RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

22 de outubro de 2008

Reverência pela vida, por José Bento Teixeira de Salles

Dois simples dados revelam toda a dimensão e pujança da Santa Cada de Misericórdia de Belo Horizonte: fundada em 21 de maio de 1899 (a capital tinha apenas um ano e cinco meses de existência), a instituição abriga atualmente um número de doentes superior à população de alguns distritos do interior do estado.

Assim, pois, em seus 109 anos de existência, tem uma trajetória benemérita realmente inigualável. Bem se poderia dizer que a sua história se confunde, nessa área de assistência humana, com a própria história da cidade. De Olinto Meireles, Benjamin Moss, Cícero Ferreira e outros até os dias atuais, o funcionamento da Santa Casa representa um marco indelével na trajetória da medicina em Minas.

Daí a significação e importância da série de cinco publicações promovidas pela instituição, narrando a história e a amplitude dos benefícios prestados aos mineiros. Iniciados ainda na ges­tão de Saulo Levindo Coelho coma provedor, os volumes apresentam substancial trabalho de pesquisa, primorosos textos e coordenação do competente Manoel Higino dos Santos, além de elevada qualidade gráfica.

O quinto volume, que ora nos chega às mãos   - Reverência pela vida -, focaliza o setor de pediatria, mas, na verdade, extrapola esses limites para divulgar magníficos da­dos históricos gerais da casa, que e santa e misericordiosa.

O livro contém ainda interessantes e sugestivas fotos, como, por exemplo, a dos irmãos siameses Chang e Eng Bunker, gê­meos conjugados que se tornaram abastados fazendeiros nos Estados Unidos, depois de sucessivas apresentações no circo do famoso empresário americano Barnum. A título de curiosida­de: embora nunca separados, os gêmeos se casaram com duas irmãs. A esposa de Eng teve 12 filhos, e a de Chang, 10.

Ao retratar muito da existência da Santa Casa de Belo Hori­zonte, Reverência pela vida - A pediatria em Minas constitui um precioso registro da evolução da Medicina na Capital desde os seus primeiros anos e representará, no futuro, uma valiosa contribuição para todos aqueles que se dedicam ao estudo da história de Belo Horizonte.

publicado no Estado de Minas, BH, 21/10/2008, p.02

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2008 02:03:00 PM | | | Voltar

·······

1 de outubro de 2008

Fragmento de "As Palavras" de Jean-Paul Sartre.

http://br.youtube.com/watch?v=s51wJ6YQ1RE

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/01/2008 11:19:00 PM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2008

Dicta&Contradicta: nasceu uma nova revista de ensaios culturais

Publicação busca incentivar a discussão de idéias sobre literatura, artes, filosofia e humanidades em geral.

Dirigida ao público intelectualmente desperto, desejoso de conteúdos mais profundos, com a finalidade de fornecer uma revista semestral de cultura, acadêmica sem academicismo, com excelente apresentação gráfica, a revista discute temas de pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além de analisar situações e fatos que mantenham interesse a longo prazo. Mais do que apresentar e comentar a programação cultural em cartaz, fornece leituras interessantes e bases para a formação cultural. O artista plástico Paulo von Poser assina as ilustrações e o acabamento gráfico da edição nº 1 da revista. Além disso, entre os colaboradores estão - Bruno Tolentino, Luiz Felipe Pondé, Mendo Castro Henriques e Roger Kimball.

Criada pelo IFE - Instituto de Formação e Educação, a revista Dicta&Contradicta é a mais recente novidade no panorama cultural brasileiro. Uma de suas inspirações é a revista norte-americana The New Criterion, reconhecida como uma das mais consistentes publicações culturais do mundo.

Como explica o Editorial de seu primeiro número, "Dicta compõe-se de ensaios relativamente longos sobre temas humanos de sempre - pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além da análise de situações e fatos que têm interesse a longo prazo. Não oferece soluções pré-fabricadas para problemas concretos, políticos ou (muito menos) partidários, sociais ou econômicos, morais ou de qualquer outra ordem. Não pretende ensinar ao leitor o que deve pensar, mas oferecer-lhe estímulo para pensar".

E o conteúdo do número 1 certamente oferece estímulo para pensar, a começar pelos três ensaios principais. O primeiro deles, "Do enigma ao mistério", é uma edição, inédita, das três últimas aulas dadas pelo poeta e ensaísta Bruno Tolentino, em maio de 2007. O segundo, de autoria do professor Luiz Felipe Pondé, é uma análise renovadora do livro do Eclesiastes. Como uma das metas da revista é trazer em todos os números a contribuição de uma das grandes figuras intelectuais portuguesas da atualidade, o terceiro dos ensaios principais é assinado pelo professor Mendo Castro Henriques, que apresenta o pensamento do filósofo Bernard Lonergan, ainda pouco conhecido do grande público.

Patrocinada pelo Banco Fator e Instituto Bovespa, a revista começa como semestral, com intenção de, com o tempo, tornar-se trimestral. A primeira tiragem é de 2.000 exemplares, a serem vendidos em livrarias ao preço de R$ 22,50.

[Estou lendo e gostando muito. Trata-se de uma revista para ser lida, estudada, relida, lida bem devagar, refletida. É o que estou fazendo. Uma revista simplesmente fantástica]

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2008 12:59:00 AM | | | Voltar

·······

11 de junho de 2008

Dicionário Paulo Freire reúne 200 verbetes e 75 autores

Um dos títulos mais esperados do ano pelo nosso público leitor, O Dicionário Paulo Freire (Autêntica Editora, 448p. R$ 59,00). O livro reúne verbetes daquele que ainda é conhecido pelo caráter transformador do que pronunciava e pelo tom modificador que empregava às palavras: Paulo Freire. Com uma atuação fortemente marcada pela busca de uma sociedade mais justa por meio de uma educação humanizada, ele deixou para toda a eternidade seus pensamentos, que insistem em ser atuais com o passar dos anos. E é para compilar toda a riqueza do que acredita Paulo Freire, que 75 estudiosos decidiram produzir este dicionário de verbetes fundamentais para se pensar a Educação e, principalmente, os caminhos para uma pedagogia que atenda ao nosso anseio de dias melhores.

Coordenado por Danilo Streck, o projeto não se resume a apresentar em um único volume registros do pensamento freireano, sua biobibliografia e transportar o leitor ao conceito que as palavras ocupam na obra de Freire. Há ainda, uma preocupação maior: a de oferecer aos educadores e demais envolvidos com educação um dicionário que se vale também pelas entrelinhas que surgem do modo como o leitor se apropria do que há de mais pertinente sobre educação em geral, nas palavras dele, o maior educador nordestino, brasileiro, latino-americano de todos os tempos.

A seleção dos verbetes teve como referência o lugar que a palavra, expressão ou conceito ocupa na obra de Paulo Freire e a recorrência de seu uso. Há no Dicionário ainda palavras e conceitos menos usados por Freire, mas que têm um papel fundamental para compreender sua construção teórica.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2008 08:37:00 PM | | | Voltar

·······

14 de abril de 2008

'Eu tô querendo namorar um cara': Ana Carolina

A cantora Ana Carolina, que inicia turnê e lança o DVD "Dois Quartos", em entrevista no Rio: "Eu sei o que eu faço nas minhas quatro paredes", diz

Quase sempre de preto, a cantora Ana Carolina, ícone gay, recém-separada de uma mulher, diz que vai inaugurar uma fase mais "colorida", anuncia que está em busca de um namorado e revela: "Eu adoro o homem pra transar"

Ana Carolina costuma erguer o queixo quando conta uma história. Faz longas pausas entre uma frase e outra e, quando conclui o assunto, desata a gargalhar. "Eu toco desde os 16 anos na noite... é... sabe como é que é.... pra rolar uma grana, né? Fiquei tocando até os 24. E... você toca pra dois casais, pra dez pessoas, 15... Se desse muita sorte, eu fazia show até pra cem pessoas... Hahahaha!"  [Mônica Bergamo]

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 04:15:00 PM | | | Voltar

·······

4 de março de 2008

Famílias homossexuais na literatura infantil

Casais de pessoas do mesmo sexo em livros para crianças. Técnicos afirmam que abordar a diversidade familiar é inevitável e que pais e professores têm um papel importante na matéria.

"Maria, que traz um filho dentro da barriga, conta à sua filha a história da sua infância. Uma história simples, de uma criança feliz. O que torna este livro especial é o facto de Maria ter dois pais: o Pedro e o Paulo". É desta forma que O livro do Pedro, da escritora e ilustradora Manuela Bacelar, é apresentado. A obra acaba de ser lançada e é uma estreia. A literatura portuguesa infantil começa a abordar a diversidade da parentalidade. A autora explica como tudo aconteceu. "A ideia do livro surgiu-me como as ideias dos outros livros: de situações concretas que vou conhecendo", revela. "A história é sobre uma família que tem uma vida normal, perfeitamente inserida e aceite pela sociedade". E acrescenta: "É um livro de afectos. É Natal e não há prendas. Há um grande abraço. São os anos da Maria e não há presentes. Há amigos, um piquenique e uma surpresa ao virar da página". A escritora escreve para um público abrangente, para crianças, pais, agentes de ensino. "O meu atelier é o meu espaço de liberdade e não estou sujeita a decreto-lei", garante a autora de Bernardino, O meu pai e O meu avô.
O livro de Pedro aparece pouco depois de a Associação ILGA Portugal e o projecto editorial independente espanhol Eraseunavez.com. terem lançado no mercado nacional dois livros infantis que abordam a mesma temática. "A mamã Carlota disse-me que os meninos e as meninas crescem na barriga das mulheres. Essa é que me pareceu a maior mentira que já ouvi. Eu não caibo na barriga da mamã Carlota e na da mamã Ana ainda menos". A dúvida pertence a uma menina, personagem central De onde venho?. A história é do escritor e ilustrador espanhol Javier Termenón Delgado. "O João quer ser bombeiro para ajudar as pessoas! Gosto muito da farda dos bombeiros. Acho que vou apaixonar-me por ele", comenta o menino André que, juntamente com a Marta, entram no livro Por quem me apaixonarei?, de Wieland Pena e Roberto Maján.

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=463424D063E87394E04400144F16FAAE&opsel=1&channelid=0

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/04/2008 11:26:00 PM | | | Voltar

·······

16 de fevereiro de 2008

MEDO LIQUIDO, lançamento de Bauman

O ser humano vive hoje em meio a uma ansiedade constante. Temos medo de perder o emprego, medo da violência urbana, do terrorismo, medo de ficar sem o amor do parceiro, da exclusão. O resultado? Temos que nos atualizar sempre e acumular conhecimentos, circulamos dentro de shopping centers, dirigimos carros blindados, vivemos em condomínios fechados. O medo é uma das marcas do nosso tempo. Em seu novo livro, Bauman faz mais um estudo singular sobre a vida contemporânea e revela um inventário dos medos atuais.
O autor mapeia as origens comuns das ansiedades na modernidade líquida e examina mecanismos que possam deter a influência do medo sobre as nossas vidas.
Segundo Bauman, as certezas da modernidade sólida se foram, e, com isso, a utopia do controle sobre os mundos social, econômico e natural desmoronou. Em mais um estudo singular sobre a vida contemporânea, Bauman divide com o leitor suas análises sobre o tema.

LINKS RELACIONADOS

  1. Tempo Social: entrevista com Zygmunt Bauman
  2. Metáfora da fluidez
  3. "Auto-ajuda é uma pizza", Nilton Bonder
  4. O "capitão" vende cerveja: 'MATA QUEM?'
  5. O Conceito de “Pós-Moderno” ainda é atual?
  6. O fim do mundo sob a ótica filosófica

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 06:41:00 PM | | | Voltar

·······

28 de outubro de 2007

Metáfora da fluidez

"Depois da Teoria", comecei a estudar Bauman, um sociólogo polonês, que inaugurou, em "Modernidade Líquida", um novo conceito para a chamada "pós-modernidade". O conceito de "modernidade líquida" vem daquilo que o autor considera uma "fluidez" presente na atual modernidade que, em oposição à solidez da modernidade experimentada em momento anterior. Não sei se a modernidade anterior era tão sólida assim, mas esta modernidade que experimentamos agora, especialmente após a queda do Muro (mais uma metáfora) é mais propensa a mudanças, alterações, descartes e mutações.

Outro conceito de Bauman que tenho me deleitado é a metáfora do estranho, aquele que cruza as fronteiras estabelicidas pelo olhar moderno, é um conceito interessante; ela articula o conceito de estigma com o de estranho como uma possibilidade de defesa de tal olhar diante de sua própria destruição e aniquilamento.

Veja que o caso padre Júlio nos fornece inúmeros elementos de estranhamento e ambivalências, especialmente quanto à relativização dos valores, da estetização da vida. Veja que a vida vale pela estética e pela imagem que produz, que coloca no grande hipermercado da mídia. para o consumo de uma sociedade com valores relativizados. O homem que denuncia um crime do qual é vítima passa a ser duplamente vítima do aparelho policial e da mídia, pois sua vida é escancarada e vilipendiada. Aparecem "do nada" pessoas que dizem saber de coisas "criminosas" praticadas pela vítima anos passados. Mas por que ficaram todos estes anos calados? A defesa dos acusados é uma falácia de Shopenhauer, desqualificar a vítima, torná-la mais criminosa que a conduta dos acusados, é óbvio, mas a "vitrine", na sua ambivalência, torna mais sensacional a vida da vítima aos olhos do "hipermercado". Não é estranho? Não causa um certo estranhamento, pois não sabemos qual a verdade, e, a mídia não nos transmite a verdade, apenas coloca os "fatos" na prateleira para o nosso consumo.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2007 08:26:00 PM | | | Voltar


Tempo Social: entrevista com Zygmunt Bauman

Estou estudando Zygmunt Bauman, um excelente autor que dá fundamento para reformular minhas reflexões e me dá subsídios filosófico-culturais para a consciência crítica. Penso em publicar minhas reflexões. Haja tempo! Antes de tudo: apresento-lhes Zymunt Bauman, numa entrevista de Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke:

Um renomado periódico espanhol referiu-se recentemente a Zygmunt Bauman como um dos poucos sociólogos contemporâneos "nos quais ainda se encontram idéias". Opinião semelhante é freqüentemente exposta por críticos de várias partes do mundo quando refletem sobre o pensamento desse intelectual polonês radicado na Inglaterra desde 1971 e empenhado há meio século em "traduzir o mundo em textos", como diz um deles. Indiferente às fronteiras disciplinares, Bauman é um dos líderes da chamada "sociologia humanística", ao lado de Peter Berger, Thomas Luckmann e John O'Neill, entre outros. De um lado, não se encontram em suas obras abstrações ou análises e levantamentos estatísticos; de outro, são ali aproveitadas quaisquer idéias e abordagens que possam ajudá-lo na tarefa de compreender a complexidade e a diversidade da vida humana. Essa é uma das razões pelas quais Bauman tem muito a dizer para uma gama de leitores muito maior do que normalmente se espera de um trabalho de sociologia mais convencional, o que condiz com suas próprias ambições de atingir um público composto de pessoas comuns "esforçando-se para ser humanas" num mundo mais e mais desumano. Como ele gosta de insistir, seu objetivo é mostrar a seus leitores que o mundo pode ser diferente e melhor do que é.

Descrito certa vez como "profeta da pós-modernidade" (com o que não concorda), por suas reflexões sobre as condições do mundo da "modernidade líquida", os temas abordados por Bauman tendem a ser amplos, variados e especialmente focalizados na vida cotidiana de homens e mulheres comuns. Holocausto, globalização, sociedade de consumo, amor, comunidade, individualidade são algumas das questões de que trata, sempre salientando a dimensão ética e humanitária que deve nortear tudo o que diz respeito à condição humana. Preocupado com a sina dos oprimidos, Bauman é uma das vozes a permanentemente questionar a ação dos governos neoliberais que promovem e estimulam as chamadas forças do mercado, ao mesmo tempo em que abdicam da responsabilidade de promover a justiça social. "Hoje em dia", lamenta ele, "os maiores obstáculos para a justiça social não são as intenções... invasivas do Estado, mas sua crescente impotência, ajudada e apoiada todos os dias pelo credo que oficialmente adota: o de que 'não há alternativa'". É nesse quadro que se pode entender sua afirmação de que "esse nosso mundo" precisa do socialismo como nunca antes. Mas o socialismo de que Bauman fala, como insiste em esclarecer, não se opõe "a nenhum modelo de sociedade, sob a condição de que essa sociedade teste permanentemente sua habilidade de corrigir as injustiças e de aliviar os sofrimentos que ela própria causou". É nesse sentido que ele define o socialismo como "uma faca afiada prensada contra as flagrantes injustiças da sociedade".

Nascido na Posnânia em 1925, Bauman escapou dos horrores do holocausto que aguardavam os judeus poloneses na Segunda Guerra Mundial ao fugir com sua família para a Rússia, em 1939. De lá voltou após a guerra, quando se filiou ao partido comunista, estudou na Universidade de Varsóvia e conheceu Janina, com quem está casado há 55 anos e com quem teve três filhas: Anna (matemática), Lydia (pintora) e Irena (arquiteta).

Confiantes e animados pelo sonho de criar uma sociedade mais justa e igualitária, Zygmunt e Janina ali construíram suas carreiras (ele como professor da Universidade de Varsóvia e ela como editora de roteiros cinematográficos) e criaram sua família, até que uma nova onda de anti-semitismo e repressão esmagou seus sonhos e os forçou ao exílio. Após três anos em Israel, o convite para o cargo de chefe do departamento de sociologia na Universidade de Leeds trouxe Bauman e sua esposa à Inglaterra, onde permanecem até hoje.

Gentil, modesto e reservado, Zygmunt Bauman aceitou prontamente ser entrevistado para o público do Brasil, país que pouco conhece e onde esteve uma única vez há vários anos, para um congresso de sociologia no Rio de Janeiro. Pelas notícias que ouve do país, o que o impressiona é a desumanidade de cidades como São Paulo, por exemplo, uma cidade que, como diz, com sua abundância de muros ao redor de residências, prédios, parques etc., mostra "o lado mais brutal e inescrupuloso das tendências segregadoras e exclusivistas" das cidades metropolitanas. O fato de os brasileiros despenderem "4,5 bilhões de dólares por ano em segurança privada" só acresce a desumanidade de um quadro que considera sintomático da realidade mundial.

Bauman recebeu-me em Leeds, na confortável casa onde mora desde que ali chegou, há mais de trinta anos. "Naquela época achei a cidade horrível, imunda", disse-me Janina, comentando a mudança dos últimos tempos, que transformou Leeds de um sujo centro industrial em uma cidade bonita, verdejante e cheia de vida.

Extremamente hospitaleiro (algo muito próprio dos europeus do Leste, como dizem), Bauman entremeou reflexões sobre sua obra e sua vida com idas à cozinha para servir chá quente e com oferecimentos insistentes de caprichados canapés de salmão e outros petiscos cuidadosamente dispostos na pequena mesa de sua biblioteca.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702004000100015&lng=en&nrm=iso

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2007 03:04:00 PM | | | Voltar

·······