RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

23 de agosto de 2008

Mansão Klaus, de Edson Rossatto

Autor: Edson Rossatto
Editora: Andross

Sinopse: Uma garota atraente, um homem sedutor, uma fascinante mansão... Uma história romântica? Amigos que se reencontram depois de alguns anos... Um momento memorável que mudaria inexoravelmente as suas vidas. Aquele contato virtual foi um despertar, um renascer para Güinevere. Teria a doce menina finalmente encontrado a verdadeira felicidade? As tramas originais e versáteis de Mansão Klaus e outras histórias vão prender sua atenção a cada página. Comece a ler e tente parar. Vai ser difícil conseguir...

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 06:36:00 PM | | | Voltar


COMPROMISSO

Quadris em vai-e-vem, urros, suor, lençóis amarrotados. Aquela havia sido a melhor transa de ambos. Só não continuaram porque ele precisava rezar a missa das oito.

Edson Rossatto - editor (Andross) - é autor do livro de microcontos Curta-metragem (amostra acima) e Mansão Klaus e outras histórias.

Ao passar pela Bienal de São Paulo, encontrei Edson Rossato, da Andross, no seu estande; movimentadíssimo, diga-se de passagem, não deu tempo para conversar muito, apenas para trocar algumas impressões. Cobrou-me a leitura do seu livro MANSÃO KLAUS, que já recebera pelo correio, e, de quebra me presenteou, com autógrado e tudo, com seu Curta-Metragem. Simples e fantástico, acima de tudo inteligente, além de uma fina ironia, que curto muito.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 06:17:00 PM | | | Voltar

·······

21 de agosto de 2008

Grupo Editorial Scortecci na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008

Dia 24 de agosto de 2008 das 18h30 às 21h00
Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Estandes: Scortecci / UBE / Canon / Fábrica de Livros
Avenida 1, Ruas C/D

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO =>>> PROGRAMAÇÃO:

* Lançamento das Antologias: Elo de Palavras e Uma História no seu Tempo (em comemoração aos 25 anos da Scortecci Editora).

* Lançamento da obra Discurso Urbano, Prêmio da Academia Brasileira de Letras - Melhor Livro de Poesias 2008 - com a presença do autor Izacyl Guimarães Ferreira.

* Lançamento da obra O Tempo Físico Prêmio da Fundação da Biblioteca Nacional - Melhor Livro de Romance 2007 - Idalina Azevedo da Silva.

* Divulgação do resultado da Primeira Fase do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça 2008, nas categorias Poesia e Conto/Crônica e Lançamento da Antologia dos Vencedores de 2007.

Obs. O resultado da Categoria Infantil do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça – 2008 dar-se-á junto com o resultado da Segunda Fase em Dezembro de 2008.

* Divulgação do resultado do I Prêmio Canon de Poesia e Lançamento da Antologia Canon de Poesia com os textos premiados (evento programado para o estande da Fábrica de Livros, ao lado).

* Lançamento dos livros vencedores do VI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2007.

- Espólio de Rubervam Du Nascimento.

- Para ler no engarrafamento de Aluizio Alves Filho.

* Lançamento dos livros vencedores do II Prêmio de Literatura UBE / Scortecci - 2007.

- Bichos de Conchas de Gláucia Lemos.

- Figurações da leitura: um estudo sobre o papel do narratário em Grande Sertão: Veredas de Lisa Carvalho Vasconcelos.

- O cativeiro de Ivan Camargo.

www.scortecci.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 02:28:00 PM | | | Voltar

·······

20 de agosto de 2008

Público e escritores bem próximos


Publishnews - 20/08/2008

Reunir os escritores com o público é o objetivo do Salão de Idéias Volkswagen, onde autores consagrados e iniciantes, personalidades do jornalismo, das artes e da crítica literária revezam-se para falar sobre sua obra, sua vida e suas idéias. O público, por sua vez, não apenas acompanha, mas questiona e participa de forma ativa. No dia 21 de agosto, quinta-feira, na programação da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, às 15h, o convidado é José Mindlin, bibliófilo, ocupante da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, e dono da maior biblioteca particular do Brasil, falando sobre o tema “O Brasil está formando leitores?”. Na ocasião, será realizada a entrega do Prêmio Mindlin de Literatura. Já às 17h, Zuenir Ventura participa do evento, falando sobre o tema “1968-2008: o Brasil no meio”. O jornalista e professor universitário há 40 anos, é um dos grandes nomes da imprensa no Brasil. Colunista da revista Época e do jornal O Globo, com passagem pelo Jornal do Brasil, traz em suas crônicas lucidez, firmeza e atenção a problemas nacionais e outros temas do cotidiano.

Link para material: http://www.publishnews.com.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 09:36:00 PM | | | Voltar


José Mindlin é presença confirmada no lançamento do livro O Ciclista,

Capa do livroUma das atrações da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o lançamento do livro O Ciclista, obra ganhadora da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Patrono do concurso, o bibliófilo José Mindlin é presença confirmada no Salão de Idéias Volkswagen, que será realizado no dia 21 de agosto às 15h, quando haverá a palestra "O Brasil está formando leitores?" e a premiação literária, com o lançamento nacional da publicação.

A primeira edição do Prêmio recebeu cerca de 450 originais de todo o Brasil e premia o pernambucano Walther Moreira dos Santos, autor de O Ciclista, livro que a partir da próxima semana estará distribuído em todo o país. Como disseram os jurados do concurso, Antônio Torres, Maria Esther Maciel e Maria Amélia Mello, "a obra premiada se destacou das demais concorrentes por apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída". O Prêmio José Mindlin de Literatura é fruto da parceria entre a Autêntica Editora e a Câmara Mineira do Livro.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 02:33:00 PM | | | Voltar

·······

15 de agosto de 2008

Lançamento do livro "São Jorge e o Dragão", de Galeno Amorim

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/15/2008 11:24:00 PM | | | Voltar

·······

11 de agosto de 2008

Mesa-redonda discute a produção literária e sua adaptação para o cinema

ESCREVER PARA O CINEMA

A convite do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e da Câmara Brasileira do Livro, intelectuais, acadêmicos, escritores e profissionais do cinema discutem sobre a relação entre a escrita e o meio cinematográfico em uma mesa-redonda, aberta ao público, durante a 20a. Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Estarão presentes os escritores e Fernando Bonassi e José Roberto Torero, autores de obras transpostas para o cinema; os roteiristas Lusa Silvestre, Marcos Jorge (Estômago), Braulio Mantovani (Cidade de Deus) e Lourenço Mutarelli (O Cheiro do Ralo). Também estarão no encontro as professoras especializadas em cinema Mariarosaria Fabris( ECA-USP) e Maria Betânia amoroso (UNICAMP), o diretor e produtor André Sturn(Sonhos Tropicais) e Leon Cakof, diretor da Mostra Internacional de Cinema.

Serviço
Dia: 18 de agosto - Mesa-redonda "Escrever para o Cinema"
Horários: 17h
Local: Bienal do Livro- Parque de Exposições do Anhembi - Salão de Idéias
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana
Informações : tel (11)2226 3100/3200 site: www.feirabienaldolivrosp.com.br  
Realização: CBL

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/11/2008 02:53:00 PM | | | Voltar

·······

9 de agosto de 2008

Lançamento: Manuscrito Marítimo, na Bienal de SP

Luís Sérgio dos Santos
& Editora t.mais.oito
convidam para o lançamento do livro

Manuscrito Marítimo

A ser realizado na XX Bienal do livro em São Paulo
no dia 16 de agosto, sábado às 15 horas.

Estante da t.mais oito editora
Avenida 5 , esquina com Rua B
http://www.tmaisoito.com.br/

 

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/09/2008 08:42:00 PM | | | Voltar

·······

8 de agosto de 2008

Autêntica participa da Bienal do Livro de São Paulo com diversos lançamentos

Capa do livroCapa do livroEntre os dias 14 e 24 de agosto a Autêntica Editora participa da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Na ocasião, vai lançar a obra vencedora da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura, o livro O Ciclista, do pernambucano Walther Moreira Santos. Além da premiação simbólica, no valor de R$ 10 mil reais, haverá a presença do patrono do concurso, o bibliófilo José Mindlin. Assim como esse título, outros chegam ao mercado pela Autêntica e ganham destaque no estande da Editora (Avenida 5, esquina com a Rua L).

http://www.autenticaeditora.com.br/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/08/2008 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

2 de agosto de 2008

:.Feira do Livro de Brasília 2008


Um deles será o Patrono da 27ª Feira do Livro de Brasília. E é você quem dirá qual será o escolhido. Clique aqui e vote no seu favorito.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 07:53:00 PM | | | Voltar

·······

27 de maio de 2008

Livro de Todos chega ao sexto capítulo

PublishNews - 27/05/2008
Nesta terça-feira, 27 de maio, a obra coletiva Livro de todos chega ao sexto capítulo, contabilizando mais de cinco mil visitas. As 154 colaborações resultaram em mais de 67 mil caracteres distribuídos em 11 mil palavras e 357 parágrafos. Aberto a colaborações desde o dia 16 de maio, o Livro de todos integra a campanha publicitária da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 14 a 24 de agosto, onde o livro será lançado. O primeiro capítulo foi escrito por Moacyr Scliar, com a história do adolescente Bruno, que teve seu computador portátil roubado e, com ele, o livro que estava escrevendo. As colaborações ao projeto ficam disponíveis até o dia 16 de junho, no endereço www.livrodetodos.com.br, diariamente, das 14h às 24h, para que cada autor participante continue a história a partir da última atualização.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/27/2008 11:31:00 PM | | | Voltar

·······

5 de março de 2008

Prêmio José Mindlin de Literatura

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:27:00 AM | | | Voltar

·······

24 de outubro de 2007

Agenda 2008: Bienal do Livro de Minas, 15 a 25 de maio de 2008

BienalMinas

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2007 08:53:00 PM | | | Voltar

·······

23 de setembro de 2007

O último dia da Bienal do Rio


Está terminando. Hoje, o dia que muitos de vocês esperavam (é hoje, às 15h, que Cecily von Ziegesar, autora dos livros da série Gossip Girl, estará no Riocentro). Hoje, o dia que outros tantos lamentam, porque, no que ele terminar, só em 2009.
Aproveitemos, então, para falar um pouco de ontem:
Ontem, quase ao mesmo tempo, o Botequim Filosófico apresentou um debate sobre a presença marcante da violência na literatura latino-americana, com a presença dos brasileiros Ricardo Lísias e Tailon Ruppenthal e dos peruanos Daniel Alarcón e Santiago Roncagliolo, e o Café Literário apresentou um bate-papo sobre a arte de escrever novelas, com Gilberto Braga e Sílvio de Abreu. Os tamanhos dos dois espaços são diferentes, mas ambos estavam lotados.
As novelas podem atingir muito mais público do que os livros, mas isso nem faz tanta diferença: o tema dos dois debates não deixava de ser o mesmo, ou seja, a razão de certos traços da nossa cultura se manifestarem com tanta força em nossas manifestações culturais. É só que, enquanto os escritores falaram mais sobre a violência mesmo, os novelistas passaram por vários assuntos que se refletem em seus textos, como homossexualismo, racismo etc. (blog do guto)


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2007 07:32:00 PM | | | Voltar

·······

18 de setembro de 2007

Zusak, de "A Menina que Roubava Livros", e Carroll, de "Cartas do Front", se destacaram em encontros


Deus existe, e Fidel Castro é inocente. Esse é o balanço dos primeiros quatro dias da13ª Bienal do Livro do Rio, que acontece até o próximo dia 23, no Riocentro. Pelo menos, foi isso que o público decidiu quando chamado a votar no espaço Esquina do Leitor.
No painel "Será que Deus Existe", com o escritor Rubem Alves e o poeta Ferreira Gullar, 81,6% dos votantes cravaram o "sim". Já em "A História Absolverá Fidel Castro?", o ditador cubano saiu-se com 90% de aprovação, após debate entre o sociólogo Emir Sader e o jornalista José Maria Mayrink.
O evento reuniu 152.563 pessoas (praticamente o mesmo público dos primeiros dias na edição passada), número suficiente para que os pavilhões ficassem cheios e difíceis de atravessar. As mesas de discussão, porém, em sua maioria aconteceram com muitos lugares sobrando na platéia.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1809200713.htm


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/18/2007 08:56:00 AM | | | Voltar

·······

15 de setembro de 2007

Lançamento: China: O despertar do dragão


CHINA:


de Luis Giffoni

22 de setembro (sábado)

18 horas

Bienal do Livro Rio

Stand 325-350 Editora Leitura - Pavilhão Verde

(Rua S - entre Av. Olavo Bilac e Av. Cecília Meireles)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/15/2007 06:49:00 PM | | | Voltar


Suassuna critica Bush em tributo na Bienal do Rio


O escritor paraibano Ariano Suassuna, 80, comparou o presidente americano George W. Bush a D. Sebastião ontem, na 13ª Bienal do Livro do Rio. "Nunca simpatizei com as idéias colonialistas de D. Sebastião, mas ele foi muito diferente de Bush, por exemplo. Teve um sonho e colocou-se à frente dele, enquanto os colonialistas de hoje se escondem."
O evento comemorou os 80 anos do escritor, que se emocionou com a homenagem de estudantes que encenaram trechos de obras. No final, levantou-se e acompanhou outros jovens numa batucada. (SYLVIA COLOMBO)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/15/2007 01:18:00 PM | | | Voltar


Afeganistão vira 'cebola' em mesa da Bienal do Rio


Autora de "O Salão de Beleza de Cabul" diz que o país, como o bulbo, tem muitas camadas


SYLVIA COLOMBO - ENVIADA ESPECIAL AO RIO
"O Afeganistão é como uma cebola, cada vez que descascamos uma fatia, descobrimos outra." Foi desse modo bastante didático que a norte-americana Deborah Rodriguez definiu o país onde viveu por cinco anos e no qual ambientou seu romance "O Salão de Beleza de Cabul".
A ex-cabelereira, hoje celebridade literária, debateu as dificuldades de comunicação entre Ocidente e Oriente com o afegão Shah Muhammad Rais ("Eu Sou o Livreiro de Cabul") e o argelino Yasmina Khadra ("As Andorinhas de Cabul"), anteontem, no primeiro dia da 13ª Bienal do Livro do Rio.
O encontro foi marcado por diferenças entre os autores com relação a vários temas, violência, direitos humanos, pobreza e fanatismo religioso. Mas, apesar das divergências, o debate não decolou. O formato não permitiu discussão entre os participantes, pois os temas eram lançados a cada um separadamente, sem réplicas.
Muhammad Rais atacou a norueguesa Asne Seierstad, que publicou "O Livreiro de Cabul", baseada em sua experiência depois de viver com sua família, no Afeganistão. "Fiquei com a impressão de que ela entrou numa dessas lojas de tecido indianas, onde tudo é muito colorido e muito fácil de se confundir. Ela não entendeu nada do que viu", disse.
Yasmina Khadra foi agressivo o tempo todo, deixando claro que não quer ser misturado ao filão literário dos "autores de conflito". "Escrevo há 25 anos, tenho 19 livros. Sempre avisei o Ocidente, mostrando que sua maneira de impor a verdade nos levaria a uma crise de enfrentamento. Não me ouviram, aí está o resultado." +++++++


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/15/2007 01:14:00 PM | | | Voltar


Educação é bom e a gente gosta!!


A gente gosta. E, infelizmente, a gente não tem muita aqui no Brasil, um país cujos ricos têm performance pior em algumas provas internacionais de avaliação de conhecimento do que os pobres de alguns países europeus.

A conclusão do debate desta sexta-feira, que reuniu no Auditório Machado de Assis um trio de educadores cujo nome mais conhecido era o senador Cristóvam Buarque, candidato à Presidência da República na última eleição, não é a mais animadora, mas serve como alerta. E o público presente ouviu uma defesa apaixonada de um modelo de educação comandado pelo Governo federal e não deixado na mão dos municípios, à mercê das prioridades de cada prefeito. Cristóvam, que dividiu a mesa com a educadora Tania Zagury e o economista Cláudio de Moura Castro, foi o astro da tarde de sexta na Bienal (a noite seria da lenda viva Ariano Suassuna).


Por ora, fiquemos com uma boa frase de Cristóvam:


"O maior erro brasileiro é não investir na educação de base e achar que podemos formar gênios a partir da universidade. Einstein foi um gênio porque aprendeu a fazer as quatro operações básicas na idade certa".


Faz sentido, não acham? (blog do guto)


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/15/2007 01:03:00 PM | | | Voltar

·······

14 de setembro de 2007

O Afeganistão é uma cebola


E, na mesa comandada por Merval Pereira, colunista de O Globo, nesta quinta-feira, muito mais foi dito sobre o Afeganistão. Deborah, o argelino Yasmina Khadra (cujo verdadeiro nome é Mohammed Moulessehoul - o codinome é, literalmente, um nome de guerra, adotado para garantir a integridade física) e Shah Muhammad Rais, o verdadeiro livreiro de Cabul - que continua injuriado com o retrato que a norueguesa Asne Seierstad pintou dele em seu best-seller "O Livreiro de Cabul" (Record) e exercitou o direito de resposta em "Eu Sou o Livreiro de Cabul" (Bertrand) - debateram longamente. E quase acaloradamente. Rais, em particular, ainda é um homem movido pela indignação com a injúria que diz ter sofrido (Seierstad o teria pintado como um carrasco dos próprios filhos).
E ah, sim: por quê o Afeganistão é uma cebola? Diz Deborah que é por ser um país de diversas camadas. Você acha que já o destrinchou, mas há mais por baixo...


DEBORAH RODRIGUEZ: Frisou o tempo todo o quanto aprendeu ao passar a viver no Afeganistão e se casar com um afegão ("As pessoas, cristãs, judias, muçulmanas, tendem a achar que o jeito de pensar delas é o jeito certo"). Disse ter chegado cheia de noções preconcebidas e ter percebido, ao viver lá, que a banda tocava de outro jeito. Disse entender a queixa de Shah Muhammad Rais contra Asne Seierstad, por ter percebido que, se crianças afegãs trabalham de fato, elas ajudam as famílias e todos têm o que comer graças a isso. "É bem diferente de trabalho escravo infantil numa escala industrial".
SHAH MUHAMMAD RAIS: Trouxe dados sobre seu país para contrapor aos de Asne Seierstad. Disse que a culpa por muitas crianças não estudarem é de um histórico de tragédia que vem desde a invasão russa, quando as escolas do país foram fechadas. Disse que há enorme respeito no Afeganistão pela figura da mulher ('Nós adorávamos deusas em nossas lendas. Nas nossas famílias, filhas são muito bem-vindas. Diz-se que, se você não tem uma irmã, não há luz na sua casa."). Disse que, devido à falta de calefação nas escolas, no rigoroso inverno as crianças ficam sem aulas por quatro meses, mas que isso não é por vontade da sociedade. E comparou os pais do Afeganistão a galinhas que mantêm os filhotes debaixo da asa o tempo todo. "Vi a filha de cinco anos do meu vizinho ser seqüestrada para fins sexuais e reaparecer com as roupas rasgadas, a cabeça raspada, a inocência perdida pra sempre. Muito em função disso, tendemos a manter nossos filhos sempre perto de nós o tempo todo, protegidos. Mas isso não significa que eles não estudem, embora de fato trabalhem conosco", disse ele, que informou ter filhos estudando no Canadá.
YASMINA KHADRA: Pôs o dedo na ferida ao frisar o papel que a pobreza tem em diversas violações dos direitos humanos ocorridas no Terceiro Mundo - e mostrou informação sobre o Brasil ao citar os casos dos menores infratores e da destruição do ecossistema da Amazônia. ("O Ocidente tende a se achar o máximo da perfeição".) Citou o caso da independência da Argélia, sua terra natal, como um exemplo de país que começou com tudo nos trilhos para rumar a estrada do sucesso, mas cujo potencial começou a ser minado pela corrupção e deterioração dos valores. O mais desenvolto dos três - e certamente o mais politizado.


http://www.bienaldolivro.com.br/blog/home/


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/14/2007 03:23:00 PM | | | Voltar


Um autor revoltado


O Globo - 13/09/2007 - por Deborah Berlinck
Yasmina Khadra é um escritor à beira da revolta: na sua opinião, o Ocidente não quer compreender o mundo muçulmano. Este argelino, que adotou o nome da mulher como pseudônimo, chama-se Mohammed Moulesseboul, um ex-militar que, depois de 36 anos no Exército da Argélia, partiu com a mulher e os três filhos para o México em 2000, até se radicar, um ano depois, na França. Khadra, que lança no Brasil As sirenas de Bagdá (Sá Editora), é uma das atrações do primeiro dia da XIII Bienal do Livro do Rio, que começa hoje (13/09) no Riocentro. O livro recém-lançado é o terceiro volume de uma trilogia que consagra ao que chama de "diálogo de surdos" entre Ocidente e Oriente, e da qual faz parte o romance As andorinhas de Cabul. Às 18h, participa do debate "A verdade sobre Cabul".


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/14/2007 01:27:00 PM | | | Voltar


Um setembro dos livros


Enviado por Galeno Amorim, do Rio de Janeiro (RJ) - 13/9/2007
Setembro é, mais uma vez, um mês de grandes eventos do livro no Brasil. O mais importante deles é, sem dúvida, a 13ª Bienal Internacional do Rio de Janeiro, aberta nesta quinta-feira (13/9), no Riocentro. Ainda em clima de Jogos Pan-americanos, nossa maior festa do livro homenageia em 2007 os países das Américas e, de quebra, comemora os 80 anos de dois dos maiores escritores da atualidade: o brasileiro Ariano Suassuna e o colombiano Gabriel Garcia Márquez.
Outros dois eventos aconteceram, esta semana, no Rio: a 17ª Convenção Nacional de Livrarias e o 5º Salão de Negócios da Associação Brasileira de Distribuidores de Livros (ABDL), das famosas vendas porta-a-porta. O mês que começou com a Feira do Livro de rua de Sertãozinho (SP), vai terminar com outras duas, que entrarão outubro adentro: a 7ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP) e a 11ª Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém (PA). Em pauta, o livro e a leitura no Brasil!


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/14/2007 12:14:00 PM | | | Voltar


Verdade Absoluta também é bienal


O blog Verdade Absoluta comemora hoje 2 anos de intensa atividade na blogosfera, pois o Melo abriu a caixa preta do blog, mostrou as estatísticas que o fazem PR 06. Entre os dados apresentados um deles, em particular, me deixa muito feliz, o VerdesTrigos é um dos sites que mais leva visitantes ao Verdade Absoluta.


19) 10 sites que mais enviaram visitantes (ordem aleatória, sem contar buscadores, redes sociais e etc): Ueba, Chongas, Br-Linux.org, Blog do Noel, Verdes Trigos, Carlos Cardoso/Contraditorium, Procurando Vagas, Tecnocientista, Papo de Homem, Interney


Da mesma forma, mensalmente quando divulgado os dados do VerdesTrigos, o Verdade Absoultua está entre aqueles que mais trazem visitantes ao nosso sítio cultural. Então temos uma parceira saudável e recíproca. Parabéns ao Melo e ao Verdade Absoluta pelo seu bienal.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/14/2007 11:59:00 AM | | | Voltar

·······

12 de setembro de 2007

Bienal do Livro de Minas Gerais já está programada para maio de 2008



Durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro será lançada a Bienal do Livro de Minas Gerais, programada para o periodo de 15 a 25 de maio de 2008, no Expominas, em Belo Horizonte.

A BIENAL DO LIVRO DE MINAS GERAIS, irá engrandecer o calendário de eventos da Cidade de Belo Horizonte ao incentivar e democratizar o hábito da leitura, promover o livro, o autor e a literatura em todos os seus aspectos, e fortalecer a educação como base primordial para o futuro da sociedade.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/12/2007 09:30:00 PM | | | Voltar

·······

11 de setembro de 2007

Luis Eduardo Matta - O thriller brasileiro na Bienal do Livro 2007


LUIS EDUARDO MATTA, um dos expoentes do thriller de mistério e suspense na literatura brasileira, participará da XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que será realizada de 13 a 23 de setembro de 2007, no Riocentro.
No sábado, dia 15/9: às 16 hs, Matta estará no estande da Editora Ática (pavilhão azul) para autografar o livro "Morte no Colégio", sua estréia na ficção juvenil.
Sábado, dia 22/9: às 14 hs, ele participará de uma mesa redonda no Café Literário (pavilhão verde) com os escritores Miguel Paiva, Marcelo Rubens Paiva e Juremir Machado da Silva.
Em seguida, às 15:30 hs, haverá um coquetel no estande da Editora Planeta (pavilhão verde) para autógrafos do romance "120 Horas". Na ocasião, serão celebrados, também, os 30 anos da agência literária de Ana Maria Santeiro.


Escritor e ensaísta, Luis Eduardo Matta, além de ser uma das vozes mais criativas e originais da nova literatura nacional, é dono de uma inteligência radiosa e contagiante e, como se isso não fosse o bastante, é uma simpatia de pessoa. Vale muito a pena conhecê-lo e à sua obra literária.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/11/2007 09:27:00 PM | | | Voltar

·······

9 de setembro de 2007

Os amigos de García Márquez


gabriel_garcia_marquez_2Já teve até gente telefonando para nos perguntar se o Gabriel García Márquez viria para a Bienal. Não, não vem. Infelizmente, trazê-lo é complicado. Gabo está com 80 anos e sofre de câncer linfático (lembram daquele falso texto que circulou pela internet há alguns anos, que supostamente teria sido escrito por ele no leito de morte?). Nem por isso o autor de "Cem Anos de Solidão" e "O Amor nos Tempos do Cólera" deixará de ser um dos personagens mais importantes do evento. Sexta-feira, dia 21, às 18h, Gabo será homenageado no Auditório Machado de Assis, do Pavilhão Azul. Participarão da mesa, mediada por Sérgio Rodrigues, o escritor Eric Nepomuceno e o cineasta Ruy Guerra, dois privilegiados que podem dizer que têm uma relação próxima com Gabo.


http://www.bienaldolivro.com.br/blog/home/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/09/2007 11:43:00 PM | | | Voltar


Eles estarão na Bienal do Livro do Rio de Janeiro


O "imortal" Moacyr Scliar será um dos destaques do debate "A fantasia sai da sobra" marcado para quinta-feira (dia 13 de setembro), às 17:30h, na "Bienal do Livro". No mesmo dia, às 19:30h, Alfredo Sirkis discute "América Latina: combates e conquistas" e, às 20h, os humoristas do "Casseta & Planeta" homenageiam Bussunda no seminário "Amigos para sempre". Na sexta-feira (dia 14 de setembro), às 16h, Bella Josef profere palestra sobre "Manoel Bandeira" e, no mesmo dia e horário, Tania Zagury estará comentando "Educação em debate". No sábado (dia 15 de setembro), será a vez de Arnaldo Niskier debater "Adjetivos, verbos e advérbios: armadilhas da construção literária", às 14h; do jornalista Richard Zimler falar sobre "De pernas para o ar: as mudanças através dos tempos", às 17h; mesmo horário da palestra de Carlos Minc sobre "Meio ambiente: o mundo está acabando ?". Já a historiadora Beatriz Kushnir vai abordar o assunto "Já raiou a liberdade: a censura do livro", às 19h, enquanto o cineasta Silvio Tendler participa do encontro "Comunicação por atitude: produção cultural para a transformação ?", às 20h. No dia seguinte (domingo - dia 16 de setembro), às 12h, Bernardo Ajzenberg falará sobre "Amor líquido: a precariedade dos laços afetivos", mesmo dia em que, às 17h, o jornalista Arnaldo Bloch vai mediar o encontro "Literatura e política, caminhos cruzados". A atriz Clarice Niskier será a atração de segunda-feira (dia 17 de setembro), às 19h, quando será enfocado o tema "Narcisismo, individualismo, consumismo: você se reconhece neste espelho?". No dia seguinte (terça-feira - dia 18 de setembro), às 19h, o rabino Nilton Bonder fala sobre "Mundo atual: ainda há lugar para o anseio por um mundo melhor ?". Na quinta-feira (dia 20 de setembro), às 20h, o tema "Alternativa do bem estar: alimentação, exercício, disciplina e dependência" será abordado por Joel Birman e Cintia Moscovitch, que também participará, na sexta-feira (dia 21 de setembro), da mesa "Conversa (a)fiada com os leitores", às 17h. No sábado (dia 22 de setembro), a antropóloga Mirian Goldenberg vai debater "Da tentação á luxúria", às 13h, enquanto Silvio Tendler estará no encontro "Une:70 anos", às 19h. Domingo (dia 23 de setembro), Lilia Schwarcz participará, às 14h, do fórum "O império contra-ataca: 200 anos da chegada da família real" e, às 16h, será a vez de Malvine Zalcberg falar sobre "A mulher - a forma feminina de amar".


http://www.bienaldolivro.com.br/home/index.php


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/09/2007 11:38:00 PM | | | Voltar

·······

7 de setembro de 2007

Zusak responde aos leitores


Jogo rápido: como prometido, aqui estão as respostas de Markus Zusak às dúvidas dos leitores de "A Menina Que Roubava Livros". Tudo o que o pessoal vinha se perguntando na comunidade do livro no Orkut, ele respondeu.


Liesel teria se casado com Max?
Markus Zusak => Essa pergunta é constante, e eu entendo a curiosidade. Novamente, prefiro que o leitor tome a sua decisão sozinho. Mas eis a minha decisão pessoal: Liesel e Max permanecem amigos por toda a vida, mas não se casam. Sim, há uma diferença de idade, mas, para mim, é mais em função de tudo que eles passaram. Ambos realmente precisavam deixar aquele mundo para trás e começar de novo. Eu também acho que, se Rudy não pôde ter Liesel, então ninguém daquele mundo deveria. Rudy é quem eu amei mais e me doeu demais fazer com ele o que eu tive de fazer.


http://www.bienaldolivro.com.br/blog/home/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 01:51:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2007

[bienal do rio] Sex and the City junior


nunca_mais_gossip_girl_400Elas são as meninas que Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte foram um dia, uns 20 anos antes dos eventos que "Sex and the city" acompanhou. Fúteis, sem problemas financeiros, sem muita noção de como domar o coração e os sentidos, vivendo a boa vida em Nova York. O elo entre as personagens da série de livros "Gossip Girl", da Editora Record, é serem alunas de colégios particulares ultra-exclusivos. Mas os livros, vamos combinar, não se interessam muito pelo currículo escolar delas. A coisa é mais centrada mesmo, digamos, no curriculum vitae. Currículo de vida. Decepções, futricas, palpitações. Experiências.


A série começou em 2002 com o "Gossip Girl" original e lá fora já está indo para o volume 12, "It Had to Be You", que sai em outubro. Em termos de edição brasileira, ainda estamos no sétimo, "Ninguém Faz Melhor". Ou, o que faz mais sentido dizer, JÁ estamos no sétimo. Num país em que nem todo mundo tem dinheiro para consumir, não há prova maior de que a série já encontrou seu espaço no mercado que essa.


A Bienal do Livro receberá este ano a mãe das garotas fofoqueiras (na verdade, as garotas-fofoca, alvos da maledicência da não-identificada personagem-título, dona de um blog que faz o favor de entregar pro mundo toda a vida secreta das meninas). Cecily von Ziegesar, uma americana de 37 anos, teve a idéia da série quando trabalhava numa firma que criava embalagens de livros. Seu material de pesquisa? Bem... na adolescência, ela estudou numa conceituada escola só para meninas no Upper East Side nova-iorquino (ou seja, só para meninas RICAS).


Deu para sentir? Pois é. Mas diz ela que essa pesquisa não foi bem como vocês talvez estejam imaginando. Sábado, dia 15, às 16h, no Pavilhão Azul do Riocentro, ela explica em mais detalhes. Na ocasião, será lançado (e autografado, pra quem quiser) o oitavo livro, "Nunca Mais!", cuja capa está aí em cima. ++++++++




Technorati : ,

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 12:46:00 AM | | | Voltar

·······

5 de setembro de 2007

Richard Zimler na Bienal do Livro do Rio de Janeiro


Dia 16 de setembro, às 18h - O escritor Richard Zimler, que estará no Rio para a "Bienal do Livro", fará uma leitura de seu último livro, "À procura de Sana", evento que conta com apoio da FIERJ. Autor do best-seller internacional "O último cabalista de Lisboa", ele nasceu em New York e, desde 1990, mora na cidade do Porto, em Portugal. É jornalista, professor da Universidade do Porto e colaborador do jornal Los Angeles Times. Seus livros são best-sellers em doze países e lhe renderam prêmios nos EUA, no Reino Unido e em Portugal. Informações: 2236-4367.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 09:17:00 AM | | | Voltar

·······

3 de setembro de 2007

Despois da Jornada, vem Feira de Brasilia e Bienal do Rio de Janeiro


Terminou no último sábado a 12ª Jornada Nacional de Literatura. Entre as muitas atividades, destaque para o descontraído debate no qual os escritores questionaram a relação entre arte e entretenimento e analisaram a produção em massa de produtos culturais. Também foi anunciado o vencedor do 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura: o moçambicano Mia Couto, com o livro O outro pé da sereia. Aliás, os escritores africanos também marcaram presença com um manifesto, dirigido ao ministro Gilberto Gil, em apoio às Jornadas Literárias. Já na 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, os autores se revezavam para conversar com os mais de três mil pequenos leitores que estiveram no evento. Para saber o que mais aconteceu na semana passada em Passo Fundo, clique aqui.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:34:00 PM | | | Voltar


O pai da ladrazinha de livros


Sabe quem é Markus Zusak? Tudo bem, não é pecado não saber. É um australiano de 32 anos, autor de "A Menina Que Roubava Livros". Aí já fica difícil não acender aquela lampadinha na cabeça. Mais de 100 mil brasileiros já levaram para casa a história de Liesel Meminger, menina pobre vivendo na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra e buscando refúgio nos livros - história narrada pela Morte, ninguém menos.
Pois é, Zusak era desconhecido antes deste livro. Agora, nos poucos países em que o livro já saiu, não é mais. Nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Austrália, o livro é um grande sucesso. No Brasil, no entanto, é um fenômeno, que ficou quase seis meses no topo das listas de best-sellers de ficção. Por isso, já rola um certo frisson no Orkut com a vinda dele para a Bienal. Sábado, 15, no Auditório Clarice Lispector, Pavilhão Verde, lá estará o pai da menina, ao vivo e a cores, para conversar conosco. (blog do guto)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 09:45:00 PM | | | Voltar


Direto da Bienal Internacional do Rio de Janeiro


O nome dele é Guto, faz parte da equipe da XIII Bienal Internacional do Livro, que vai acontecer de 13 a 23 de setembro aqui no Rio: "A idéia é falar sobre a programação cultural, com palestras, debates e a presença de vários autores, nacionais e internacionais. Por ora, vamos adiantar um pouco do que vai rolar, fazer entrevistinhas com autores que virão à cidade para o evento (Shah Muhammad Rais, de "Eu Sou o Livreiro de Cabul", Markus Zusak, de "A Menina Que Roubava Livros", Cecily von Ziegesar, da série "Gossip Girl", são alguns deles)".


Ah, o endereço é http://www.bienaldolivro.com.br/blog




Technorati : , , ,

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 09:13:00 PM | | | Voltar

·······