RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

29 de setembro de 2008

Machado de Assis inspira escritor premiado

O jornalista e escritor Délcio Teobaldo, vencedor do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infanto-Juvenil com a obra Pivetin, relata, em entrevista veiculada no site Plurale, como uma pesquisa sobre Machado de Assis inspirou sua criação. “Gostar de ler e portar livros, naquela época equivalia, numa correlação direta, a portar uma arma, como a infância desassistida faz hoje. Neste aspecto, Machadinho é contemporâneo e se impõe como um ícone de superação social, ao sair da invisibilidade e se tornar o que é. Assim como Machadinho, Pivetin enfrenta e sobrevive a situações adversas”. Na entrevista, Teobaldo também fala que Machado de Assis é exemplo de superação social, além de explanar a origem do seu trabalho, seu processo de criação literária e o papel mobilizador da literatura.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:20:00 PM | | | Voltar

·······

13 de dezembro de 2007

100 anos da Lei do Depósito Legal

Boletim PNLL - 10/12/2007
A Lei do Depósito Legal completa 100 anos de existência no próximo dia 20/12. A lei, reformulada em 2004, exige que a Biblioteca Nacional receba um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, para assegurar a coleta, guarda e difusão da produção intelectual brasileira. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 08:08:00 PM | | | Voltar

·······

3 de dezembro de 2007

Juan Gelman ganha o Cervantes

O Prêmio Cervantes, um dos mais importante da língua espanhola, deste ano foi para o argentino Juan Gelman. Ele é o quarto argentino a receber este prêmio, juntando-se agora a Jorge Luis Borges (1979), Ernesto Sábato (1984) e Adolfo Bioy Casares (1990). O Prêmio Cervantes é concedido pelo ministério da Cultura da Espanha ao conjunto da obra de um escritor, que também recebe 90 mil euros. Segundo o jornal Clarín, o poeta expressou que a nomeação “é algo que comove, porque é o Cervantes”. Ele também afirmou que está “muito emocionado pela lista de candidatos, figurando nela muitos bons amigos, entre eles  Blanca Varela, Mario Benedetti, José Emilio Pacheco”.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2007 07:53:00 PM | | | Voltar


Ano Machado de Assis

Foi assinado no último dia 28 de novembro um acordo entre o Ministério da Cultura e a Academia Brasileira de Letras para o desenvolvimento de ações conjuntas para o Ano Nacional Machado de Assis, em 2008. No ano do centenário de morte do escritor, estão programados seminários, conferências, exposições sobre Machado e sua obra, além do lançamento de edições populares e coletâneas comemorativas. Segundo o coordenador-geral de Livro e Leitura do MinC, Jéferson Assumção, "o centenário da morte de Machado de Assis é momento para se revisitar e iluminar um tesouro e, também, para colocarmos perguntas fundamentais à sociedade brasileira sobre nossa literatura e nossa cultura."

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2007 07:51:00 PM | | | Voltar


Livros gratuitos

Um clube de livros na Internet, cujos membros cultivam a prática de deixar um livro em um local público para ser pego e lido por outros. Esse é o BookCrossing.com, que registra os livros e coloca uma identificação neles antes desta ação de incentivo à leitura. O leitor que encontrá-lo também deve fazer um registro, informando aos demais que o livro está em suas mãos. Com isso, é possível rastrear o trajeto dos exemplares, com os membros do BookCrossing.com formando uma comunidade virtual de leitores, onde podem trocar idéias sobre os livros que leram. O projeto integra o Eixo 1 (Democratização do acesso) do PNLL.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/03/2007 07:50:00 PM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2007

II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul

O II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul debateu a construção de políticas públicas para o fomento da leitura nos últimos dias 26 e 27, durante as feiras do livro de Porto Alegre (RS) e de Santiago (Chile). O evento reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais do mundo do livro e da leitura da Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de Brasil, Argentina e Chile, que também já haviam participado da primeira edição em 2006. O II Seminário foi acompanhado ao vivo pela Internet com participação via chat, desenvolvendo assim novas formas de intercâmbio e integração que poderão se tornar mais permanentes. Outro destaque foi o reconhecimento dos avanços conceituais e da concretização do PNLL do Brasil. Para ter acesso às apresentações em espanhol, clique aqui, e em português, aqui.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2007 11:22:00 PM | | | Voltar

·······

3 de setembro de 2007

Prêmio Literário José Mindlin de Literatura


Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o Prêmio José Mindlin de Literatura. Os autores, brasileiros ou naturalizados, podem participar tanto com obras inéditas quanto com as que já foram publicadas. O vencedor receberá R$ 10 mil e terá seu livro publicado e distribuído em junho de 2008. O resultado será anunciado em março do próximo ano.


[ERRAMOS]: Segundo o regulamento do Prêmio, só obras "inéditas" podem participar. Veja:
4.1. As obras devem ser, obrigatoriamente, inéditas e escritas em idioma português, ficando automaticamente eliminadas, em qualquer etapa do Concurso, aquelas já publicadas e/ou divulgadas por qualquer suporte - seja eletrônico ou impresso -, no todo ou em parte.


Meus agradecimentos à Fátima Ricci, Mineira do Sul, por ter alertado sobre o erro na informação (originária do site PNLL)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:42:00 PM | | | Voltar


Prêmio Portugal Telecom


O outro pé da sereia já rendeu a Mia Couto um prêmio esta semana (veja a nota sobre a Jornada de Passo Fundo) e o colocou entre os finalistas de outro. Ele está entre os dez escritores, anunciados na semana passada, que disputam o 5º Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Também foram escolhidos pelo júri os livros Bom Dia Camaradas, do angolano Ondjaki; Cantigas do Falso Alfonso el Sábio, de Affonso Ávila; História Natural da Ditadura, de Teixeira Coelho; Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares; Macho não Ganha Flor, de Dalton Trevisan; O Paraíso é Bem Bacana, de André Sant'Anna; O Roubo do Silêncio, de Marcos Siscar; O Segundo Tempo, de Michel Laub; e Por que Sou Gorda, Mamãe?, de Cíntia Moscovich.


Já fiz as minhas apostas.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:40:00 PM | | | Voltar

·······