Surpreso, Loyola Brandão recebe Jabuti de livro do ano de ficção
O prêmio Jabuti elegeu como livro do ano na categoria ficção a obra "O Menino que Vendia Palavras" do escritor Ignácio de Loyola Brandão, publicado pela editora Objetiva, na noite desta sexta-feira na Sala São Paulo, no bairro paulistano da Luz. Também hoje foi anunciado o prêmio de livro do ano de não-ficção, que foi para "1808", de Laurentino Gomes publicado pela editora Planeta.
"Eu tinha certeza que este prêmio era do Cristóvão Tezza", afirmou Brandão ao iniciar seu discurso na cerimônia de hoje, confessando que estava surpreso. O escritor dedicou o livro premiado a duas professoras que participaram de sua vida escolar em Araraquara, a quem ele disse dever episódios que inspiraram o livro.
Gomes dedicou aos professores e pesquisadores a conquista do prêmio em primeiro lugar. "Sempre se disse que o brasileiro lia livro de auto-ajuda e literatura barata, e repente, ele está lendo um livro de história do Brasil", afirmou ao autor, após também dedicar o prêmio aos leitores do Brasil e de Portugal.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet devido a um acordo com a TV Cultura.
Esta foi a 50ª edição do prêmio, ao qual 2.141 obras concorreram. Os dez finalistas por categoria foram selecionados no mês de agosto e, em setembro, foram escolhidos os três primeiros lugares em cada uma das 20 categorias.
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 10/31/2008 11:14:00 PM | | | Voltar