência a apoiar hieráticos costumes cujas origens se perdem na poeira dos palácios persas, gregos, egípcios, romanos e se alojam em nossos costumes modernos e ocidentais; e o bafo do Lulu aos pés e até mesmo aquela baratinha francesa sempre a desfilar sobre o aparador da cozinha. Poupe-se a bichinha até minha volta.
Essa nostalgia pelo lar doméstico decorre dos percalços, a cada dia mais insólitos, mais desconfortáveis, mais inexplicáveis, que acometem os viajantes. +++++

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2007 08:41:00 PM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2007

Iom Ierushalaim > mais que uma cidade


Ierushalaim não é apenas uma cidade. Seu nome produz um efeito muito particular em cada um de nós. Há quem possa explicar muito detalhadamente as sensações que esta cidade produz em si e as vivências especiais que tiveram durante sua estadia ou passagem por ela. Outros não conseguem encontrar uma explicação para os sentimentos particulares que a cidade produz. Tanto uns quanto outros concordam que este fenômeno se produz única e exclusivamente na cidade de Ierushalaim. (Koleinu on line)Henrique Chagas em Jerusalém


"Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegue-se-me a língua ao paladar, se não me lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria." (Salmos 137:5-6)

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:57:00 AM | | | Voltar


Os 40 anos da reunificação de Jerusalém - Iom Ierushalaim


Hoje, dia 16 de maio de 2007 (28 Iyar 5767), Dia de Jerusalém, começarão as celebrações oficiais marcando o 40º aniversário da Reunificação de Jerusalém. O Rei Davi transformou Jerusalém na capital de seu reino, e no centro religioso do povo judeu, em 1003 A.C. Desde então, a não ser pelos 19 anos entre 1948 e 1967, sempre houve uma presença judaica na Cidade Velha de Jerusalém. Após o fim do mandato britânico, no dia 14 de maio de 1948, e de acordo com a Resolução das Nações Unidas, do dia 29 de novembro de 1947, Israel proclamou sua independência, tendo Jerusalém como capital. Jerusalém, dividida durante a Guerra de Independência de 1948, foi reunificada na Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967. Esse ano marca o 40º aniversário da libertação da cidade, a volta dos judeus ao Muro das Lamentações, e outros locais sagrados. A reunificação da cidade foi um momento fundamental na história da tolerância religiosa, abrindo a cidade de Jerusalém para praticantes de todas as religiões. As celebrações e eventos marcando o Dia de Jerusalém e os 40 anos de Reunificação, acontecerão durante todo o ano em todo o país e em todo o mundo. Que nós possamos nos unir às celebrações de Jerusalém, a eterna capital do povo judeu. (Tzipora Rimon)


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:45:00 AM | | | Voltar

·······

10 de maio de 2007

Feira da Itália com sabor transcultural


PublishNews - 10/5/2007 - por Renata Sturm
No aniversário de 20 anos da Feira Internacional do Livro de Turim, na Itália, o tema será Fronteiras e como os povos podem se relacionar mesmo com as diferenças. Para dar ênfase ao tema, a feira deste ano - que começa hoje (10/05) e vai até segunda-feira (14/05) -, terá como país de honra a Lituânia. Um bate-papo entre o diretor lituano Eimuntas Nekrosius - que recentemente estreou a peça Fausto na Itália -, o escritor italiano Alessandro Baricco e o diretor de cinema Oskar Korsunovas promete ser um dos momentos mais esperados. Já os conhecidos debates terão como foco a Europa e o que significa ser católico hoje. Outro evento conhecido da Feira de Turim é a Língua Madre, projeto que traz autores reconhecidos de culturas fora da Europa. No ano passado, os encontros foram os momentos mais assistidos pelo público.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/10/2007 10:56:00 PM | | | Voltar

·······

8 de maio de 2007

A história contada por Maria


EM NOME DA MÃE Em nome da mãe (Companhia das Letras, 96 pp., R$ 28,50, trad. Rosa Freire d'Aguiar), de Erri de Luca, conta uma história de amor materno, o de Miriam - versão hebraica do nome Maria - por Ieshu, o Menino Jesus. Desde a concepção, quando a jovem é fecundada por um misterioso vento, até a natividade, ocorrida num estábulo de Belém (veja as fotos da minha estada em Belém de Judá), aonde ela chega depois da longa viagem feita com José pelas terras de Israel, então ocupadas pelo exército romano. Essa história comovente é celebrada milenarmente pelos católicos e está na base de um dos mais difundidos cultos da Igreja, o culto mariano. Mas pouco se escreveu sobre a sua dimensão humana. É essa a proposta do romancista italiano Erri de Luca.


[Nota] Muita coisa já aconteceu em Belém. E continua acontecendo. Estive lá para conferir. Veja as fotos.



Nas fotos, a entrada da cidade de Bethlehem, eu próximo à manjedoura, no interior da Igreja da Natividade e a estrela de prata, onde segundo a tradição nasceu Jesus.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/08/2007 09:03:00 PM | | | Voltar

·······