RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

26 de outubro de 2009

A história na laxa de lixo, por Moacyr Scliar

Ele não estava interessado em sustento; interessavam-lhe os enigmas do passado, e era isso o que queria estudar

O concurso público para a seleção de garis para a cidade do Rio atraiu 45 candidatos com doutorado, 22 com mestrado e 1.026 com nível superior completo, segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana). Cotidiano, 22 de outubro de 2009

HISTÓRIA foi uma coisa que o atraiu desde criança. O pai, descendente de uma família antiga, tradicional (e arruinada), guardava uma infinidade de cartas, de documentos, de gravuras, de fotos, coisas que praticamente davam testemunho da trajetória do Brasil e que ele mostrava ao filho com melancólico orgulho: "Este aqui é o meu tataravô conversando com o Imperador... Esta aqui é minha bisavó num jantar no Palácio do Catete..." Muito cedo, ele estava lendo sobre o tema; e, na hora do vestibular, não hesitou: fez história. A mãe, mulher prática e sofrida, ainda lhe advertiu: "Meu filho, história é muito bonito, mas não sustenta ninguém".
Ele, contudo, não estava interessado em sustento; interessavam-lhe os enigmas do passado, e era isso que queria estudar.
Foi um aluno brilhante, e, por sugestão dos professores, fez mestrado e depois doutorado no exterior, e ainda um pós-doutorado. Os anos foram passando, anos de estudo e de pesquisa; os cabelos começaram a ficar grisalhos e ele simplesmente não conseguia arranjar um emprego decente, um emprego que lhe garantisse um salário razoável. Tinha uma namorada que amava e bem que gostaria de casar e constituir família, mas onde poderia arranjar os recursos para isso?
Foi então que leu no jornal a notícia do concurso público para garis. O que lhe chamou a atenção foi o salário, muito maior do que aqueles que já lhe tinham sido ofertados. Depois de uma noite de insônia, decidiu: inscreveu-se na prova. No dia marcado, lá estava ele. Encontrou muitos conhecidos, entre eles dois colegas do mestrado e um do doutorado.
Para quem, como ele, tinha uma vasta cultura, a prova não era difícil. Foi aprovado e apresentou-se para trabalhar. O chefe do setor ficou constrangido; perguntou se não seria melhor encaminhá-lo para um serviço burocrático. Sua resposta foi categórica: tinha se inscrito em um concurso para gari e como gari trabalharia.
Era um trabalho pesado, como logo descobriu. Horas percorrendo as ruas, recolhendo sacos de lixo e jogando-os no caminhão. Para quem, como ele, tivera uma vida absolutamente sedentária, aquilo era um desafio. Que acabou resultando num acontecimento inesperado.
Uma noite, ao recolher o lixo de um prédio, encontrou um grande e pesado saco plástico. Obviamente, continha livros, e ele, intrigado, abriu-o.
Eram livros, sim. Livros de história, alguns clássicos, alguns muito raros. Por alguns instantes, hesitou: afinal, e por um motivo que não estava claro (desilusão?), alguém tinha rotulado aquelas obras como lixo, e, portanto, ele deveria jogá-las no caminhão.
Mas optou por guardar os livros. Livros são história. E ele continua acreditando na história, que nos dá lições inclusive através do lixo. Quem sabe um dia, inspirado por essa constatação, escreverá uma obra monumental sobre o lixo na história do mundo?

MOACYR SCLIAR escreve, às segundas-feiras, um texto de ficção baseado em notícias publicadas na Folha.

Moacyr Scliar: Nasceu em Porto Alegre, em 1937. É formado em medicina, profissão que exerce até hoje. Autor de uma vasta obra que abrange conto, romance, literatura juvenil, crônica e ensaio, recebeu numerosos prêmios, como o Jabuti (1988 e 1993), o APCA (1989) e o Casa de las Americas (1989). Já teve textos traduzidos para doze idiomas. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, a televisão e o teatro.

O centauro no jardim, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a Bíblia e Contos reunidos são alguns dos livros marcantes de sua vasta obra literária, que soma hoje mais de 70 títulos publicados. Entre os recentes, destacam-se o romance Na noite do ventre, o diamante e o juvenil Um menino chamado Moisés, uma reconstituição imaginária da infância do famoso personagem bíblico.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2009 09:29:00 PM | | | Voltar

·······

22 de dezembro de 2008

2009 vai celebrar a obra de Euclides da Cunha

O Estado de S. Paulo - 20/12/2008 - por Redação

Um dos eventos que vai marcar o próximo ano literário será a lembrança dos 100 anos de morte de Euclides da Cunha (1866-1909), autor do clássico Os sertões. A data exata é 15 de agosto, quando o escritor, sociólogo, repórter do Estado, historiador e engenheiro foi morto pelo jovem tenente Dilermando de Assis - Euclides chegou armado à casa do militar disposto a matar ou morrer em nome da honra, uma vez que sua mulher, Ana de Assis, abandonara-o pelo tenente. Campeão de tiro, Assis, no entanto, alvejou-o primeiro. O escritor será o principal homenageado em 2009 pela Academia Brasileira de Letras , como anunciou o presidente da entidade, Cícero Sandroni, reeleito para mais um ano no cargo. Na quinta-feira, quando tomou posse, ele comentou que a ABL dedicará grande parte de sua programação cultural à escrita de Euclides. "Vamos montar o que pretendemos que venha a ser a maior exposição em torno de sua obra monumental, Euclides Vive!", disse. "Também organizaremos ciclos de palestras, edições e visitas guiadas, a fim de exaltar um intelectual cujo livro principal representa um marco na vida mental do Brasil."

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/22/2008 01:47:00 PM | | | Voltar

·······

17 de dezembro de 2008

Reeleita direção da Academia Paulista de Letras

Publishnews - 17/12/2008 - por Redação

A Academia Paulista de Letras (APL) elegeu a diretoria para o biênio 2009/2010. Por 29 votos (dentre os 37 votantes), foi reeleita a atual direção, composta pelos acadêmicos José Renato Nalini (presidência), Anna Maria Martins (secretária-geral), Antonio Penteado Mendonça (primeiro secretário), Ada Pellegrini Grinover (segunda secretária), Crodowaldo Pavan (primeiro tesoureiro), Ignácio de Loyola Brandão (segundo tesoureiro). Os acadêmicos José Pastore, Ignácio de Loyola Brandão, José Cretella Júnior e Hernâni Donato comandam, respectivamente, as Comissões de Contas, Bibliografia, Lexicografia e Publicações até dezembro de 2010. Para o presidente da entidade, José Renato Nalini, a reeleição significou o crédito de confiança dos acadêmicos na atual direção, que tem o propósito de dinamizar e abrir a Academia Paulista de Letras à comunidade.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/17/2008 10:23:00 PM | | | Voltar

·······

27 de novembro de 2008

Aprendiz de Homero, de Nélida Piñon

* Aprendiz de Homero, de Nélida Piñon (Record, 2008, 368 págs.) ― Quatro anos após a publicação do romance Vozes do deserto, Nélida Piñon retornou às livrarias com uma notável obra de não-ficção; no caso, um conjunto de ensaios nos quais ela discorre, por meio de sua característica prosa poética, a um só tempo erudita, fluente e musical, sobre os cânones literários que a influenciaram como escritora e como ser humano, a começar pelo grande poeta épico grego que empresta o nome ao título do livro e é tema de um dos mais emocionantes textos entre os vinte e quatro que compõem a coletânea. Nele, Nélida ressalta a universalidade de Homero e a assídua presença dele no seu imaginário e cotidiano. Embora se coloque, desde o começo, como uma aprendiz , Nélida revela, mediante o itinerário do seu pensamento e das suas emoções, uma mestra; um referencial sólido e benfazejo para todos nós, numa época enferma onde o esvaziamento moral e intelectual, conjugado com o predomínio da vulgaridade e da ausência (ou inversão) de valores, parece dar as cartas. Os ensaios nos convocam, também a refletir de forma aprofundada, a partir dos livros, personagens e escritores que Nélida evoca, como a Bíblia; Cervantes e seus Dom Quixote, Sancho e Dulcinea; Machado de Assis; Carlos Fuentes; Gabriel García Márquez e os Buendía; Mario Vargas-Llosa; e, é claro, o próprio Homero. E, para completar, o livro ainda traz alguns dos discursos da escritora, como os proferidos em 2006, por ocasião da sua posse na Academia Brasileira de Filosofia, no Rio de Janeiro, e em 2005, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras, em Oviedo, na Espanha. Este, intitulado "As memórias do mundo", é aberto de forma comovente, quando Nélida afirma: "Procedo do Brasil e reverencio a majestade da língua portuguesa. Neste idioma saúdo Deus e os homens". Aprendiz de Homero  é, acima de tudo, uma celebração da literatura, da imaginação, da emoção e da riqueza da vida interior que acaba repercutindo num cotidiano fértil, prodigioso e aberto para todos os matizes da realidade, sem, contudo, abrir mão da necessidade do sonho. (Luis Eduardo Matta)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/27/2008 08:25:00 AM | | | Voltar

·······

19 de novembro de 2008

Holofotes para Saramago

São Paulo será palco do lançamento mundial de A viagem do elefante (Companhia das Letras, 264 pp., R$42), nova obra de José Saramago, escritor que também receberá uma homenagem, no Rio de Janeiro, em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL). Os cariocas recebem Saramago na quarta-feira, 26 de novembro, às 17h30, no Salão Nobre do Petit Trianon, na ABL   (Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo. Tel.: 21-3974-2500). Serão distribuídas senhas no dia 25, a partir das 12h. Haverá retransmissão simultânea do evento no Teatro R. Magalhães Jr. e pelo portal da ABL. Em São Paulo, o lançamento ocorre na quinta-feira, dia 27, às 20h30, no Sesc Pinheiros  - Teatro Paulo Autran (Rua Paes Leme, 195. Tel.:11-3095-9400). Haverá leitura de Sandra Corveloni. A retirada de ingressos é gratuita (até dois por pessoa), a partir das 10h do dia 21 de novembro.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2008 10:25:00 PM | | | Voltar

·······

16 de novembro de 2008

Surgiria um outro mulato inteligente, carismático para vencer as eleições de 2008? Dificilmente

Um lance de dados, por Ferreira Gullar, na Folha

QUANDO DIGO que a vida não é newtoniana e, sim, quântica, sei que não estou fazendo uma afirmação científica, mas, como poeta que às vezes sou, valho-me de uma metáfora para baratinar a cabecinha do próximo e fazê-lo se dar conta de que, muitas vezes, dois mais dois são cinco.
Por exemplo, a eleição de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos. Isso tem lógica? Está dentro do previsível? Agora, depois que aconteceu, parece ter lógica e deve ter, já que aconteceu, mas não a lógica do dois-mais-dois quatro.
Assim que ele se lançou candidato e lhe vi o rosto, achei que não ia dar. Não apenas porque ele fosse mulato mas porque me parecia frágil, sem aquele maxilar de macho: uma aparência de intelectual recém-saído da adolescência. E disse a mim mesmo: "Os americanos não vão entregar o país a esse rapaz".
Isso sem contar que ele se chamava Barack Hussein Obama. No entanto, ele derrotou Hillary Clinton e, finalmente, John McCain. Vai governar a maior potência econômica e política do planeta.
A impressão que se tem é de que o mundo está contente com a vitória dele. E otimista. Todos esperamos que algum milagre aconteça, que esse jovem mulato, inteligente, informado, brilhante e objetivo faça o mundo mudar para melhor. É esperar muito? Certamente, mas sem esperança não se suporta viver.
Tudo bem, aconteceu, o improvável aconteceu. Mas, se aconteceu, foi porque era possível acontecer, e quem, como eu, temia não ser possível equivocou-se. É que a vida é quântica: a simples lógica não dá conta dela.
Será possível, agora, saber quando tudo começou? Foi com os discursos de Martin Luther King, a afirmar que tinha um sonho e que esse sonho era de uma pátria fraterna, sem discriminação racial? Foi durante a luta dos anos 60 pelo Poder Negro? Esses fatos, certamente, influíram, mas é impossível determinar, na natureza e na história, quando exatamente as coisas começam, mesmo porque o curso da existência, por serem tantos os fatores que sobre ele atuam, resulta produto tanto da necessidade quanto do acaso.
A verdade, porém, é que, se Barack Obama não tivesse nascido, isso não teria acontecido. Surgiria um outro mulato inteligente, orador brilhante, carismático para vencer as eleições norte-americanas de 2008? Dificilmente. E o próprio Obama teria ganhado esse pleito, se ele não tivesse ocorrido depois dos dois desastrosos governos de George W. Bush?
Há quem diga que não, não teria, e, se isso for verdade, devemos concluir que Bush, com suas guerras e mentiras, também concorreu para a vitória de Obama. E a crise financeira que se deflagrou no planeta em plena campanha eleitoral não contribui para a vitória do democrata?
Como se vê, a história não está predeterminada. A não ser para aqueles que acreditam no destino -como os gregos acreditavam-, o fortuito também influi nos acontecimentos mais relevantes. Por isso, vale a hipótese de que, se Obama não tivesse nascido, a história que o mundo iria viver daqui para a frente seria outra. Isso não significa que ele seja um predestinado, que nasceu para salvar o mundo.
Nem sei se o governo dele vai ser tão bom quanto todos nós desejamos. Pode ser, pode não ser. Mas, se ele não tivesse nascido de um negro queniano e uma branca norte-americana do Kansas, com esse charme todo, não teríamos agora um presidente mulato na Casa Branca. Isso significa que nenhum outro negro chegaria a governar os Estados Unidos? Não, mas talvez não acontecesse tão cedo.
Porque assim é a história humana: o que acontece poderia não acontecer. Não pretendo dizer que tudo seja mero produto do acaso, e, sim, que a necessidade tem incontáveis modos de realizar-se.
E que, por isso mesmo, as pessoas, por sua capacidade de ação e inteligência, podem influir decisivamente no destino da humanidade.
O certo é que, durante décadas e décadas, naquele fervilhar de gente que é seu país -pessoas que se amam e se odeiam, ambições e traições, filhos que nascem e viram bandidos ou artistas de cinema, poetas ou campeões de golfe-, essa vitória surpreendente era gestada, sem que ninguém se desse conta.
E assim como numa mesa de sinuca, onde se movessem milhões de bolas (desde a queda das Torres Gêmeas, o escândalo Clinton, as mentiras de Bush e a guerra do Iraque), preparava-se a ascensão de um jovem mulato ao mais alto posto a que um norte-americano pode chegar. E chegou. Agora, les jeux sont faits, os dados foram lançados.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 11:53:00 AM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2008

Paulo Coelho é um sobrevivente, diz Fernando Morais

Paulo Coelho poderia estar morto depois de suas experiências com drogas e seita satânicas, disse seu biógrafo, Fernando Moraisda Efe, em Buenos Aires

O autor da biografia do escritor Paulo Coelho diz que se surpreende que o escritor esteja vivo após experiências com drogas e a prática do satanismo. Em entrevista à agência de notícias Efe, Fernando Morais diz que devido aos excessos cometidos pelo escritor pensou em batizar sua biografia de "O Sobrevivente".

Morais seguiu durante três anos a vida de Paulo Coelho, além de pesquisas em seus diários íntimos e averiguou tudo sobre sua vida para escrever "O Mago".

O biógrafo confessa que esperava "uma coisa doce, normal" da vida de Coelho, mas afirma que ele está mais para um sobrevivente. "Ele nasceu meio morto, em coma, quase morre ao nascer e depois pelas drogas, pelos eletrochoques, pelas práticas satânicas, pela repressão política da ditadura, mas sobreviveu a tudo."

"A história de Paulo é um presente para um biógrafo", disse. Em meio às suas 600 páginas, a biografia relata as experiências de Coelho com a dependência a todo tipo de drogas na adolescência, a internação em três ocasiões em hospitais psiquiátricos, as sessões de eletrochoques e a filiação a religiões satânicas.

Além disso, fala ainda sobre seu sucesso como compositor de rock, ao lado do músico Raul Seixas, e suas experiências homossexuais.

"Paulo Coelho não sonhava em ser um bom escritor, ele queria ser um escritor lido no mundo todo", disse, "poderia ter sido jornalista, músico, dramaturgo, executivo de uma gravadora, mas concentrou todas suas energias nisso". Com 35 milhões de livros vendidos no mundo, Coelho é um dos escritores mais lidos da atualidade.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2008 10:16:00 PM | | | Voltar

·······

3 de novembro de 2008

RESULTADO DO Prêmio Afrânio Coutinho 2008

A Academia Brasileira de Letras e a PETROBRAS comunicam os ganhadores do concurso de 2008 em comemoração ao centenário de morte de um dos maiores expoentes da literatura brasileira que realizou a segunda edição do Prêmio Afrânio Coutinho com o tema - Machado de Assis: o crítico literário.

1 º : Leodegário Amarante de Azevedo Filho- RJ

2 º : Maria de Fátima Lucena de Oliveira - SP

3º : Jorge Lopes dos Santos - RJ

Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil (dez mil Reais), R$ 6 mil (seis mil Reais ) e R$ 3 mil (três mil Reais). A entrega do Prêmio Afrânio Coutinho será no dia 6 de novembro de 2008, às 16 horas, em Sessão Plenária da ABL.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 07:05:00 PM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2008

As novas regras do português, pela ABL

O novo Dicionário escolar da Língua Portuguesa (Companhia Editora Nacional, 1.315 pp., R$ 32,90) é dirigido ao estudante do ensino fundamental e médio, e foi elaborado com supervisão do gramático Evanildo C. Bechara. A publicação será o único dicionário elaborado pela Academia Brasileira de Letras, instituição responsável pelas normas de ortografia no Brasil. Ele apresenta mais de 33.000 verbetes, além de um suplemento explicativo sobre a mudança ortográfica que entrará em vigor em 2009. O novo dicionário da ABL esclarecerá de forma clara e objetiva as novas normas para o uso do hífen, a supressão de acentos diferenciais, além de divisão silábica, exemplos de uso, regionalismos e neologismos, locuções, remissões à conjugação verbal e tabelas de conjugação de verbos.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2008 08:45:00 PM | | | Voltar

·······

28 de outubro de 2008

CHICO LOPES PASSA A TER CADEIRA NA ACADEMIA POÇOS-CALDENSE DE LETRAS

CHICO LOPES PASSA A TER CADEIRA NA ACADEMIA POÇOS-CALDENSE DE LETRASA partir do dia 31 próximo, o escritor Chico Lopes (Francisco Carlos Lopes), nascido em Novo Horizonte em 6 de maio de 1952 e que se mudou de Novo Horizonte para Poços de Caldas em 17 de outubro de 1992, passará a ser o ocupante da cadeira nº 33 da Academia Poços-Caldense de Letras, que pertenceu a Jurandir Ferreira e a seguir a Manuel F.C Guimarães, já falecidos. A cerimônia, conferindo a posse a novos integrantes da Academia, acontecerá no Salão do Café do Palace Cassino de Poços de Caldas, contando com saudação aos novos acadêmicos pelo escritor Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, presenças do presidente da entidade, o poeta Marcos Vinícius de Moraes, do prefeito da cidade, Sebastião Navarro, do coral Camargo Guarnieri, apresentando números musicais, e se encerrará com um coquetel.

Chico Lopes, que militou como pintor, curador de arte, jornalista (um dos fundadores dos jornais “A Cidade”, “A Voz da Região” e “O Jornal”), em Novo Horizonte, hoje com 56 anos, viu sua carreira como escritor deslanchar nacionalmente em Poços de Caldas, com a publicação, pelo Instituto Moreira Salles, de dois livros de contos seus – “Nó de sombras”, em 2000, e “Dobras da noite”, em 2004. A partir daí, participou de antologias nacionais de contos – “Antologia do conto brasiliense” e “Cenas da favela” – bem como teve contos seus publicados em revistas e jornais de circulação nacional, tendo seus livros saudados com resenhas em jornais como “O Estado de São Paulo”, “O Estado de Minas”, “Jornal do Brasil” e outros. Três contos seus receberam honra ao mérito na Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, RS, em 2007, e ele foi destaque por um mês, com contos inéditos, no caderno “Pensar” do “Correio Braziliense”, de Brasília, em outubro de 2007.

Atuando como programador e apresentador do Cinevideoclube do Instituto Moreira Salles – Casa da Cultura de Poços de Caldas e escrevendo regularmente no site “Verdes Trigos”, tem colaborado intensamente em sites da Internet, atraindo muitos leitores para seus artigos sobre filmes e livros. Também passou a ser conhecido nacionalmente como tradutor, fazendo trabalhos de tradução de ficção em inglês para grandes editoras. Foi de sua autoria a tradução do best-seller “Maligna”, de Gregory Maguire, saído no Brasil pela Ediouro, que nos EUA chegou à casa dos 2 milhões de exemplares vendidos.

O escritor teve, pela ordem, os seguintes livros publicados até aqui:

Próprios e coletâneas:
NÓ DE SOMBRAS (IMS/SP -2000)
DOBRAS DA NOITE (IMS/SP -SP/ 2004)
ANTOLOGIA DO CONTO BRASILIENSE - (Projecta Editorial/Brasília 2004)
CENAS DA FAVELA (Geração Editorial- SP/2007)
Traduções:
A VOLTA DO PARAFUSO - Henry James (Landmark, SP, 2004)
OS MAIS BELOS CONTOS DE AMOR E ESPERANÇA - Contos de Nathanael Hawthorne, Bret Harte e outros (Prestígio/Ediouro, SP, 2005)
MALIGNA - PARA OS QUE AMAM OU ODEIAM O MÁGICO DE OZ - Gregory Maguire (Ediouro/Rio, 2006)
MORTO ATÉ O ANOITECER - Charlaine Harris (Prestígio/Ediouro, SP, 2007)
CSI - MORTE NO GELO - Max Allan Collins (Prestígio/Ediouro, SP, 2007)
O FILHO DA BRUXA - Gregory Maguire (Ediouro/Rio, 2007)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2008 09:00:00 AM | | | Voltar

·······

20 de outubro de 2008

Acredita-se demais em Machado

Jornal do Brasil - 18/10/2008 - por Guilherme Gonçalves
Corre a boca miúda que Machado de Assis teria tido um filho com a mulher de José de Alencar, seu amigo e colega de ofício. Mário de Alencar, o rebento, era epilético, de nariz adunco como o do escritor mulato. Carregava, além das evidências físicas, o comprometedor título de eleito: era alvo de uma indisfarçada afeição do Bruxo, de quem foi o amigo mais íntimo em seus últimos anos de vida. Verdade ou mentira, o escritor Gustavo Bernardo inspira-se na história, de leve, para o seu recém-lançado A filha do escritor (Agir 152 pp., R$ 29,90). Mas, no romance, Mário é substituído por Lívia, a bela mulata que chega a um hospital psiquiátrico de Itaguaí, nos tempos atuais, jurando que é filha legítima de Machado. É o mote para que Bernardo embaralhe referências machadianas. Lívia é protagonista do primeiro romance do Bruxo, Ressurreição, e o hospício em Itaguaí alude à Casa Verde de O alienista em um jogo onde a própria ficção é bamba, no bom sentido. Estudioso antigo da obra do autor carioca, Bernardo escreveu o livro com patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Ressente-se da habitual e equivocada associação de Machado ao realismo, e desmancha-se em elogios à sua maior musa inspiradora: a ficção. Confira em entrevista concedida ao JB.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/20/2008 07:13:00 PM | | | Voltar

·······

13 de outubro de 2008

ENTREVISTA-Paulo Coelho se lança como pioneiro nas mídias online

PhotoPARIS (Reuters Life!) - O poder promocional da pirataria e os méritos artísticos dos blogues na Internet serão alguns dos temas a serem comentados pelo escritor Paulo Coelho em seu discurso inaugural na Feira de Livros de Frankfurt esta semana.

O brasileiro de 61 anos, responsável por títulos como "O Alquimista" e "Onze Minutos", está ganhando reputação de pioneiro digital, graças a sua adesão entusiasmada às mídias online.

Além de um blog pessoal, Paulo Coelho tem perfis espalhados por várias redes de relacionamento social. Ele utiliza a ferramenta de blogging móvel "Twitter" e regularmente envia vídeos ao YouTube, sob a rubrica Privacidade Zero. Alguns anos atrás ele começou a distribuir versões digitais de seus livros de graça na Internet.

Veja a entrevista concedida pelo escritor ao correspondente da Reuters Television Matt Cowan em seu apartamento em Paris.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 10:16:00 PM | | | Voltar

·······

29 de setembro de 2008

Obra completa de Machado de Assis está na rede de computadores

A obra completa de Machado de Assis está disponível ao público na Internet. Composta de 246 arquivos, a coleção está organizada de forma cronológica e contém desde os mais famosos romances do escritor até as poesias, peças de teatro, traduções, crônicas e contos. O projeto conta ainda com depoimentos de estudiosos e especialistas, além da biografia e de vídeos relacionados ao autor. Fruto de uma parceria do site Domínio Público com o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística, da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto apresenta os textos nos formatos para leitura na tela (HTML) e download (PDF).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:22:00 PM | | | Voltar


Machado de Assis inspira escritor premiado

O jornalista e escritor Délcio Teobaldo, vencedor do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infanto-Juvenil com a obra Pivetin, relata, em entrevista veiculada no site Plurale, como uma pesquisa sobre Machado de Assis inspirou sua criação. “Gostar de ler e portar livros, naquela época equivalia, numa correlação direta, a portar uma arma, como a infância desassistida faz hoje. Neste aspecto, Machadinho é contemporâneo e se impõe como um ícone de superação social, ao sair da invisibilidade e se tornar o que é. Assim como Machadinho, Pivetin enfrenta e sobrevive a situações adversas”. Na entrevista, Teobaldo também fala que Machado de Assis é exemplo de superação social, além de explanar a origem do seu trabalho, seu processo de criação literária e o papel mobilizador da literatura.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:20:00 PM | | | Voltar


Lula assina decreto de acordo ortográfico e anuncia meta de criação de bibliotecas

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na tarde desta segunda-feira o decreto que estabelece o cronograma de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil. O texto prevê a padronização ortográfica entre os países da língua portuguesa. A solenidade de assinatura aconteceu na sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio, onde o escritor Machado de Assis é homenageado hoje pelo centenário de sua morte.

Durante discurso, Lula anunciou uma meta de que todos os municípios brasileiros tenham uma biblioteca pública até 2009.

"Hoje é um dia tão marcante para a nossa linda literatura. Ainda faltam muitos capítulos no acesso à leitura no Brasil. A grande maioria dos livros que se lê hoje são indicados pela escola", disse o presidente durante o discurso da assinatura do decreto do acordo.

A reforma ortográfica vem sendo discutida desde 1990 pelos países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa): Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

O Brasil será o primeiro país a implementar as regras oficialmente. As mudanças serão feitas de forma paulatina a partir de 1º de janeiro de 2009, com um prazo de conclusão até o início de 2013. O decreto determina que nos quatro anos de transição sejam aceitas as duas formas.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:15:00 PM | | | Voltar


Prestígio de Machado só faz crescer

O Estado de São Paulo - 29/09/2008

Nesta segunda-feira, dia 29 completam-se cem anos da morte de Machado de Assis. Estudado no Brasil e no exterior, seu prestígio só faz crescer e sua obra é daquelas que revigoram a cada nova leitura. Um século após seu desaparecimento, Machado está mais presente do que nunca em nosso imaginário e cultura. [Neste final de semana, o jornal O Estado de São Paulo publicou um caderno especial sobre Machado, onde estudiosos escrevem sobre a obra do escritor. No site você ainda pode fazer download dos livros do autor].

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:10:00 PM | | | Voltar


Lula assinará na ABL decreto sobre Acordo Ortográfico

O Globo - 29/09/2008 - por Mànya Millen

A Academia Brasileira de Letras sedia nesta segunda-feira dois eventos importantes e relacionados. No dia em que homenageia o maior dos autores brasileiros, cujas obras engrandeceram o nosso idioma, a instituição abriga também a assinatura dos decretos de promulgação do Acordo Ortográfico dos Países de Língua Portuguesa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva presidirá a sessão solene de homenagem a Machado e, a seguir, assinará os decretos, que botarão oficialmente o tratado em vigor. Em 2007, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe ratificaram o protocolo, de meados dos anos 90, o que já garantia a sua aplicação. Faltava, porém, a chancela de Portugal. Em maio deste ano, o Parlamento português aprovou finalmente o protocolo, destravando o processo. O impacto maior será sentido pelas editoras, principalmente as da área de didáticos, que já começaram a trabalhar sobre as novas regras para entregar as obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:03:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2008

Loterias Caixa prestam homenagem a Machado de Assis

Loterias Caixa prestam homenagem a Machado de AssisCaixa  lançou extração da Loteria Federal para marcar o centenário da morte do escritor Machado de Assis. O evento de lançamento foi realizado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.

Durante a homenagem, o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Moreira Franco, entregou ao presidente da ABL, Cícero Sandroni, uma cópia do bilhete com a imagem do escritor.

O sorteio da extração comemorativa será no dia 27 de setembro e o prêmio principal é de R$ 100 mil. Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu na capital carioca em 29 de setembro de 1908. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu de 1896 a 1908. O escritor é considerado um dos maiores nomes da literatura de língua portuguesa. Entre suas obras-primas, destacam-se Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899).

A homenagem da Caixa a Machado de Assis reforça o papel do banco como incentivador da cultura nacional. Desde 1968, a instituição divulga, nos bilhetes da Federal, festas populares, datas e personagens históricos de nossa cultura.

A primeira personalidade do universo cultural convidada para ilustrar as extrações da loteria foi Djanira, que pintou quatro obras: Inconfidência, Festa Junina, Independência e Natividade.

Outros artistas deram continuidade à ação, e os bilhetes tiveram estampadas obras de Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Wellington Virgulino, Francisco Rebolo e muitos outros. Essa iniciativa possibilitou à Caixa formar um respeitável acervo artístico, contribuindo significativamente para a preservação, valorização e divulgação da arte e cultura nacionais.

[Só falta a CAIXA criar o Prêmio Caixa de Literatura, sugestão, idéia e sonhos....]

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 12:16:00 PM | | | Voltar

·······

20 de setembro de 2008

Paulo Ludmer é o mais novo membro da Academia de Letras do Rio

Após anos de dedicação à literatura e ao jornalismo, com 12 livros publicados, além de participação em antologias diversas,incluindo obras sobre a política energética nacional e de ficção, Paulo Ludmer assume no dia 18 de setembro uma das vagas da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Seu patrono é Machado de Assis. A posse ocorrerá no auditório J.E. Pizarro Drumond, da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil, no Centro do Rio. Ludmer, também engenheiro elétrico de formação e professor universitário, atualmente é diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica e colunista de jornais e veículos especializados em energia.

Entre os prêmios literários que o autor recebeu estão: Prêmio União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, 1995, por "Linguaçodada" e Prêmio O Capital, de Sergipe, em 1999, de melhor obra do ano para "Outrarias". Esta produção também teve dois textos premiados: "Entre Linhas" (III Concurso Casa da Palavra, 1997) e "Desda" (Prêmio Edição Literis, 1998). O autor também publicou "Perdas e Gulas Crônicas Elétricas Brasileiras" (MM Editora, 1994) e "Crônicas e Correntes Armadilhas Elétricas Brasileiras" (MM Editora, 1999).

Ludmer participa de uma oficina de escritores em São Paulo, que tem como coordenador o professor doutor da USP Carlos Felipe Moisés.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/20/2008 06:32:00 PM | | | Voltar

·······

30 de agosto de 2008

Literatura: António Cândido recebe galardão da União Brasileira de Escritores

São Paulo, Brasil, 20 Ago (Lusa) - O escritor António Cândido receberá hoje o título de "Intelectual do Ano de 2007", concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE), em São Paulo, anunciaram os organizadores.

Considerado um dos maiores críticos literários brasileiros, António Cândido receberá o troféu Juca Pato, numa cerimónia que reunirá diversos escritores e "imortais" da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Nascido em Julho de 1918, António Candido de Mello e Souza formou-se em Ciências Sociais e Políticas pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, em 1941.

António Cândido, um dos escritores mais influentes da cultura brasileira, é autor de várias obras de análise, interpretação e avaliação crítica da literatura brasileira e da herança europeia.

A sua obra mais recente intitula-se "Um Funcionário da Monarquia - Ensaio Sobre o Segundo Escalão" (2007).

A obra faz uma reflexão sobre a burocracia colonial, ao longo da história do funcionário exemplar Antonio Nicolau Tolentino, que ascendeu por mérito numa sociedade marcada pelo nepotismo.

Criado em 1962, o galardão da UBE, inspirado em Juca Pato, personagem criada pelo brasileiro Benedito Bastos Barreto, o cartunista Belmonte, em 1925, premeia anualmente uma personalidade de destaque no campo das letras.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2008 05:30:00 PM | | | Voltar

·······

29 de agosto de 2008

O máximo e as máximas de Machado de Assis, novo livro do escritor Andrey do Amaral

Neste ano em que se lembra o centenário de morte de Machado de Assis, o escritor Andrey do Amaral lança mais um trabalho. Reunindo o melhor da genialidade do Bruxo do Cosme Velho, este livro é uma excelente oportunidade para conhecer mais de sua obra. O máximo e as máximas de Machado de Assis é uma celebração, não apenas por causa do centenário mas também pela importância dele em nossas letras.

De maneira bem didática, o leitor encontra neste O máximo e as máximas de Machado de Assis as várias vertentes de sua obra. Há alguns poemas conhecidos e outros bem diferentes do traço de sua pena. Inédito em qualquer outro livro, indicamos precisamente onde foi publicado seu primeiro poema: no Periódico dos pobres. A cronologia histórico-literária está bem atualizada e extensa. Reproduzimos trechos de contratos entre Machado de Assis e seus editores, como o francês H. Garnier. Em um dos contratos, por exemplo, encontra-se o registro da mudança do título de um de seus romances para Esaú e Jacó. Há ainda comentários e curiosidades sobre todos os romances e os trechos mais significativos de cada um deles, além de contos, crônicas e filmografia completa.

Este trabalho possibilita que o leitor perceba a extensão da obra de Machado de Assis e como ele é inesgotável. Pode ser utilizado por professores, alunos e leitores, especialistas ou leigos, em sala de aula, no metrô, no ônibus, em casa ou na praia. Para quem nunca leu, ou pouco leu Machado de Assis, aqui está a oportunidade para se compreender a importância de Machado para nossa literatura. Para quem já é fã e leitor voraz, este trabalho é um roteiro para ratificar a essência do conjunto de sua obra. Neste livro, Andrey do Amaral convence o leitor de que Machado de Assis não se restringe a leituras obrigatórias, e sim a momentos prazerosos de leitura e reflexão. Mostra-nos um Machado igual a nós, que subiu degrau por degrau e atingiu o ápice em sua carreira literária, começando com textos mais simples, chegando a obras geniais.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2008 09:27:00 PM | | | Voltar


MINISTRO FUX NA ACADEMIA

O jovem carioca e Ministro do STJ, Luiz Fux, tomará posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas, entidade maior do mundo jurídico de nosso país.  O evento será no dia 1º de setembro, às 17 horas, no auditório do Instituto dos Advogados Brasileiros no Rio de Janeiro. Fux tem vasta obra literária dedicada ao direito e adotada como livro base nas universidades brasileiras.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2008 09:14:00 PM | | | Voltar

·······

27 de agosto de 2008

Luís Augusto Fischer: na Livraria da Vila

Autógrafo imperdível, livro precioso
LIVRARIA DA VILA (Lorena - Jardins SP)

Para quem aprecia Machado de Assis, para quem admira Jorge Luis Borges, para quem gosta da lucidez, da criatividade e do excelente texto de Luís Augusto Fischer, este é o livro que não se pode deixar de ter e de ler.

Com uma conversa do autor com o crítico literário e jornalista Marcelo Coelho, na noite do lançamento.

MACHADO E BORGES, de Luís Augusto Fischer

Dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19 horas,
na Livraria da Vila - Jardins (Alameda Lorena, 1731 - São Paulo SP)
Arquipélago Editorial

Via: Alfredo Aquino

Machado e Borges - sempre os dois autores foram comparados, levando em conta tantos contextos, geográficos e históricos, sem excluir o biográfico. Ambos foram sobretudo céticos, na vida e na narrativa, visceralmente opostos a um realismo ingênuo. Neles, o leitor sente sempre a presença da voz narrativa - no caso de Machado, tanto nos contos como nos romances, e tanto em Quincas Borba quanto em Dom Casmurro. Os dois ensaios seguintes expandem estes argumentos. O primeiro junta uma inesperada terceira figura aos dois sul-americanos - a de Edgar Allen Poe. Será que este triângulo nos explica o porquê da diferença de Machado, a estranha dificuldade de exportá-lo, de aclimatá-lo em terras européias que ele nunca visitou? O segundo, 'A invenção de distâncias', em harmonia com tendências recentes da crítica machadiana, focaliza os contos, dando-lhes uma importância dentro da obra.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/27/2008 11:12:00 PM | | | Voltar

·······

25 de agosto de 2008

O Valor da Sabedoria

“Uma vez aliviado, respirei à larga, e deitei-me a fio comprido, enquanto os pés, e todo eu atrás deles, entrávamos numa relativa bem-aventurança. Então considerei que as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar. Mortifica os pés, desgraçado, desmortifica-os depois, e aí tens a felicidade barata, ao sabor dos sapateiros e de Epicuro. Enquanto esta idéia me trabalhava no faoso trapézio, lançava eu os olhos para a Tijuca, e via a aleijadinha perder-se no horizonte do pretérito, e sentia que o meu coração não tardaria também a descalçar as suas botas. E descalçou-as o lascivo. Quatro ou cinco dias depois, saboreava esse rápido, inefável e incoercível momento de gozo, que sucede a uma dor pungente, a uma preocupação, a um incômodo… Daqui inferi eu que a vida é o mais engenhoso dos fenômenos, porque só aguça a fome, com o fim de deparar a ocasião de comer, e não inventou os calos, senão porque eles aperfeiçoam a felicidade terrestre. Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas.” [Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas]

Via: V i a M o d e r n a

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 02:52:00 PM | | | Voltar

·······

22 de agosto de 2008

Com 23 votos, Luiz Paulo Horta é novo imortal da ABL

Folha de São Paulo - 22/08/2008
O jornalista e crítico musical Luiz Paulo Horta, 65, foi eleito nesta quinta-feira para a cadeira de número 23 da ABL (Academia Brasileira de Letras). O novo imortal recebeu 23 votos, de um total de 39, derrotando 18 candidatos que concorriam à vaga aberta desde a morte de Zélia Gattai, em maio. A escolha ocorreu apenas no terceiro escrutínio, já sem a presença dos concorrentes que tinham obtido menos de dez votos nas rodadas anteriores. Horta, que vinha liderando a contagem desde a primeira votação, conquistou então a maioria necessária. Recebeu o apoio de 23 acadêmicos, contra 11 de Ziraldo. Houve três votos nulos, um branco e uma abstenção. Isso é algo que só acontece uma vez na vida. Estou muito feliz com a oportunidade extraordinária de participar da vida de uma instituição como a Academia, comemorou o crítico. Por ser o ano do centenário da morte de Machado de Assis, e por essa cadeira ter pertencido a ele, me sinto também esmagado pela responsabilidade, disse.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2008 08:16:00 PM | | | Voltar

·······

19 de agosto de 2008

Gustavo Siqueira assume presidência da Academia de Letras Blumenauense

Com o licenciamento de Nelson Valente, o jovem escritor Gustavo Siqueira assume na próxima quarta-feira (20/08), às 19h, a presidência da Academia de Letras Blumenauense (ALB). A posse será na reunião ordinária da entidade, na Casa do Artista, atual sede.

O novo presidente assume com uma série de temas em agenda, como a oficialização da posse do governador Luis Henrique da Silveira, que deve ocorrer no Palácio do Governo, em Florianópolis. Outros temas importantes a serem tratados no comando da instituição são a instalação da Academia em sua nova sede, a participação dos acadêmicos na Bienal Internacional do Livro e a parceira da entidade junto a Furb para a realização de um evento literário.

Gustavo é o mais jovem escritor no país a assumir a presidência de uma academia literária. Da mesma forma, é o único colunista social que se tem conhecimento a ocupar tal vaga. Enquanto presidente da ALB, Gustavo Siqueira pretende sugerir algumas ações para seus colegas imortais, entre elas a publicação de obra historiográfica sobre os patronos da ALB para a distribuição nas escolas de Blumenau, café dos imortais com os candidatos a prefeito de Blumenau para discutir seus projetos na área da literatura e um concurso de e-books de autores blumenauenses.

Academia de Letras Blumenauense (ALB) foi fundada em 1° de novembro de 1999 com a finalidade de cultivar as relações entre os escritores em sentido amplo, estimulando o intercâmbio de informações nas Letras e nas Artes Literárias.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2008 09:02:00 AM | | | Voltar

·······

28 de julho de 2008

João Ubaldo ganha Prêmio Camões

O Estado de São Paulo - 27/07/2008 - por A.Saraiva

O escritor João Ubaldo Ribeiro conquistou neste sábado, dia 26, o Prêmio Camões 2008, o mais importante concedido a autores da língua portuguesa. João Ubaldo, de 67 anos, é colunista do Estado e o oitavo brasileiro a receber este prêmio, criado pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988, para os autores que, pelo conjunto de sua obra, tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. O escritor recebeu a notícia de sua vitória no Prêmio Camões, anunciada em Lisboa, por um interlocutor não usual: a secretária eletrônica. "Eu estava passando por perto dela, e ouvi a voz do meu amigo, (o escritor) Eduardo Portela, acadêmico (da Academia Brasileira de Letras) e baiano, e era um recado dizendo que eu tinha ganho o prêmio", disse. Sobre o prêmio em dinheiro, de 100 mil, o escritor comentou que a ajuda vai ser boa para complementar sua "aposentadoria de R$1.200". "Mas que ninguém pense que eu fiquei milionário", disse, entre risos.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 02:30:00 PM | | | Voltar

·······

23 de junho de 2008

Machado na frente de Guimarães Rosa

Folha de S. Paulo - 23/06/2008
Uma enquete realizada pela Folha de SP, com importantes nomes da literatura aponta que Machado de Assis supera Guimarães Rosa, na opinião destes profissionais. Ao todo, participaram 30 personalidades, entre críticos e escritores brasileiros. Em 2008, se comemoram o centenário de morte de Machado de Assis e o centenário de Nascimento de Guimarães Rosa. Entre os avaliadores, participaram críticos como Antonio Candido e Kathrin Rosenfield, escritores como Manoel Carlos e Milton Hatoum, além do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. O autor de Dom Casmurro derrotou o mineiro Guimarães Rosa por 11 votos a 2. Os leitores também podem votar pela Internet. Eles poderão escolher entre os dois autores e entre as duas obras mais citadas, Dom Casmurro e Grande Sertão: Veredas, nos seguintes endereços eletrônicos: http://polls.folha.com.br/poll/0817101 e http://polls.folha.com.br/poll/0817102. O resultado da enquete on-line será divulgado na edição do próximo domingo do caderno. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2008 02:31:00 PM | | | Voltar

·······

20 de junho de 2008

Ano Nacional Machado de Assis

MinC - 20/06/2008
Para marcar o centenário da morte de Machado de Assis, foi sancionada Lei que institui 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis. O escritor também foi escolhido como o tema central de celebração na 14ª edição da Ordem do Mérito Cultural, solenidade realizada, tradicionalmente, em novembro por ocasião do Dia Nacional da Cultura. O Ministério da Cultura está disponibilizando uma logomarca para ser usada nos eventos e projetos a serem promovidos no âmbito da comemoração. A obra de Joaquim Maria de Machado de Assis (1839-1908) influenciou gerações e mais gerações de escritores que conviveram com ele e que o sucederam. Ao longo do tempo, suas criações e seus personagens saltaram das páginas dos livros para outras formas de manifestação artística, como o teatro, o cinema e a televisão. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2008 07:34:00 PM | | | Voltar

·······

20 de maio de 2008

A fila é grande

O Globo - 20/05/2008 - por Ancelmo Gois
É grande a lista que surgiu para a vaga de Zélia Gattai. É o que em economia se chama de demanda reprimida. Segundo Ancelmo Gois, em ordem alfabética: Affonso Romano, Fábio Lucas, Geraldo Cavalcanti, Isabel Lustosa, Luiz Paulo Horta, Octavio Alvarenga, Rosiska Darcy e Ziraldo. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/20/2008 08:08:00 PM | | | Voltar

·······

18 de maio de 2008

Reconhecimento

O escritor Gustavo Dourado comemora aniversário neste domingo, 18 de maio, muito feliz, especialmente pelo reconhecimento de seu trabalho como poeta por várias instituições, como a Unesco e a Academia Brasileira de Letras (ABL) que destacou seu cordel para Machado de Assis como "uma bela obra literária". Machado de Assis foi o fundador e primeiro presidente da ABL. O cordel foi recitado no 24º Sarau da Câmara dos Deputados, intitulado "Cem anos sem Machado". O cordel de Gustavo Dourado é objeto de estudo em várias universidades no Brasil e exterior. (Maria Félix Fontele)

Leia na íntegra o "Cordel para Machado de Assis"

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2008 01:58:00 PM | | | Voltar

·······

12 de maio de 2008

ABL abre inscrições para Prêmio Afrânio Coutinho 2008

A Academia Brasileira de Letras e a PETROBRAS se inspiraram no centenário de morte de um dos maiores expoentes da literatura brasileira para realizar a segunda edição do Prêmio Afrânio Coutinho. Este ano, o tema é Machado de Assis: o crítico literário.

De 29 de abril a 29 de setembro, universitários, jornalistas, professores da área de ciências humanas, pesquisadores e usuários que tenham registro na Biblioteca Rodolfo Garcia poderão se inscrever no portal da ABL ou na própria BRG.

Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil (dez mil Reais), R$ 6 mil (seis mil Reais) e R$ 3 mil (três mil Reais). A entrega será no dia 30 de outubro de 2008, em Sessão Solene no Petit Trianon.

Saiba mais:

Leia o edital aqui
Inscrições on-line

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:19:00 PM | | | Voltar

·······

27 de abril de 2008

Moacyr Scliar, hoje, na TV Câmara

O escritor gaúcho Moacyr Scliar é o convidado do programa “Personalidade” que irá ao ar hoje (dia 27 de abril), às 20h, na TV Câmara. Também poderá ser acompanhado clicando aqui.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/27/2008 08:53:00 AM | | | Voltar

·······

24 de abril de 2008

Ciclo de Palestras 'Vida Vício Virtude'

A Academia Brasileira de Letras abrigou uma discussão filosófica sobre valores que influenciam a subjetividade humana através do Ciclo de Palestras "Vida Vício Virtude". Sob a curadoria de Adauto Novaes, dez filósofos debateram cinco vícios e cinco virtudes no palco do Teatro R. Magalhães Jr..

14/4/2008: Franklin Leopoldo e Silva - "O Vazio do Pensamento"
15/4/2008: Marcelo Perine - "A Sabedoria"
16/4/2008: Francis Wolff - "A Justiça"

Assista na íntegra aos vídeos na integra na página da ABL.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/24/2008 12:08:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Hoje, na coluna do SINOMAR

NO SUL

Henrique Chagas, advogado de Presidente Prudente mantenedor do site cultural Verdes Trigos, considerado um dos melhores do País, tomou posse ontem, como membro correspondente da Academia de Letras Blumenauense, em Blumenau, Santa Catarina. Na mesma reunião, foi empossado também o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. (SINOMAR CALMONA)

LINKS RELACIONADOS
Academia de Letras Blumenauense em festa: posse dos novos membros

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:16:00 PM | | | Voltar


ÁLVARO ALVES DE FARIA recebe prêmio na Quinta-feira, 17, na APL

O poeta Álvaro Alves de Faria receberá nesta quinta-feira (17), às 17 horas, o Prêmio conferido pela Academia Paulista de Letras ao seu livro “Babel – 50 poemas inspirados na escultura Torre de Babel, de Valdir Rocha”, publicado pela Escrituras Editora em 2007.

O Prêmio será entregue pelo presidente da APL, José Renato Nalini. Na oportunidade será lido o parecer da comissão julgadora, formada pelos acadêmicos Fábio Lucas, Gabriel Chalita e Ada Pellegrini Grinover.

O poeta diz ser, em termos de poesia, um estrangeiro em seu próprio país. Afirma que hoje se considera um poeta português, ou um ex-poeta brasileiro, que acha mais apropriado.

Tanto que, fora “Babel”, seus seis últimos livros de poesia foram publicados em Portugal, obras que serão reunidas em “Alma Gentil: Raízes”, a ser publicado pela Escrituras ainda este ano.

Outro livro de Álvaro Alves de Faria a sair pela editora, também em 2008, é “Pastores de Virgílio”, entrevistas literárias com mais de 30 escritores e poetas brasileiros.

Jornalista profissional, sempre se dedicou à área cultural em vários veículos de comunicação, incluindo jornais, revistas, rádio e TV. Por esse trabalho em favor do livro recebeu, por duas vezes, o Prêmio Jabuti de Imprensa, da Câmara Brasileira do Livro, em 1976 e 1983, e ainda dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA - em 1988 e 1989.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 03:47:00 PM | | | Voltar

·······

14 de abril de 2008

Academia de Letras Blumenauense em festa: posse dos novos membros

O governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, toma posse HOJE na Academia de Letras Blumenauense. Irá ocupar a cadeira em homenagem ao jornalista Crispim Mira.
Na mesma solenidade, marcada para às 19h30 no Auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural de Blumenau, assumirão suas funções como acadêmicos também: Alfredo Scottini, Djalma Patrício, Dorothy de Brito Steil, Paulo Roberto Bornhofen, Rodrigo Rogério Ramos e Suzana Sedrez.
Ainda haverá a posse dos seguintes membros correspondentes: Rosani Abou Adal, Cláudio Salvador Lembo, Geraldo Alckmin, Heródoto Barbeiro, José Paulo de Andrade, Salomão Esper, José Nello Marques, Arnaldo Niskier, Henrique Chagas e José Renato Nalini. O paulista Nelson Valente é o presidente da ALB.

CONVITE.

Academia de Letras Blumenauense (ALB) foi fundada em 01 de novembro de 1999 com a finalidade de cultivar as relações entre os escritores em sentido amplo, estimulando o intercâmbio de informações nas Letras e nas Artes Literárias. ler mais

"As academias são constituídas geralmente de 40 vagas (cadeiras) cujos ocupantes ad perpetuem são eleitos. Na posse solene, o novo ocupante discursa aos acadêmicos e em memória do antecessor, razão da imortalidade dos acadêmicos das letras. Sua memória estará ad eternum lembrada na Academia." ler mais

[NOTA] Muito me honra estar entre personalidades como Rosani Abou Adal, Cláudio Salvador Lembo, Geraldo Alckmin, Heródoto Barbeiro, José Paulo de Andrade, Salomão Esper, José Nello Marques, Arnaldo Niskier e José Renato Nalini como membro correspondente da ALB. Uma honraria concedida em razão do trabalho que desenvolvo em prol da literatura brasileira através do VerdesTrigos, nem tanto por minha produção literária, mais pelo conjunto da obra. É uma honra estar junto aos acadêmicos que, hoje, tomam posse. Parabéns e felicitações a todos. Infelizmente a distância não me permite estar presente à solenidade, mas farei uma prece em prol das atividades culturais que são desenvolvidas na bela Blumenau. Levanto a minha taça pela saúde de todos. Parabéns ao Nelson Valente, o valente e combativo presidente, pelo brilhante trabalho em prol da literatura brasileira. [Henrique Chagas]

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 12:18:00 PM | | | Voltar

·······

6 de abril de 2008

Governador de Santa Catarina toma posse na Academia de Letras Blumenauense

O governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, toma posse dia 14 na Academia de Letras Blumenauense. Irá ocupar a cadeira em homenagem ao jornalista Crispim Mira.
Na mesma solenidade, marcada para às 19h30 no Auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural de Blumenau, assumirão suas funções como acadêmicos também: Alfredo Scottini, Djalma Patrício, Dorothy de Brito Steil, Paulo Roberto Bornhofen, Rodrigo Rogério Ramos e Suzana Sedrez.
Ainda haverá a posse dos seguintes membros correspondentes:Rosani Abou Adal, Cláudio Salvador Lembo, Geraldo Alckmin, Heródoto Barbeiro, José Paulo de Andrade, Salomão Esper, José Nello Marques, Arnaldo Niskier, Henrique Chagas e José Renato Nalini. O paulista Nelson Valente é o presidente da ALB.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/06/2008 06:34:00 PM | | | Voltar

·······

8 de março de 2008

PAUL BOWLES: autobiografia e contos de um viajante sem volta, por Chico Lopes

Paul Bowles como escritor e personagem começou a me despertar interesse - como acho que em quase todo mundo que o leu - pelo filme "O céu que nos protege", de Bernardo Bertolucci. O filme mexeu com gente menos convencional, precisamente por tratar de dois viajantes nada convencionais, Paul e sua mulher, Jane Auer. Bem óbvio que eles eram a fonte direta de inspiração do casal vivido no filme por John Malcovich e Debra Winger.
Nos anos 90, com esse sucesso cinematográfico obtido em nichos mais intelectualizados, houve um interesse editorial pela obra de Bowles no Brasil e, na ocasião, comprei dois livros seus editados pela Rocco, "Chá nas montanhas" e "Um amigo do mundo", que ainda, com sorte, podem ser encontrados em sebos e promoções.
Uma escritora amiga, Yara Camillo, falou-me de Bowles no final do ano passado e se referiu a uma autobiografia do escritor que eu não conhecia: "Tantos caminhos", lançada no Brasil pela Martins Fontes (edição de 1994).
Yara acabou me emprestando "Tantos caminhos" e mergulhei na leitura. Achei o livro muito interessante, decisivo para se entender a personalidade do escritor a partir de sua vida, e é uma pena que seja item de sebo, porque muita gente poderia se aproveitar da leitura. Poderia ser reeditado, mesmo com a onda Bowles tendo passado. Aliás, uma das vantagens da "poeira assentada" na questão das modas literárias é que se pode conhecer melhor um autor e sua obra tempos depois que o incensamento automático e duvidoso já sumiu de vista e os consumidores de cultura, tão fúteis, novidadeiros e desmemoriados quanto quaisquer outros, nem têm mais nada a dizer a respeito de dada figura e de seus livros. Com paixões e foguetórios apagados, faz-se um juízo mais sóbrio do que houve (tem-se a impressão de que essas ondas são ainda mais levianas entre nós, porque pouca gente lê de fato o que diz estar lendo; quase tudo é citação vaga para impressionar patotinhas presunçosas). ==>>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 05:11:00 PM | | | Voltar

·······

7 de fevereiro de 2008

Portal lançará 42 obras no centenário da morte de Machado de Assis

MEC - 01/02/2008
No ano do centenário de sua morte, Machado de Assis será homenageado com a publicação de uma edição especial de suas obras em formato digital. Preparada pela equipe do Portal Domínio Público, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina, a edição contará com 42 títulos da obra machadiana e poderá ser baixada gratuitamente pela Internet. O lançamento está previsto para o dia 29/11, data do centenário de falecimento do escritor. Considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, o autor carioca deixou um legado de importância cultural incontestável. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/07/2008 07:08:00 PM | | | Voltar

·······

30 de janeiro de 2008

Machado de Assis online

Em 2008, o Brasil lembra os cem anos da morte de Machado de Assis. Como parte da homenagem ao escritor, a Fundação Casa de Rui Barbosa promoverá um ciclo de palestras e lança site, concebido e construído por uma equipe de pesquisadora, técnico em informática e bolsistas de iniciação científica da instituição. A pesquisadora Marta de Senna teve a idéia de criar uma obra de referência em que fosse fácil para o leitor de hoje encontrar informação sobre as inúmeras alusões que Machado de Assis faz, em seus romances e contos, a outros autores, à Bíblia, a personagens históricas, à mitologia, a diferentes tradições culturais. No www.machadodeassis.net, o internauta encontra, além do banco de dados propriamente dito, uma biografia resumida do escritor e uma bibliografia básica. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 01:29:00 PM | | | Voltar

·······

5 de janeiro de 2008

'Do jeito que nós vivemos

A internet, os livros, os vizinhos, a figura do malandro, a vaidade, a velha história da relação entre homens e mulheres são alguns dos temas das crônicas presentes em 'Do jeito que nós vivemos', de Moacyr Scliar. O olhar perspicaz do cronista flagra as cenas mais comuns do nosso cotidiano, da nossa vida de todos os dias, e as registra nessas páginas. Este livro traz o grande romancista para muito perto de nós. E, como disse Luís Fernando Verissimo, é muito bom tê-lo em nossa vizinhança.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/05/2008 12:05:00 PM | | | Voltar


Blog da Academia de Letras de Pará de Minas

O  Blog da Academia de Letras de Pará de Minas acabou de nascer: http://alpm.blog.terra.com.br/

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/05/2008 11:27:00 AM | | | Voltar

·······

2 de dezembro de 2007

Entrevista com o escritor Moacyr Scliar

Ademir Pascale: Como foi o início da sua trajetória como escritor?
Moacyr Scliar: Comecei a escrever desde criança; minha mãe, professora, alfabetizou-me e estimulou-me a ler. Meu pai, por outro lado, imigrante como minha mãe, era um grande contador de histórias e foi dele que adquiri o prazer da narrativa que, seguindo o exemplo de Monteiro Lobato e de Érico Veríssimo eu queria colocar no papel. Minhas primeiras histórias eram contos infantis; a entrada na Faculdade de Medicina ampliou o horizonte de minhas experiências e foi na Faculdade que publiquei meu primeiro livro de contos.
Ademir Pascale: Qual a causa da escolha pela Medicina?
Moacyr Scliar: Foi uma motivação diferente daquela que me levou à literatura. Em criança eu tinha muito medo de doença. Eu não tinha medo de ficar doente, não era, e não sou, hipocondríaco; mas quando meus pais adoeciam eu entrava em pânico. Por causa disso comecei a me interessar por doenças e pela medicina o que me levou a esta carreira que foi e é uma fonte permanente de gratificações. + + + +

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/02/2007 05:41:00 PM | | | Voltar

·······

3 de novembro de 2007

Imortal

O Estado de S. Paulo - 01/11/2007 - por Sonia Racy
Está escolhido. O titular da cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, será o novo presidente da Casa. É o segundo da família a chegar ao topo, lembra a coluna Direto da Fonte. Seu sogro, Austregésilo de Athayde, eleito para o posto em 1958, ali ficou por 35 anos - até sua morte, em 1993. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2007 10:06:00 AM | | | Voltar

·······

2 de novembro de 2007

Escritor Nelson Valente assume hoje a presidência da Academia Blumenauense de Letras

Com mais de 54 títulos publicados, o escritor Nelson Valente será "imortalizado" hoje, às 20h, na presidência da Academia Blumenauense de Letras. A cerimônia de posse da nova diretoria será na primeira edição do projeto Café com Imortais, no Bistrô Johannastift, fechado para convidados.

O escritor lança também uma nova bandeira. Tornar Blumenau a Capital Nacional da Literatura é um dos principais projetos levantados pelo novo presidente. Valente quer movimentar o cenário literário local e garantir visibilidade para escritores que não têm espaço para publicar suas obras. Além de criar mais cinco cadeiras na academia blumenauense. Seu objetivo é chegar a 40 imortais e 15 membros correspondentes,tais como: José Paulo de Andrade, Salomão Esper, José Nelo Marques, Cláudio Salvador Lembo, Paulo Bonfim, José Renato Nalini, Daniela Franco, Arnaldo Niskier, Murilo Mello Filho, Reinaldo Polito, Chico Lopes, Solange Borges,Lauro Junkes, Geraldo Alckmin,Heródoto Barbeiro e Milton Jung.

Outra iniciativa que Valente pretende colocar em prática é a promoção da 1ª Feira de Livros Internacional para Blumenau. Além de efetuar o intercâmbio com a Academia Brasileira de Letras, da qual Arnaldo Niskier é um dos integrantes. No dia 26 de novembro, uma de suas primeiras ações como presidente será apoiar a 4ª Mostra Internacional do Cinema Negro que será em São Paulo.

O Café com Imortais é elaborado pela chef Klara Kock. O tenor Denílson Carlos Creuz faz uma apresentação, acompanhado da flautista Elisiane Klabunde e os irmãos violinistas Fabiano e Fábio Faggin. A nova diretoria da receberá uma placa em cristal com frase de Machado de Assis, desenvolvida pelo artista Levi Bini.

Technorati Marcas: , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2007 07:03:00 PM | | | Voltar

·······

24 de outubro de 2007

A cadeira 39 está vazia - Cinco candidatos concorrem à Academia Catarinense de Letras

clip_image001

Jéferson Lima - jeferson.lima@an.com.br - Florianópolis
Quatro homens e uma mulher são candidatos a uma vaga na Academia Catarinense de Letras (ACL), mas só um deles terá direito a freqüentar o chá das cinco, que ocorre na última segunda-feira de cada mês. As inscrições para a cadeira 39, aberta com a morte, em junho, do romancista Almiro Caldeira de Andrada, terminaram no final da tarde de sábado.
A disputa ocorrerá entre os escritores Gilberto Callado de Oliveira, Luiz Carlos Amorim, Neida Wobeto, Oswaldo Antônio Furlan e Olsen Jr. (que escreve no Anexo às sextas). A eleição, em dois turnos, está prevista para novembro. O candidato vitorioso, obrigatoriamente, deve somar um mínimo de 20 votos – os nulos e em branco podem invalidar o processo e uma nova eleição será convocada. E como toda eleição é política, na ACL não é diferente. “Nem sempre o melhor literato entra. Depende da campanha”, opina o professor Lauro Junkes, presidente da entidade. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve ter expressão no meio cultural do Estado e ter publicado pelo menos um livro. Atualmente, a maioria dos acadêmicos da ACL é ligada à literatura, mas há também desembargadores, historiadores, um jornalista e um filósofo. Embora a tendência seja de que as academias sejam integradas somente por escritores de literatura, há também aqueles que se mantêm avessos a ela. É o caso de Salim Miguel, que nunca se candidatou, não pretende se candidatar e diz não ter “temperamento” para freqüentar o grupo. Segundo Junkes, a finalidade de ser acadêmico não é só para ostentar o título. “A academia só existe se houver quem trabalhe por ela, principalmente para difundir a literatura”, considera o presidente. O chá organizado mensalmente é somente uma confraternização, o que vale é o trabalho pela cultura. Durante este mês, todas as quintas, ocorrem sessões culturais, com a literatura como tema central. Nas eleições deste ano, será feito, pela primeira vez, um debate com os candidatos, para que os eleitores possam decidir o voto.

Modelo francês
Assim como a Academia Brasileira de Letras, a entidade catarinense é inspirada no modelo francês, criado em 1635, com 40 vagas. A versão brasileira é de 1897, fundada por Machado de Assis, que a presidiu até sua morte, em 1908. A catarinense é de 1924. A Academia Catarinense de Letras (ACL) começou com uma versão vanguardista, com a participação de mulheres logo nos primeiros anos. Em 1927, duas escritoras ingressavam na academia, Maura de Senna Pereira e Delminda Silveira de Souza. Somente quase 50 anos depois a ABL elegeria a primeira mulher. Em 1974, Rachel de Queiroz, com 40 anos de literatura, entrou para o grupo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2007 06:56:00 PM | | | Voltar

·······

1 de outubro de 2007

Ano Nacional Machado de Assis


2008 é o centenário da morte de Machado de Assis, cujas obras podem ser conferidas integralmente on-line. Lançamentos, seminários e espetáculos teatrais, entre outras atividades culturais e acadêmicas, estão sendo preparados. E, no último dia 19 de setembro, foi também decretado que 2008 será oAno Nacional Machado de Assis, fato que incrementará ainda mais a agenda de eventos que tenham como tema o "Bruxo do Cosme Velho", que é como Carlos Drummond de Andrade chamava o escritor. As ações do Ano Nacional Machado de Assis começam já em 2007, mais precisamente em 23 de outubro, com uma exposição sobre as obras do escritor na 27ª Feira do Livro de Santiago, no Chile.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/01/2007 08:38:00 PM | | | Voltar

·······

25 de setembro de 2007

Ano Nacional Machado de Assis em 2008


MinC - 21/09/2007 - por Patrícia Saldanha
O centenário da morte do escritor brasileiro Machado de Assis, considerado o maior expoente de todos os tempos da literatura nacional, será comemorado durante todo o próximo ano. Na última quarta-feira (19/09), foi publicado no Diário Oficial da União, a Lei nº 11.522, que institui 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. O Ministério da Cultura prepara uma agenda de intensas atividades culturais para marcar a data, iniciando já em 2007, com uma exposição sobre as obras do escritor na 27ª Feira do Livro de Santiago, no Chile, que será realizada entre os dias 23/10 a 03/11, na qual o Brasil foi convidado a participar como país homenageado. >> Leia mais


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2007 09:41:00 PM | | | Voltar

·······

4 de setembro de 2007

Ana Maria Machado debate literatura infanto-juvenil


ABL - 4/9/2007
Amanhã (05/09), às 18h, a acadêmica Ana Maria Machado irá proferir a palestra "A importância da literatura infanto-juvenil na formação do leitor". O evento será no Teatro da Faculdade CCAA (Avenida Marechal Rondon, 1460, Riachuelo - Rio) com entrada franca. Premiada com o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (2001) e o Hans Christian Andersen, internacional, pelo conjunto de sua obra infantil (2000), a escritora ocupa a Cadeira n. 1 do Quadro dos Membros Efetivos da ABL desde 2003. Outras informações através do site. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 02:52:00 PM | | | Voltar

·······

16 de julho de 2007

ABL comemora 110 anos


O Globo - 14/7/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
"O vosso desejo", afirmou Machado de Assis no discurso de posse na presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL), "é consertar, no meio da federação política, a unidade literária. Tal obra exige, não só a compreensão pública, mas ainda e principalmente a vossa constância". O discurso, brevíssimo, com poucas e incisivas linhas, foi proferido em 20 de julho de 1897, dia em que se fundou a ABL, e a cada ano vem sendo repetido pelo presidente da casa na mesma data. De acordo com a coluna No Prelo, na próxima sexta-feira (20/7), nos 110 anos da instituição, o presidente Marcos Vinicius Vilaça o lerá na sessão solene que terá como orador o acadêmico José Sarney e promete contar com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 07:56:00 PM | | | Voltar

·······

13 de julho de 2007

ABL divulga vencedores do Prêmio Afrânio Coutinho


ABL - 13/7/2007
O advogado e escritor mineiro Márcio da Rocha Galdino e a professora paranaense Bernadete Michelato são os vencedores do Prêmio Afrânio Coutinho 2007 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Primeiro colocado no concurso, Galdino irá receber R$ 8 mil e Bernadete, R$ 5 mil. Dia 19 de julho, às 16h30, ocorrerá a entrega dos prêmios na sede da ABL com a presença do presidente da instituição, Marcos Vinicios Vilaça. Nesta edição, o prêmio teve como tema "Diálogos com a Coleção Franklin de Oliveira". Essa coleção, oferecida pela família de Franklin de Oliveira à Biblioteca Rodolfo Garcia (BRG), é formada por obras que pertenceram ao acervo pessoal do jornalista e crítico literário, falecido em 2000. Com patrocínio da Petrobras, o concurso foi lançado em 2005 em comemoração ao 1º aniversário de fundação da BRG. >> Leia mais


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/13/2007 10:45:00 PM | | | Voltar

·······

11 de julho de 2007

Ariano Suassuna receberá homenagem da ABL


ABL - 11/7/2007
Nesta quinta-feira (12/7), a Academia Brasileira de Letras (ABL) prestará homenagem ao acadêmico Ariano Suassuna pelos seus 80 anos. A mesa-redonda sobre o escritor, que começa às 17h30 no Salão Nobre do Petit Trianon (Av. Presidente Wilson 203, Castelo - Rio de Janeiro/RJ) com entrada franca, será conduzida pelo presidente da instituição, Marcos Vinicios Vilaça. Ele estará acompanhado do também acadêmico Moacyr Scliar e dos intelectuais José Almino de Alencar, Augusto Nunes e Carlos Newton Jr. Os debatedores vão analisar a importância das obras de Suassuna dentro do universo literário brasileiro. No mesmo dia, a ABL também vai inaugurar a exposição Ariano Suassuna - Uma Fotobiografia, que poderá ser vista na Galeria Manuel Bandeira até o dia 6 de setembro. O evento de amanhã poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal da Academia na internet. >> Leia mais


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2007 09:47:00 PM | | | Voltar

·······

4 de junho de 2007

Um auto de esperança


O Globo - 3/6/2007 - por André Miranda
Em pouco mais de uma hora de entrevista, Fernanda Montenegro conseguiu arrancar lágrimas de Ariano Suassuna. Mas não foi só. Arrancou também palavras sobre o Brasil, sobre a cultura, sobre as mudanças da idade e, principalmente, palavras sobre esperança. A pedido do Globo, a atriz entrevistou o escritor no Teatro Municipal do Rio. Motivo, local e data não poderiam ser mais apropriados. Entre os dias 10 e 17 de junho, a cidade vai receber o evento "Ariano Suassuna - 80 anos", com exposições, mesas-redondas, mostra de filmes, lançamento de livro, espetáculos e uma vasta programação sobre o dramaturgo (as atividades estão listadas em http://www.arianosuassuna.com.br).


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 10:39:00 PM | | | Voltar

·······

10 de maio de 2007

APL debate o universal na literatura


O Estado de S. Paulo - 10/5/2007
A Academia Paulista de Letras debate hoje (10/05), às 17h30, em sessão presidida por Renato Nalini, o tema O Universal na Literatura. As discussões analisam em especial a obra de Homero, Shakespeare e Guimarães Rosa. Os debatedores são os acadêmicos Erwin Theodor, Hernani Donato e António Penteado Mendonça. A entrada é franqueada aos interessados. A Academia Paulista de Letras tem sede no Largo do Arouche, 312, na região central da cidade. Mais informações podem ser encontradas no site. Ou pelos telefones: 11-3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/10/2007 10:48:00 PM | | | Voltar

·······

9 de maio de 2007

Papa acadêmico


O Estado de S. Paulo - 9/5/2007 - por César Giobbi
O presidente da Academia Paulista de Letras, Renato Nalini, o ex-presidente Ives Gandra Martins e o geneticista Crodowaldo Pavan entregarão ao Papa Bento XVI o título de Acadêmico Honoris Causa da APL, no Mosteiro de São Bento. O Papa já integra, como cardeal Ratzinger, a Pontifícia Academia do Vaticano. Dessa instituição fazem parte 80 intelectuais, dos quais 41 prêmios Nobel. O único brasileiro é Crodowaldo Pavan, membro da APL e ex-presidente da SBPC. Quando o Papa soube que viria ao Brasil, manifestou a intenção de visitar ou conhecer acadêmicos. É a primeira vez que a APL atribui tal título a um papa, lembra César Giobbi.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/09/2007 08:09:00 PM | | | Voltar

·······

2 de maio de 2007

Em bom português


O Globo - 29/4/2007
O acadêmico Evanildo Bechara precisou recorrer aos livros de sua biblioteca para esclarecer a questão: por que o parágrafo é sinalizado com o símbolo "§"? Acostumado a ter na ponta da língua explicações para as mais intricadas normas do idioma nacional, o titular da cadeira de número 33 da Academia Brasileira de Letras, respeitado autor de gramáticas, não deixou a pergunta sem resposta. Desde que foi criado o ABL Responde - um link especial no portal da academia na internet, para que as pessoas enviem dúvidas relacionadas à língua portuguesa - Bechara e outros catedráticos têm respondido pessoalmente às consultas. Passados 20 dias, o site registra mais de 1.500 consultas.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/02/2007 10:58:00 PM | | | Voltar

·······